Categorias: Concursos Públicos

Recurso – PM-GO – Realidades de Goiás

Olá pessoal,

O meu gabarito extraoficial bateu com o gabarito do Instituto AOCP. No entanto, há uma questão mal elaborada textualmente, embora tenha entendido o pensamento do examinador. Ocorre que o que ele pensou, não está corretamente descrito na questão.

Portanto, cabe recurso em uma questão da prova de Soldado Combatente da PM-GO na disciplina de Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Estado de Goiás (Realidades de Goiás), conforme segue:

QUESTÃO:

Em relação à escravidão no estado de Goiás, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A população de Goiás, em princípios do século XIX, era composta, majoritariamente, por negros e pardos que juntos correspondiam a 80% da população goiana.
( ) O caráter urbano da sociedade mineradora, com uma atividade comercial intensa e variada, trouxe novas modalidades de escravidão, tal como a escravidão de ganho.
( ) A escravidão nas minas apresentava-se como menos opressiva que nas regiões agrícolas. A fiscalização dos garimpos também era menos intensa, pois acreditava-se na lealdade dos escravos.
( ) A decadência das minas e a transição para a economia agropastoril iniciaram, em Goiás, a gradativa desagregação do sistema escravista, já que a pecuária, única atividade de caráter comercial ao longo do século XIX em Goiás, empregava pouca ou nenhuma mão de obra escrava.
(A) V – F – V – F.
(B) F – V – F – F.
(C) V – V – F – V.
(D) F – V – F – V.
(E) F – F – V – V.

Argumentos para o recurso:

Gabarito preliminar: (C) V – V – F – V.

A última afirmativa foi considerada verdadeira. Ocorre que está incorreta, sendo, portanto, falsa.

Conforme a afirmativa a pecuária era a única atividade de caráter comercial ao longo do século XIX (1801 a 1900). “Única” é uma palavra que significa que não há outro, é uma palavra de precisão, que não possibilita uma interpretação mais abrangente. A pecuária foi a grande atividade comercial no século XIX. Mas não se pode absolutizar afirmando que foi a “única atividade de caráter comercial ao longo do século XIX em Goiás”.

O comércio é essencialmente troca, troca econômica, compra e venda de bens, serviços e/ou valores por outros bens, serviços e/ou valores (…) (http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/comercio_ref.pdf).

Havia comércio de produtos agrícolas interno à província de Goiás. Se o entendimento for de exportação de produtos agrícolas para outras províncias, essa exportação ocorria, conforme relato de importantes historiadores da história de Goiás.

No livro Terra do Anhanguera: história de Goiás. Juscelino Polonial. 5º edição – Goiânia: Kelps, 2013 – Juscelino Polonial no tópico sobre “O Período Imperial em Goiás (1822-1889) “A Transição para a Sociedade Agrária”, conforme o autor (página 44):

Além da exportação do gado, Goiás comercializava outros produtos como algodão, café, fumo, açúcar, arroz, sendo que na região Norte predominava a exportação do setor pecuarista, enquanto no sul da capitania a agricultura era hegemônica.

Vejamos trechos de artigo publicado por Tathiana Rodrigues Salgado na Revista de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Morrinhos, v.9, n.2, e-922025, jul./dez. 2020.(https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/11150). A autora transcreve trechos de publicações de relevantes autores da história de Goiás, que comprovam haver exportação de produtos agrícolas no século XIX (página 9):

Cunha Matos (1874, p. 268) também narra que, na segunda década do século XIX, havia: […] muito pouco comércio na comarca de Goiás, e apenas um ou dois homens sabem comerciar. O comércio consiste na exportação de gado, algodão tecido, e em rama; couros, solas e pelles, café, ouro em pó e diamantes. Taes são os únicos gêneros de comércio externo; o interno consiste em algodoes, grosseiros tecidos, pouco trigo, algum milho, feijão, carnes de porco e vacca, gado vivo, azeite de mamona, solas, pelles e couros crús, e mui poucos outros gêneros.

CUNHA MATOS, Raimundo José da. Chorographia da Província de Goiás por Raimundo da Cunha Matos. Revista do IHGB, 1874.

Algodão e café são produtos agrícolas.

Outro trecho:

Tabela 03: Produtos agrícolas exportados pela Capitania de Goiás, 1809

Produto Quantidade
Algodão 3.874 arrobas
Açúcar 6.099 arrobas
Trigo 214 alqueires
Arroz 5.068 alqueires
Café 212 arrobas

Fonte: ALENCASTRE, 1979, p. 313.

ALENCASTRE, José Martins Pereira de. Anais da Província de Goiás. 2. ed. Goiânia: Governo de Goiás, 1979.

Assim, o gabarito da questão deveria ser V-V-F-F. Como não há este gabarito solicita-se que a questão seja anulada.

Sigam-me nas redes sociais. Telegram: https://t.me/profleandrosignori, Instagram: https://www.instagram.com/profleandrosignori/ e YouTube: https://www.youtube.com/c/LeandroSignori

Um grande abraço!

Leandro Signori

Leandro Signori

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Geografia pela Uniceub (Brasília). Como servidor público, foi funcionário da Prefeitura de São Leopoldo (RS), Prefeitura de Porto Alegre (RS), Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Ministério da Integração Nacional. É professor de Geografia para o ensino médio na rede particular de ensino. Leciona as disciplinas de Atualidades, Conhecimentos Gerais, Geografia, Realidade Brasileira e História, em cursos on line e presenciais preparatórios para concursos públicos.

Posts recentes

Concurso TJ RO: gabarito extraoficial – Técnico Judiciário

As provas objetivas do concurso do  Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ RO) foram aplicadas…

6 horas atrás

Concurso TJ RO: gabarito extraoficial – Oficial de Justiça

As provas objetivas do concurso do  Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ RO) foram aplicadas…

11 horas atrás

Afinal, quais são os requisitos do concurso PPSA?

Diante de um baita concurso, como é o caso do edital da PPSA (Empresa Brasileira…

13 horas atrás

Ação direta de inconstitucionalidade por omissão – ADO

Hoje, vamos conhecer um pouco a respeito das características principais da ação direta de inconstitucionalidade…

14 horas atrás

Gerações dos direitos fundamentais

Gerações dos direitos fundamentais A teoria e a doutrina jurídicas aceitam e utilizam o conceito…

14 horas atrás

E-books Estratégicos para o Concurso Petrobras 2025

Oferta de 100% de desconto por tempo limitado Um novo concurso para a Petrobras segue…

16 horas atrás