Com a publicação dos gabaritos preliminares do concurso Banco do Brasil, a Fundação Cesgranrio abriu o prazo para solicitação de recursos contra os resultados. Portanto, confira neste artigo algumas possibilidades e realize a interposição até hoje, 28 de setembro.
Acompanhe pelos tópicos:
Questão 65
As empresas, cada vez mais, procuram gerir seus negócios e suas atividades de forma que sua posição seja neutra ou positiva no atendimento ao Tripé da Sustentabilidade. Como a empresa YYZ não pensa de modo diferente, contratou consultores para levantarem os impactos gerados pelas atividades por ela desenvolvidas em sua prestação de serviços.
Os consultores constataram os seguintes pontos: a política de capacitação da empresa ampliou a formação de 45% dos funcionários, a instalação de painéis fotovoltaicos fez com que toda a energia consumida pela empresa, naquele ano, fosse gerada a partir de fonte renovável, a taxa de reciclagem de resíduos cresceu 50% e, além disso, a empresa obteve lucro acima da média histórica e distribuiu bônus aos funcionários e fornecedores alinhados à preservação ambiental.
Com base nesses dados, o diagnóstico dos consultores foi de que a empresa exerce impacto líquido positivo sobre o Tripé da Sustentabilidade.
Dessa forma, em relação ao Tripé da Sustentabilidade, a YYZ é classificada como um negócio
Gabarito
Comentários:
Gabarito Preliminar da Banca: Letra B.
Gabarito Proposto: Letra C.
De acordo com Chiavenato e Claro et. al, a sustentabilidade é uma atitude organizacional, e envolve 03 dimensões (conhecidas como tripple bottom line ou Tripé da Sustentabilidade): (CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. / 9ª edição. Barueri, Manole: 2014. p.620 e CLARO, Priscila Borin de Oliveira, CLARO, Danny Pimentel, AMÂNCIO, Robson. Entendendo o conceito de sustentabilidade nas organizações. / v.43, n.4. São Paulo, Revista de Administração: 2008. p.290)
Sustentabilidade econômica: Busca de eficiência para gerar resultados positivos para proprietários, acionistas, dirigentes, funcionários, clientes, fornecedores e para a sociedade. Ou seja, trata-se de uma dimensão da sustentabilidade que se preocupa em gerar resultados positivos para os stakeholders, shareholders e para a sociedade.
Sustentabilidade social: Através de:
A dimensão social está relacionada às qualidades dos seres humanos, como suas habilidades, dedicação e experiências, abrangendo tanto o ambiente interno da organização quanto o ambiente externo.
Sustentabilidade ambiental (ou ecológica): Através da:
A dimensão ambiental estimula as empresas a considerarem o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente, na forma de utilização dos recursos naturais, e contribui para a integração da administração ambiental na rotina de trabalho.
Conforme se nota, o tripé da sustentabilidade é composto por três dimensões: Econômica, Social e Ambiental.
O enunciado da questão nos destaca os seguintes pontos relativos à empresa YYZ:
Diante de todo o exposto, pode-se afirmar que a empresa YYZ é um negócio SUSTENTÁVEL, tendo em vista que deu atendimento a todas as dimensões que compõem o Tripé da Sustentabilidade.
Portanto, o gabarito da questão deve ser alterado da letra B (reparador) para a letra C (Sustantável).
Questão 62
O crescimento dos canais eletrônicos está criando uma mudança fundamental na natureza do marketing, conforme notado no setor dos bancos. Muitas organizações estão substituindo um local físico onde fornecedores e clientes se encontram para fazer negócios, por um local virtual identificado como
Comentários:
Gabarito Preliminar da Banca: Letra B.
Gabarito Proposto: ANULAÇÃO da questão.
