Artigo

Recursos de Administração Geral para ATA/MF (questões 26, 30, 32, 36, 38)

Oi pessoal!

Prova esquisita esta de ATA/MF, não foi? A ESAF se tornou mais interpretativa do que o Cespe, mas errou na mão e abriu muitas possibilidades de recursos.

Segue a relação de recursos que consegui vislumbrar para a prova de ATA/MF.

Lembro que vocês devem usar esta fundamentação, mas o ideal é que mudem o texto utilizado para que a ESAF não simplesmente desconsidere todos os recursos!

Abraço e boa sorte!

Prof. Carlos Xavier
www.facebook.com/professorcarlosxavier

QUESTÃO 26
A questão pede que seja encontrada a afirmativa errada e aponta como resposta a afirmativa de que “o princípio de Pareto afirma de maneira genérica que 80% dos esforços estão relacionados com 20% dos resultados que obtemos”.
Sabe-se que o princípio de Pareto busca mostrar, como foco, que com 20% dos esforços possíveis (ou causas a serem tratadas) é possível gerar impacto de 80% sobre os resultados. Como consequência disso, de forma geral, é possível afirmar que 80% dos esforços estarão relacionados com os 20% dos resultados restantes com 100% de certeza. Assim, não se pode considerar esta alternativa como errada.
Não havendo nenhuma alternativa errada na questão, deve-se pedir que a mesma seja anulada com a respectiva atribuição de pontuação para todos os candidatos.

QUESTÃO 30
A questão pede que se analise a correção de três itens.
Não há dúvidas quanto à correção do item I ou quanto ao erro do item III.
Pede-se avaliar a correção do Item II, pois Cury (2012, p.256) afirma que o modelo de departamentalização matricial é considerado contemporâneo, enquanto o modelo divisional é considerado moderno (Cury, 2012, p.240), ao contrário do modelo funcional que é considerado tradicional.
Além dos erros já apontados, ocorre ainda que na departamentalização matricial as relações de subordinação nem sempre seguem a hierarquia, pois podem vir também de gerentes de projetos (e de processos – a depender da matriz) localizados no mesmo nível hierárquico.
Deste modo, identifica-se a correção apenas do Item I.
Como não há alternativa que retrate esta situação, solicitem a anulação da questão com atribuição dos pontos para todos os candidatos!

QUESTÃO 32
A questão pede que se analise a correção de diferente itens apresentados.
Questiona-se o gabarito no que diz respeito à correção da afirmativa: “os novos integrantes das organizações devem entender a cultura e aprender a se comportar de acordo com os elementos culturais, para serem aceitos e sobreviver”, que foi considerada preliminarmente correta pela ESAF, mas não possui resposta única.
Isto porque em alguns contextos a organização busca contratar profissionais diferentes, com sistemas de valores que representem uma nova perspectiva, com o objetivo de oxigenar a organização, gerar criatividade e promover a mudança organizacional. Neste contexto, a afirmativa seria errada, pois a aceitação da organização sobre esses membros estaria vinculada ao efeito “diversidade”, “novidade”, ou “mudança”.
Em outro contexto, as empresas contratam pessoas de fora, mas esperam que elas adquiram a cultura da organização para que possam trabalhar com tranquilidade. Neste contexto, a afirmativa estaria correta.
Como faltam informações para dizer se a referida alternativa está certa ou errada, é possível solicitar a anulação da questão com atribuição da pontuação a todos os candidatos.

QUESTÃO 36
Não existe um único modelo para os elementos de um processo de comunicação. Robbins (2010, p.327) fala em 8 elementos: o emissor, codificação, mensagem, canal, decodificação, receptor, ruído, e feedback. Chiavenato (2007, p.316-317), menciona a existência de dois modelos com os seguintes elementos: 1) fonte, transmissor, canal, receptor, destino e ruído (usado como base para elaboração da questão); 2) emissor, significado, codificação, canal, mensagem, receptor, decodificação, compreensão, retroinformação.
Ora, se o mesmo autor utilizado como base pela banca já reconhece a existência de outros modelos, a banca não poderia cobrar um modelo específico como se representasse a literatura de forma consolidada. Assim não poderia cobrar um modelo específico, não consolidado e com grande variabilidade na literatura, pelo qual deve-se solicitar anulação da questão.

QUESTÃO 38
A questão pede que se relacione diferentes afirmativas com os controles no nível estratégico, tático e operacional.
Uma das afirmações diz “focaliza a articulação interna”, o que foi associado incorretamente pelo gabarito preliminar da banca ao “controle tático” – quando deveria ser associada ao “controle estratégico”.
Controle tático é aquele que aborda cada departamento, voltado para o médio prazo e para funções específicas da organização. Como é desta forma, é impossível que ele tenha a visão do todo organizacional necessária à articulação interna da organização. Assim, esta mudança de posição deveria ser feita.
Evidenciada a necessidade de mudança, não há gabarito que reporte a situação real para as associações existentes (1-1-3-1-1-2), motivo pelo qual é possível solicitar a anulação da questão.

Abraço e boa sorte!

Prof. Carlos Xavier
www.facebook.com/professorcarlosxavier

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.