Olá amigos e amigas!
Venho aqui para escrever sobre recursos para concursos.
Nos concursos públicos, é assegurado ao candidato, em todas as etapas do certame, a contestação dos gabaritos e das notas atribuídas às provas discursivas. Tal contestação, conhecida sob o nome de recurso, tem por finalidade assegurar a justiça no certame. Afinal, violar-se-ia o princípio da isonomia se as pessoas fossem avaliadas erroneamente quanto ao seu conhecimento, por ocasião de um concurso público.
Os recursos são mais comuns em duas etapas do certame: nas provas objetivas e nas provas discursivas.
RECURSOS NAS PROVAS OBJETIVAS
É comum, imediatamente após a realização de provas objetivas (em média 48 horas), as bancas apresentarem o chamado gabarito preliminar.
O gabarito preliminar é o gabarito que a banca entende como o correto. Porém, é MUITO COMUM o gabarito preliminar apresentar erros, seja por apresentar equívocos na formulação do gabarito (erro de digitação, troca de questões, etc), ou equívocos na formulação da questão (questão com mais de uma alternativa correta, questão mal redigida, dentre outros).
As bancas não são perfeitas, os examinadores não são “Deuses”. Por isso os alunos PODEM e DEVEM interpor recursos aos gabaritos preliminares das bancas, quando enxergar que tais equívocos foram cometidos.
NUNCA DEIXE DE CONFRONTAR SUA PROVA COM O GABARITO PRELIMINAR. Pode ser você a pessoa que vai encontrar um equívoco importante no gabarito da banca, cuja inversão de gabarito ou anulação da questão fará a diferença na sua classificação final. Em concursos, os recursos contra o gabarito preliminar costumam ter prazo para a interposição de recursos nos dois dias úteis que sucedem à divulgação do gabarito.
Aqui no Estratégia Concursos, os professores costumam comentar as principais provas de concurso do país, sempre sugerindo recursos, quando os encontra. Acompanhe nosso blog e mantenha-se informado quando surgirem recursos para a sua prova!
RECURSOS PARA PROVAS DISCURSIVAS
Provas discursivas são mais complexas de serem corrigidas, por motivos óbvios. E, por mais que os baremas de correção sejam muito bem definidos pelas bancas, o fator humano está muito mais presente, e erros também podem ocorrer.
Por isso, o candidato deve, nesta etapa, confrontar o que escreveu com o espelho de resposta da banca, se houver; voltar à teoria e compreender o que deveria ter respondido; e, sendo pertinente, contestar as penalizações de português e/ou de conteúdo sofridas.
Às vezes, pode ser difícil para o candidato contestar a banca nesta etapa discursiva, por uma série de fatores. Exemplos:
1) o candidato pode não compreender as penalizações de Português que sofreu, o que é MUITO COMUM. São tantas as regras gramaticais, que nos acostumamos a escrever “por instinto” e, na presença de uma penalização, não sabemos se realmente estamos errados ou não;
2) o candidato pode ser penalizado pelo conteúdo, e, não raro, ele conhece aquele assunto “mais ou menos”; ele responde corretamente as questões objetivas, mas se enrola quando precisa escrever ideias organizadas e concatenadas sobre aquele tema.
Perceba que, em ambos os casos, o candidato vira um “fantoche” da banca. O que é muito ruim, pois pode ser que ele faça jus a uma nota maior, mas não saiba como recorrer e conquistar estes pontos.
Enfim, o especialista pode fazer toda a diferença para um candidato que esteja na etapa de discursivas. Cada vez mais as provas discursivas estão decidindo quem aprova e quem reprova em um concurso, pois as notas da parte objetiva da prova estão muito niveladas.
“Acredito que, como um advogado jamais deve representar a si mesmo num tribunal, um aluno jamais deveria recorrer de sua prova sem a ajuda de uma outra pessoa, porque corremos o risco de repetir o mesmo vício (erro) cometido.
Bom, como aluno e concurseiro, sei que nem sempre a banca é justa e nem sempre ela acata os recursos. Porém, receber um recurso tão bem feito e fundamentado me deixa bem feliz.” – Ricardo Pitta
O Estratégia Concursos está aqui para te ajudar em TODAS AS ETAPAS do seu concurso. Conte conosco!
CONFIRA OUTRO ARTIGO COM HISTÓRIAS BEM SUCEDIDAS DE RECURSOS
Grande abraço.
Avançamos em nossa caminhada jurisprudencial. Chegou a hora do Informativo nº 829 do STJ COMENTADO. Pra…
A Fundação Carlos Chagas (FCC) organizará o novo concurso Tribunal Regional do Trabalho da 15ª…
Salários iniciais entre R$ 8.529,67 a R$ 13.994,78! A Fundação Carlos Chagas (FCC) deve ser…
O concurso UNEB (Universidade Estadual da Bahia) que teve as provas realizadas em outubro, divulgou…
Foi divulgado o resultado final da prova objetiva do concurso Câmara São Mateus, no estado…
O Instituto de Previdência Social do Município de Navegantes (NavegantesPrev) teve divulgado os gabaritos preliminares…
Ver comentários
Ola prof Victor, Gostaria de saber em média os valores cobrados pelos Especialistas p poder falar o q acho sobre esse serviço. Mas acho interessante o fato do especialista poder ter um olhar crítico diferente acerca de prova discursiva. O problema é quando o candidato obtém um serviço sem qualidade... Att. JULIANA
Juliana,
esse valor varia com o concurso, com a prova e com a banca, com a disponibilidade do professor e com a política do site.