É forçoso reconhecermos que, de acordo com Kotler e Keller, “O mercado físico (marketplace) é concreto, como a loja em que você faz compras; o mercado virtual (marketspace) é digital, como quando você compra em um site na Internet.” (KOTLER, Philip, KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. (tradução Sônia Midori Yamamoto; revisão técnica Edson Crescitelli. 14ª edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil: 2012. P.7)
Portanto, de acordo com os autores:
MarketPLACE= mercado físico
MarketSPACE = mercado virtual/digital
Nesse sentido, de acordo com o dicionário Michaelis (tradução inglês-português): (https://michaelis.uol.com.br/moderno-ingles/busca/ingles-portugues-moderno/place/)
SPACE = lugar, espaço
De igual sorte, encontramos a mesma tradução no dicionário Linguee (tradução inglês-português): (tradução inglês-português): (https://www.linguee.com.br/portugues-ingles/search?source=auto&query=space)
SPACE = espaço, área, lugar
Portanto, a tradução de MarketSPACE (mercado virtual/digital), pode ser tanto “LUGAR de mercado” (letra A) quanto “ESPAÇO de mercado” (letra B).
Adicionalmente, vale ressaltar que, diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos (país de Origem do Economista e autor Philip Kotler), no Brasil o termo MarketPLACE é usualmente utilizado para se referir ao local de venda “digital/virtual”.
Desta forma, ainda que o d. examinador deste recurso discorde da tradução dos renomados dicionários, o termo MarketPLACE (o qual também pode ser traduzido por “lugar de mercado”, assim como o termo MarketSPACE), no Brasil, se refere ao local de venda digital.
Portanto, o gabarito da questão deve ser alterado da letra B (reparador) para a ANULADA, uma vez que a questão apresenta duas respostas corretas, quais sejam: “lugar de mercado” (tradução literal e realidade Brasileira) e “espaço de mercado” (visão de Kotler traduzida para o português).
Questão 60
A elevada competitividade do mercado vem definindo novas formas de atuação dos bancários, que passam a ser avaliados por fatores como o(a)
Comentários:
Gabarito Preliminar da Banca: Letra E.
Gabarito Proposto: Letra C (ou, no mínimo, ANULAÇÃO da questão)
O que se sabe é que hoje, em função do aumento da competitividade, o foco da área de vendas (no qual, de certa forma, se enquadram os bancários) passou a ser no cliente, com o objetivo de avaliar suas expectativas e necessidades.
Em outras palavras, a concorrência acirrada tem feito com que a tendência atual seja a de que os vendedores adotem uma postura buscando compreender e satisfazer às necessidades dos clientes.
Inclusive, esse já foi um posicionamento externado pela CESGRANRIO em questão aplicada em 2014 na prova do BANCO DO BRASIL, vejamos:
(CESGRANRIO – Banco do Brasil – Escriturário – 2014)
O processo de vendas tem-se transformado, ao longo do tempo, em função da crescente competição existente no mercado entre empresas de mesmo setor. Em função disso, o foco da administração de vendas também mudou. Hoje, em função do mercado, o foco dessa área é no(a)
Conforme se nota, a i. Banca afirmou que o foco da administração de vendas é no cliente, avaliando suas necessidades e expectativas em relação aos produtos ofertados.
Conforme Kotler e Keller, as “reclamações de clientes” são métricas de que podem ser utilizadas para avaliar a satisfação dos clientes. (KOTLER, Philip, KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. (tradução Sônia Midori Yamamoto; revisão técnica Edson Crescitelli. 14ª edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil: 2012. P.698)
Os autores explicam que “Não importa com que perfeição um programa de marketing tenha sido projetado e implementado: sempre haverá erros. A melhor atitude que uma empresa pode tomar é facilitar o processo de reclamações.” (KOTLER, Philip, KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. (tradução Sônia Midori Yamamoto; revisão técnica Edson Crescitelli. 14ª edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil: 2012. P.136)
Adicionalmente, cabe destacar que o enunciado da questão ressalta que “A elevada competitividade do mercado vem definindo novas formas de atuação dos bancários, que passam a ser avaliados por fatores como o(a)”
Portanto, o enunciado ressaltou “novas formas” de atuação. As “metas”, em bancos, não são “novas formas” de avaliar a atuação dos bancários. Pelo contrário! As metas sempre existiram nos bancos.
Inclusive, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de São Paulo (Fetec-CUT/SP), lançaram, recentemente, campanhas com o Slogan “Menos metas, mais saúde”. (https://spbancarios.com.br/08/2021/sindicato-e-fetec-lancam-campanha-menos-metas-mais-saude)
Por fim, vale dizer que, tamanha é a importância das “reclamações dos clientes” na atualidade, que o Banco Central do Brasil elabora um RANKING DE RECLAMAÇÕES DE CLIENTES.
