Olá, pessoal!
Segue recurso contra o gabarito oficial da banca Fundação Carlos Chagas, especificamente da prova identificada como I 09 tipo 1.
A questão é a seguinte:
Questão 7:
Está redigida com correção, clareza e coesão a seguinte frase:
(A) Em cada região, os ipês ganham um significado especial, como no cerrado, aonde colore uma paisagem ressequida.
(B) Considerada árvore-símbolo do Brasil, as flores do ipê nascem em cachos e não dividem espaço com as folhas.
(C) A fragilidade dos ipês não resiste à passagem do um vento mais forte, após a qual o chão se colore de flores.
(D) A beleza singular dos ipês já chamou à atenção vários poetas, a fim de cantarem, a delicadeza de suas flores.
(E) Os ipês, com um florada que dura tão pouco tempo, que nos leva a refletir acerca do caráter efemero da vida.
Comentário: A alternativa (A) está errada, pois não cabe o pronome relativo “aonde”, mas “que”, por ser empregado como sujeito. Como tal sujeito retoma “os ipês”, o verbo “colore” também deve se flexionar no plural.
A alternativa (B) está errada, pois o particípio “Considerada” deveria concordar com o referente “flores”. Além disso, o substantivo composto deveria estar flexionado no plural, por encontrar-se na função de predicativo (“árvores-símbolo”).
A alternativa (C) é a que foi dada como a correta, mas ocorreu um vício gramatical, talvez por um problema de digitação: não pode haver a aproximação de dois artigos em sequência: o artigo definido “o” e o indefinido “um”. Assim, a construção correta deveria ser a seguinte:
A fragilidade dos ipês não resiste à passagem de um vento mais forte, após a qual o chão se colore de flores.
A alternativa (D) está errada, pois não cabe vírgula entre o verbo “cantarem” e o objeto direto “a delicadeza de suas flores”. Note que a expressão “chamou à atenção vários poetas” é possível e está correta.
A alternativa (E) está errada, pois o segundo pronome relativo está excedente e deve ser excluído; o verbo “leva” deve ser flexionado no plural para concordar com o sujeito plural e “efêmero” deve receber acento gráfico.
Veja as formas corretas com as alterações em negrito:
(A) Em cada região, como no cerrado, os ipês que colorem uma paisagem ressequida ganham um significado especial.
(B) Consideradas árvores-símbolo do Brasil, as flores do ipê nascem em cachos e não dividem espaço com as folhas.
(C) A fragilidade dos ipês não resiste à passagem de um vento mais forte, após a qual o chão se colore de flores.
(D) A beleza singular dos ipês já chamou à atenção vários poetas, a fim de cantarem a delicadeza de suas flores.
(E) Os ipês, com um florada que dura tão pouco tempo, nos levam a refletir acerca do caráter efêmero da vida.
Meus amigos, entrem com recurso para evitar que a banca deixe um gabarito equivocado e prejudique o estudo dos próximos concurseiros.
Grande abraço a todos!
Décio Terror
Edital do concurso IPERN é previsto até setembro Há 48 anos sem uma seleção para…
Profissional da Química em Laboratório É Técnico em Química, Químico ou Engenheiro Químico e deseja…
O concurso PM PR (Polícia Militar do Estado do Paraná) oferta 2.000 vagas para o…
Quer ficar por dentro de todos os concursos fiscais previstos para 2025? Então chegou ao…
Vagas na área de segurança, legislativa, tribunal, educação, saúde, controle e mais… Veja as oportunidades…
O concurso Sefaz SE (Secretária de Estado da Fazenda de Sergipe) terá o Cebraspe como…