Questão 41.
Leia os conceitos abaixo:
I. Organização é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos e competências a fim de alcançar objetivos organizacionais.
II. Eficácia significa a capacidade de atingir objetivos e resultados pretendidos.
III. Efetividade é igual à soma da eficácia e da economicidade.
IV. A administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos e competências a fim de alcançar objetivos organizacionais.
Assinale a alternativa CORRETA.
A) Todas estão incorretas.
B) Apenas I está correta.
C) Apenas II está correta.
D) Apenas III está correta.
E) Apenas IV está correta.
Gabarito preliminar: Letra C
Gabarito proposto: Anulação
Conforme explica Chiavenato, “a Administração consiste no processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos e competências, a fim de alcançar os objetivos organizacionais desejados.” (CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração – Uma Visão Abrangente da Moderna Administração das Organizações. São Paulo: Grupo GEN, 2020. p.10)
Portanto, a assertiva IV está correta.
Desta forma, existem duas assertivas corretas: II e IV.
Diante do exposto, a questão não apresenta qualquer resposta correta e, portanto, merece ser anulada.
Questão 48.
Muito se fala na aplicação da matriz “GUT” para a resolução de questões organizacionais. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.
A) A utilização da matriz “GUT” implica a priorização dos problemas, a partir dos seus aspectos qualitativos.
B) A matriz “GUT” significa gravidade, utilidade e tendência.
C) Utilidade: considera-se o prazo hábil para a adoção de uma medida e para a fruição da solução pela organização.
D) Tendência: avalia-se o potencial de crescimento do problema ao longo do tempo, bem como a probabilidade da ocorrência dessa evolução, podendo indicar três situações distintas: estabilidade do problema, agravamento ou a atenuação do problema.
E) Gravidade: avalia-se o impacto do problema sobre a organização, referindo-se, principalmente, ao custo “pessoal x tecnologia” que a empresa experimenta ou experimentaria com a adoção da solução.
Gabarito preliminar: Letra D
Gabarito proposto: Letra A
Conforme explica Djalma Oliveira:
“Kepner e Tregoe (1978, p. 20) desenvolveram uma metodologia para fixação de prioridade de fatores que pode ser utilizada, com as devidas adaptações, para o estabelecimento da predominância interna de pontos fortes ou fracos e da predominância externa em termos de oportunidades ou ameaças.
Essa metodologia, denominada GUT – Gravidade/Urgência/Tendência –, considera, de forma resumida, os aspectos apresentados a seguir.
Gravidade é tudo aquilo que afeta, profundamente, a essência, o objetivo ou resultado da empresa, da unidade organizacional ou da pessoa. Sua avaliação decorre do nível de dano ou prejuízo que pode advir dessa situação; para tanto, são feitas as seguintes perguntas básicas, com a correspondente escala de pontos:
O dano é extremamente importante?
O dano é muito importante?
O dano é importante?
O dano é relativamente importante?
O dano é pouco importante?
Urgência é o resultado da pressão do tempo que a empresa sofre ou sente. Sua avaliação decorre do tempo que se dispõe para atacar a situação ou para resolver a situação provocada pelo fator considerado; para tanto, são feitas as seguintes perguntas básicas, com a correspondente escala de pontos:
Tenho de tomar uma ação bastante urgente?
Tenho de tomar uma ação urgente?
Tenho de tomar uma ação relativamente urgente?
Posso aguardar?
Não há pressa?
Tendência é o padrão de desenvolvimento da situação, sendo que sua avaliação está correlacionada ao estado que a situação apresentará, caso você não aloque esforços e recursos extras; para tanto, deve-se responder às seguintes perguntas, com a correspondente escala de pontos:
Se mantiver a mesma forma e intensidade de atuação, a situação vai piorar (crescer) muito?
Se mantiver a mesma forma e intensidade de atuação, a situação vai piorar (crescer)?
Se mantiver a mesma forma e intensidade de atuação, a situação vai permanecer?
Se mantiver a mesma forma e intensidade de atuação, a situação vai melhorar (desaparecer)?
Se mantiver a mesma forma e intensidade de atuação, a situação vai melhorar (desaparecer) completamente?”
(OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças D. Planejamento Estratégico – Conceitos-Metodologia-Práticas, 34ª edição. São Paulo: Grupo GEN, 2018. p.127)
Vejamos o gabarito dado pela banca (letra D): “Tendência: avalia-se o potencial de crescimento do problema ao longo do tempo, bem como a probabilidade da ocorrência dessa evolução, podendo indicar três situações distintas: estabilidade do problema, agravamento ou a atenuação do problema.”
Fica claro que o gabarito preliminar apontado pela banca não está tecnicamente coreto. Isso, pois, o gabarito diz “potencial de crescimento” de problema. Na verdade, o correto é o “padrão de desenvolvimento” do problema.
O “padrão de desenvolvimento” do problema pode apresentar 03 situações: estabilidade, agravamento ou atenuação.
Perceba que o próprio gabarito é contraditório, ao mencionar “potencial de crescimento” e, ao mesmo tempo, mencionar que poderá ocorrer a “atenuação” do problema.
Desta forma, o gabarito deve ser alterado para a letra A.
Isso, pois, de fato, a utilização da matriz “GUT” implica a priorização dos problemas, a partir dos seus aspectos qualitativos.
Em outras palavras, a utilização da matriz GUT resulta (IMPLICA) na priorização do problema. Por meio da utilização da matriz GUT, é possível definir os problemas mais prioritários da organização.