Ou seja, o Banco Central divulga um “ranking” dos bancos com mais reclamações de clientes, indicando as dez instituições bancárias com mais reclamações de clientes, o qual pode ser acessado pelo link: https://www.bcb.gov.br/ranking/index.asp?rel=outbound&frame=1
Portanto, o gabarito da questão deve ser alterado da letra E (frequência com que alcançam metas) para a letra C (número de reclamação de seus clientes). Ou, caso o n. julgador deste recurso entenda que a “frequência com que alcançam metas” também é uma “nova forma” de atuação para avaliação dos bancários, a questão deve ser ANULADA (por contar com 02 gabaritos corretos).
Questão 69
Os gerentes de vendas devem sempre divulgar o código de ética da empresa e se colocar contra práticas antiéticas de vendas. Condutas antiéticas de vendedores podem ser muito danosas para a imagem da empresa e gerar perda de clientes. Um conflito ético é caracterizado como falsidade ideológica quando, por exemplo, o gerente
Comentários:
Gabarito Preliminar da Banca: Letra D.
Gabarito Proposto: ANULAÇÃO da questão
Com efeito, o gabarito preliminar da banca está correto. De fato, dentre as alternativas elencadas, a única que apresenta um exemplo de falsidade ideológica é a letra D.
Contudo, trata-se de conteúdo afeto ao estudo do Direito Penal (código penal) e que NÃO está previsto no conteúdo programático constante do edital. Vejamos o conteúdo do edital:
“VENDAS E NEGOCIAÇÃO: 1 – Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento 2 – Segmentação de mercado. 3 – Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. 4 – Gestão da experiência do cliente. 5 – Aprendizagem e sustentabilidade organizacional. 6 – Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. 7 – Gestão da qualidade em serviços. 8 – Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas. 9 – Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing. 10 – Ética e conduta profissional em vendas. 11 – Padrões de qualidade no atendimento aos clientes. 12 – Utilização de canais remotos para vendas. 13 – Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação. 14 – Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016. 15 – Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 16 – Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações. 17 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. 18 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).”
Percebe-se que o conteúdo programático menciona, tão somente, “10 – Ética e conduta profissional em vendas.”
Aliás, a alternativa C (acessa informações sigilosas do cliente de forma ilícita para modificar as condições de negociação do empréstimo oferecido ao cliente.) traz um exemplo de FALSIDADE MATERIAL. Portanto, a questão trouxe um nível “aprofundado” de conhecimento acerca do código penal, uma vez que cobrou do candidato a diferença entre “Falsidade Ideológica” (letra D) e “Falsidade Material” (letra C), os quais estão previstos nos arts. 299 e 297/298 do Código Penal, respectivamente:
Falsidade ideológica
Art. 299 – Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:
Falsificação de documento público
Art. 297 – Falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou alterar documento público verdadeiro:
Falsificação de documento particular
Art. 298 – Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro:
Portanto, o gabarito da questão deve ser alterado da letra D para a ANULADA, uma vez que EXTRAPOLOU o conteúdo programático do edital, cobrando conhecimento aprofundados do Direito Penal (Código Penal).
CESGRANRIO – Banco do Brasil – Escriturário – 2021
61 K é correntista do Banco S e possui cartões de crédito e de débito expedidos pela instituição financeira. Diante de dificuldades momentâneas, não conseguiu cobrir o total das despesas realizadas com o seu cartão de crédito.
No dia do vencimento, o banco, mediante autorização contratual, retirou da conta corrente de K o valor mínimo para efeito de pagamento parcial da dívida. Houve contestação, que foi indeferida pelo órgão interno do banco. Segundo as regras do Código de Defesa do Consumidor, Lei nº 8.078/1990, essa norma contratual deve ser considerada:
A alternativa A está incorreta, pois o STJ entendeu que tal cláusula não esbarra nos requisitos de abusividade previstos no CDC.
A alternativa B está correta, conforme entende o STJ, não é abusiva a cláusula de contrato de cartão de crédito que autoriza a operadora/financeira a debitar da conta-corrente do titular do cartão o pagamento do valor mínimo da fatura em caso de inadimplemento, ainda que contestadas as despesas lançadas: “3.
