Olá, pessoal!
Conforme combinado no vídeo que foi ao ar ontem em nosso canal, estou colocando aqui também nossa proposta de recurso para a questão de Economia da Sefaz/RR 2021.
Antes, alguns lembretes:
A questão, lembrando, é esta:
15. Considerando as políticas cambiais utilizadas na economia brasileira ao longo das décadas de 50 e 80 do século passado, julgue os itens a seguir.
I Entre 1951 e 1952, evidenciou-se grande colapso cambial decorrente da deterioração do comércio internacional e da defasagem temporal entre a concessão de licenças de importação e a efetiva importação.
II Na década de 50 do século passado, foi reestabelecido o monopólio cambial do Banco do Brasil e extinguido o controle quantitativo de exportações.
III O governo JK teve inspiração ortodoxa e adotou o sistema de câmbio flutuante.
IV Durante o período do regime militar, Delfim Neto usou o expediente de valorização da taxa de câmbio como política de controle da inflação.
Estão certos apenas os itens
A) I e II. B) II e III. C) III e IV. D) I, II e IV. E) I, III e IV.
E a banca considerou, no gabarito preliminar, correta a letra “A”. Contudo, isso não é possível, pois a afirmativa II está incorreta. Explico no modelo de recurso.
Respeitosamente, dirijo-me à banca solicitando anulação da questão 15, por não conter resposta correta entre as alternativas.
O gabarito preliminar considera a afirmação II, reproduzida a seguir, como correta:
“II Na década de 50 do século passado, foi reestabelecido o monopólio cambial do Banco do Brasil e extinguido o controle quantitativo de exportações.”
Contudo, o controle quantitativo extinguido foi de IMPORTAÇÕES, e não e EXPORTAÇÕES, como consta na sentença, conforme consta em Economia Brasileira Contemporânea (destaquei), bibliografia oficial da ANPEC:
“As principais mudanças introduzidas no sistema cambial brasileiro foram: (1) o restabelecimento do monopólio cambial do Banco do Brasil; (2) a extinção do controle quantitativo das IMPORTAÇÕES e a instituição de leilões de câmbio; e (3) (quanto às exportações) substituição das taxas mistas por um sistema de bonificações incidentes sobre a taxa oficial.”
Giambiagi, Fabio; Castro, Lavínia; Hermann, Jennifer; Villela, André. Economia Brasileira Contemporânea . GEN Atlas. Edição do Kindle.
No mesmo sentido, temos em A Ordem do Progresso (destaquei):
“A Instrução 70 introduziu importantes mudanças no sistema cambial brasileiro. O monopólio cambial do Banco do Brasil foi restabelecido e a ele deveriam ser obrigatoriamente vendidas ou repassadas pelos bancos autorizados a operar em câmbio as divisas provenientes das exportações. O controle quantitativo das IMPORTAÇÕES também foi extinto e substituído pelo regime de leilões de câmbio em bolsa de fundos públicos do país.”
Abreu, Marcelo. A Ordem do Progresso Edição Atualizada (pp. 133-134). Elsevier Editora Ltda.. Edição do Kindle
Por fim, na Instrução nº 70 da Sumoc, de 9 de outubro de 1953 (disponível em https://www.bcb.gov.br/content/acessoinformacao/instrucoessumoc/SUMOCINST70-instrucao070.pdf), nada se verifica a respeito de extinção de controle quantitativo de exportações.
Dessa forma, conclui-se que a afirmativa II está incorreta, não havendo alternativa correta para a questão, onde constasse tão somente a afirmativa I.
Parte II (opcional)
Adicionalmente, ressalta-se que os tópicos abordados na questão, notadamente nas afirmativas I e II, estão fora do escopo do edital.
A década de 1950 coincide com o SEGUNDO Governo Vargas, quando o edital traz “2.2 O Primeiro Governo Vargas e a 2ª Guerra Mundial.” (1930 a 1945 [fim da segunda guerra]) seguindo para “3 O Plano de Metas“ (iniciado em 1956, no governo JK). Sendo assim, há um lapso no edital que vai de 1946 a 1956, justamente o período cobrado nas afirmativas I e II da questão.
Não há que se falar, nesse caso, em consequências imediatas do fim da Segunda Guerra, estando além da razoabilidade cobrar um período não previsto no edital, extrapolando o instrumento convocatório e, sob risco de levantar suspeitar quanto à lisura do certame, abordar arbitrariamente, na única questão da disciplina, assuntos alheios ao que foi previsto pela própria banca.
Assim, reforça-se o pedido de anulação da questão, que não possui alternativa correta e extrapola o edital.
É isso, pessoal! Se concorda comigo, entre com recurso! Não espere que os outros entram, pois a maioria, infelizmente, vai esperar que os outros entrem. Aí ninguém entra, e convivemos pra sempre com essas situações.
Um abraço!
Prof. Celso Natale
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Atenção, concurseiros! Neste domingo, 22 de dezembro, encerra o prazo para garantir sua inscrição no concurso…