Isso é feito por meio da análise de aspectos QUALITATIVOS dos problemas (por meio das perguntas elencadas por Djalma Oliveira, por exemplo). Posteriormente, em segundo momento, são dadas “notas” a cada um dos aspectos da matriz GUT e, ai sim, estaremos diante de dados quantitativos.
Diante de todo o exposto, o gabarito deve ser alterado para a letra A.
Questão 54.
Sobre o orçamento participativo, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) Trata-se de um programa político municipal com o intuito de socializar a política administrativa e jurídica, ou seja, garantir aos munícipes acesso à arena decisória e informações técnicas a respeito da distribuição de recursos.
( ) Aos munícipes cabe exporem suas demandas e votarem quais destas serão a prioridade para investimento.
( ) Caracteriza-se por instituir arenas decisórias onde os indivíduos possam participar do processo orçamentário, tenham eles ou não experiência organizativa; é um processo de participação universal.
( ) Nas assembleias, elegem-se também representantes locais (delegados e conselheiros) que farão o diálogo com a prefeitura para a implementação de obras.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
A) V, V, V, V
B) V, V, F, V
C) V, F, F, V
D) V, F, F, F
E) V, F, V, F
Gabarito preliminar: Letra B
Gabarito proposto: Anulação
Fica evidente que a banca formulou a questão exclusivamente baseada no artigo “O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: AVANÇOS E DESAFIOS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE ARARAQUARA EM DIREÇÃO À AMPLIAÇÃO DA CIDADANIA LOCAL“, que está disponível no seguinte link: https://docplayer.com.br/23231881-O-orcamento-participativo-avancos-e-desafios-do-orcamento-participativo-de-araraquara-em-direcao-a-ampliacao-da-cidadania-local.html
Vejamos cada uma das assertivas com a indicação da página do artigo que foram extraídas:
( ) Trata-se de um programa político municipal com o intuito de socializar a política administrativa e jurídica, ou seja, garantir aos munícipes acesso à arena decisória e informações técnicas a respeito da distribuição de recursos.
“Orçamento Participativo é um programa político municipal com intuito de socializar a política orçamentária, ou seja, garantir aos munícipes acesso às arena decisória e informações técnicas à respeito da distribuição de recursos.” (página 461)
( ) Aos munícipes cabe exporem suas demandas e votarem quais destas serão a prioridade para investimento.
“Aos munícipes cabe exporem suas demandas e votarem quais destas será a prioridade para investimento” (página 461)
( ) Caracteriza-se por instituir arenas decisórias onde os indivíduos possam participar do processo orçamentário, tenham eles ou não experiência organizativa; é um processo de participação universal.
“O OP caracteriza-se por instituir arenas decisórias onde os indivíduos possam participar do processo orçamentário, tenha ele ou não experiência organizativa, é um processo de participação universal. “(página 461)
( ) Nas assembleias, elegem-se também representantes locais (delegados e conselheiros) que farão o diálogo com a prefeitura para a implementação de obras.
“na assembléias também se elegem representantes locais (delegados e conselheiros) que farão o diálogo com a prefeitura para a implementação de obras. (página 461)
O gabarito preliminar apontamento pela banca apontou apenas a assertiva III como “Falsa”.
Contudo, nota-se que a assertiva I é Falsa.
Isso, pois, o Orçamento Participativo é um programa político municipal com intuito de socializar a política orçamentária (e não política “administrativa e jurídica”, conforme afirmado pela assertiva).
Desta forma, em primeira análise, a questão merece ser anulada, tendo em vista que não existe qualquer alternativa que indique a assertiva I como “falsa”.
Caso a banca não concorde com o quanto CLARAMENTE exposto acima, em última instância, o gabarito deveria ser alterado para letra A (V, V, V, V).
Isso, pois, a assertiva III está correta, uma vez que reproduziu o texto do artigo que serviu de base para a formulação da questão.
Questão 59.
O principal modelo de aferição de qualidade em serviços com ênfase no cliente (Parasuraman et al., 1985, p. 47) lida com as seguintes dimensões a serem consideradas:
I. confiabilidade, responsividade, competência.
II. resiliência, acesso, cortesia.
III. responsabilidade social, carência, transparência.
IV. comunicação, salubridade, segurança.
Assinale a alternativa em que todas as dimensões estão CORRETAS.
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) III e IV.
Gabarito preliminar: Letra B
Gabarito proposto: Anulação
A questão foi bastante clara em mencionar o “modelo de aferição de qualidade em serviços” de Parasuraman et. al. Vejamos, portanto, o que está previsto no ARTIGO ORIGINAL, em inglês (página 47) dos referidos autores, disponível no link a seguir: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2491773/mod_resource/content/1/Conceptual%20Model%20of%20Service%20Quality%20and%20Its%20Implications%20for%20Future%20Research.pdf
RELIABILIT (confiabilidade)
RESPONSIVENESS (responsividade)
COMPETENCE (competência)
ACCESS (acessibilidade)
COURTESY (cordialidade)
COMMUNICATION (comunicação)
CREDIBILITY (credibilidade)
SECURITY (segurança)
UNDERSTANDING/KNOWING THE CUSTOMER (compreensão / conhecimento sobre o cliente)
TANGIBLES (tangibilidade)
Percebe-se, portanto, que a única assertiva em que todas as dimensões estão CORRETAS é a assertiva I (confiabilidade, responsividade, competência).
Desta forma, a questão merece ser ANULADA, por não ter qualquer alternativa correta.
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