Não é abusiva a cláusula inserta em contrato de cartão de crédito que autoriza a operadora/financeira a debitar na conta corrente do respectivo titular o pagamento do valor mínimo da fatura em caso de inadimplemento, ainda que contestadas as despesas lançadas” (RECURSO ESPECIAL Nº 1.626.997 – RJ (2011/0268602-9) RELATOR : MINISTRO MARCO BUZZI).
A alternativa C está incorreta, conforme se depreende da decisão proferida pelo STJ, não há o que se questionar, quando não verificada a abusividade da cláusula.
A alternativa D está incorreta, uma vez que não há o que se contestar, tendo em vista que não houve abusividade.
A alternativa E está incorreta, pois não há amplitude de interpretação da cláusula, uma vez que sequer há margem para diferente intepretação se não o que está previsto, ou seja, será debitado da conta do correntista, o valor mínimo do cartão de crédito, valor este que já é de conhecimento do devedor.
CESGRANRIO – Banco do Brasil – Escriturário – 2021
37 Ao realizar a matrícula do seu curso, o estudante preencheu uma ficha cadastral com os seguintes dados: nome, endereço, telefone, religião, estado civil, raça, nome dos pais, número de filhos e sindicato ao qual era filiado. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), consideram-se sensíveis os seguintes dados solicitados:
A alternativa A está correta, pois, de acordo com o art. 5º, inc. II, da LGPD, constam no rol dos dados sensíveis a religião, raça e filiação à sindicato: “Art. 5º Para os fins desta Lei, considera-se: II – dado pessoal sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural”.
A alternativa B está incorreta, pois o estado civil não consta no rol de dados sensíveis, conforme analisado acima.
A alternativa C está incorreta, pela mesma razão que a alternativa B.
A alternativa D está incorreta, uma vez que o número de filhos não se trata de dado sensível, nos termos da LGPD.
A alternativa E está incorreta, pois tanto o número de filhos quanto o estado civil, não se tratam de dados sensíveis.
CESGRANRIO – Banco do Brasil – Escriturário – 2021
65 MEK é correntista do Banco L, mantendo relações negociais frequentes, bem como sua família. Por força desse relacionamento, possui dois contratos de cartão de crédito que utiliza nas suas compras cotidianas. Em determina do dia, é surpreendido pela entrega de mais um cartão de crédito que não havia solicitado.
No dia seguinte, dirige-se à agência bancária onde movimenta sua conta corrente e apresenta o cartão, com pedido de devolução, por não ter interesse no adicional. Segundo as regras do Código de Defesa do Consumidor, Lei nº 8.078/1990, o(a)
A alternativa A está incorreta, pois a entrega de cartão de crédito, sem a solicitação da consumidora caracteriza prática abusiva, conforme o entendimento do STJ expresso pela Súmula 532: “Constitui prática comercial abusiva o envio de cartão de crédito sem prévia e expressa solicitação do consumidor, configurando-se ato ilícito indenizável e sujeito à aplicação de multa administrativa”.
A alternativa B está incorreta, pois uma vez que não é devida a entrega de cartão sem autorização, não há o que se falar em pagamento de anuidade.
A alterativa C está incorreta, pois o fornecimento de cartões depende de formalização e concordância expressa do consumidor.
A alternativa D está incorreta, o banco não tem direito algum, dada a prática abusiva.
A alternativa E está correta, conforme previsão da Súmula 532 do STJ.
CESGRANRIO – Banco do Brasil – Escriturário – 2021
38 Um cliente comparece ao banco em que possui conta salário para comprovação de vida, seguindo norma legal sobre o tema. Aproveitando sua presença na instituição financeira, resolve agendar reunião com o gerente de relacionamento, que, com toda presteza, combina recebê-lo em meia hora. Após as conversas iniciais, ele questiona o gerente sobre os melhores investimentos disponíveis.
Algumas opções são apresentadas, e o interesse final é dirigido a dois novos produtos. O gerente, então, comunica ao cliente a necessidade de atualização de sua ficha cadastral, pois surgiu nova legislação sobre proteção de dados.
Diante da aquiescência, o gerente apresenta formulário padronizado para o correntista autorizar, expressamente, o compartilhamento dos seus dados com integrantes do grupo econômico do banco (corretoras, entre outras). Nos termos da Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, essa autorização
A alternativa A está incorreta, pois a autorização é necessária independentemente de contrato anterior, conforme se depreende do expresso pelo art. 11, inc. I, da LGPD: “O tratamento de dados pessoais sensíveis somente poderá ocorrer nas seguintes hipóteses: quando o titular ou seu responsável legal consentir, de forma específica e destacada, para finalidades específicas”.
A alternativa B está incorreta, pois a autorização se restringe ao compartilhamento referentes às finalidades específicas quais sejam as necessidades negociais do banco, conforme determina o art. 11, inc. II, da LGPD.
A alternativa C está incorreta, pois mediante ordem judicial é dispensável a autorização, conforme art. 11, inc. II, alínea a, da LGPD: “O tratamento de dados pessoais sensíveis somente poderá ocorrer nas seguintes hipóteses: sem fornecimento de consentimento do titular, nas hipóteses em que for indispensável para: cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador”.
A alternativa D está correta, conforme analisado no art. 11, inc. I, da LGPD, a autorização deve ser ponderada de acordo com as necessidades específicas do banco, que se restringem às suas necessidades negociais.
A alternativa E está incorreta, pois a proteção aos dados alcança qualquer dado pessoal, independentemente da época em que foi fornecido, conforme §1º, do art. 11, da LGPD: “§ 1º Aplica-se o disposto neste artigo a qualquer tratamento de dados pessoais que revele dados pessoais sensíveis e que possa causar dano ao titular, ressalvado o disposto em legislação específica”.
CESGRANRIO – Banco do Brasil – Escriturário – 2021
66 AN é bancária e recebe, mensalmente, plano de metas para realizar com a sua clientela ou com novos clientes que venha a consolidar. Muitos dos seus clientes são idosos que percebem razoável remuneração de aposentadoria e pensões. Mirando nesse nicho, ela contata os indivíduos e, com sua competência verbal, consegue realizar inúmeros contratos e bater as metas exigidas.
Alguns dos seus clientes, no entanto, após verificar que o saldo disponível em suas contas não permite o pagamento de suas despesas básicas, apresentam reclamação à Diretoria do banco. Segundo as regras do Código de Defesa do Consumidor, Lei nº 8.078/1990, constitui prática abusiva prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua
A alternativa A está incorreta, pois na fraqueza ou ignorância leva em consideração sua saúde, idade, conhecimento ou condição social, conforme dispõe o CDC: “Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: IV – prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços”. Levando em consideração que se trata de pessoa idosa, sua vulnerabilidade estará ligada à sua idade, portanto.
A alternativa B está incorreta, pois a generosidade da pessoa idosa em nada afeta sua posição de vulnerabilidade para fins comerciais.
A alternativa C está incorreta, pois a liberdade também não se relaciona com a posição de vulnerabilidade da pessoa idosa, do ponto de vista comercial.
A alternativa D está incorreta, pois a amizade também não tem relação com a vulnerabilidade.
A alternativa E está correta, conforme disposição do art. 39, inc. IV, do CDC.
Assim, não visualizei possibilidade de recurso.
“In 2020, the study took place amid the Covid-19 crisis. The results give a fascinating insight into banking leaders’ approach during these unprecedented times. But they also show how they see their industry in the years to come.” (Em 2020, o estudo ocorreu em meio à crise da Covid-19.
Os resultados dão uma visão fascinante sobre os bancos abordagem dos líderes durante esses tempos sem precedentes. Mas eles (estudos) também mostram como eles (líderes banqueiros) veem sua indústria no anos por vir.) Vamos lá.
A questão era a seguinte:
In paragraph 6, the personal pronoun they, used twice in the sentence “But they also show how they see their industry in the years to come”, refers to the following fragment at the same paragraph:
Tradução:
No parágrafo 6, o pronome pessoal que “they” (eles/elas), usado duas vezes na frase “Mas também eles mostram como eles veem sua indústria nos próximos anos”, refere-se ao seguinte fragmento no mesmo parágrafo:
A questão pergunta a que o pronome “they” (eles/elas), que é repetido duas vezes, se refere. Pois bem, a primeira vez que o pronome “they” aparece, ele se refere aos “estudos” e na segunda vez, ele se refere “aos líderes banqueiros”. Isso é claro quando lemos a tradução. Sendo assim, não há alternativa que abarque o fato qu que o pronome “they” expressa dois elementos distintos.
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