Para o concurso de APO, bem recente, temos recursos variando entre 390 e 590 reais.
O Estratégia tem uma preocupação muito intensa com QUALIDADE. Entre mais qualidade e mais vagas de recursos, optamos pela primeira escolha.
Att,
Victor Dalton
Obrigada professor por responder rapidamente. É bom ter uma média, pois, pode ser que precise para concurso nas áreas de delegado ou de analista/técnico de Tribunais. Se você souber de alguns especialistas para os cargos que mencionei, poderei guardar os contatos com antecedência p/ acionar quando for necessário. E sim, poderia também solicitar por professores-especialistas do curso Estratégia.
Grata pela ajuda.
Att, Juliana.
Entre em contato com professorvictordalton@gmail.com quando a época chegar.
Olá Prof. Dalton,
Eu sei também o quanto a discursiva é importante. Na prova para ATA-MPOG, que ocorreu ano passado, fiquei em 7º lugar na prova objetiva e se tivesse tirado a pontuação mínima (12.00) pularia para a 4º posição e ficaria dentro do número de vagas. Nesse concurso, como não tinha um conhecimento muito bom do assunto, eu consegui fazer 11.70. Em outras palavras, eu fiquei por 0.30, mas não entrei com recurso. Sabendo da qualidade do material do Estratégia, com certeza seria um serviço que eu compraria à época.
Um abraço
Uma pena Anderson!
Teríamos feito o nosso melhor pra te colocar entre os aprovados.
Que isso não aconteça da próxima vez!
Olá Prof. Victor
Haverá mudança no cronograma do estratégia quanto aos recursos das discursivas?
A ESAF publicou uma mudança no prazo para recursos para 18 e 19 de fevereiro.
Eu tenho plena consciência da importância de um recurso
Um abraço
Já nos atualizamos com os novos prazos da ESAF.
A banca não está ajudando, mas estamos juntos!
Gostaria de saber se a Retificação do edital pode ser publicado após a realização da prova??fiz um concurso e pelo edital passaria para a segunda fase,mas no dia seguinte da prova foi publicado uma retificação e isso me prejudicou.
Olá Marcela!
Isso me parece estranho, com base nas informações que você me falou. Mas, nesses casos, o ideal é que um advogado tome parte no processo.
Att,
Victor Dalton
Olá professor, sou novo nos mundos dos co concursos e tenho algumas dúvidas talvez simples para quem já é ambientados nesse mundo, mas não para mim.Em síntese são duas sínteses:
1- Quando uma questão objetiva couber mais de uma opção de resposta (C/E, no caso da CESPE), caso eu tenha marcado E e a banca considerar como E, caso alguém entre com recurso e a banca acate o recurso, perderei o ponto da questão?
2- Quando uma questão couber recurso, basta uma pessoa interpor o recurso e isso servirá para todos os que se enquadrarem na mesma situação do impetrante? Ou o recurso só será aceito para a pessoa que interpôs o recurso?
Grato!!
Olá Leoberto!
1 - nesses casos, a questão é ANULADA e todos os alunos ganham o ponto da questão.
2 - o recurso é deferido e TODOS os candidatos são impactados pela alteração do gabarito.
Att,
Victor Dalton
Boa noite me chamo Bruno. Gostaria ter uma informação. Passei em um concurso público para a empresa comlurb no RJ , porém fui reprovado em apenas um exame médico dentre os muitos realizados. Gostaria de saber se há possibilidade de entrar com um recurso para minha possível contratação e caso seja possível como devo proceder? Quais os procedimentos à serem adotados e quais órgãos recorrer para tal. Desde já muito obrigado e parabéns pelo trabalho de toda equipe.
Olá Bruno!
Já soube de candidatos que recorreram na justiça e conseguiram sucesso, alegando que aquele exame de saúde não justifica a eliminação no concurso. Mas cada caso é um caso, e o ideal é que um advogado analise sua situação.
Att,
Victor Dalton
Olá ! Gostaria de sabe como fazer recurso contra etapa de avaliação de saúde, estou no processo seletivo da CFP/PM PA, alguém poderia me ajudar??
Olá Ulysses!
Etapas de avaliação de saúde são delicadas, o ideal é que um advogado tome parte no processo.
Att,
Victor Dalton
Olá! Fiz uma prova para entrar em uma escola federal, mas na correção percebi que havia uma questão anulada por conta de duas alternativas corretas. Mas aí eu percebi que havia outra com duas alternativas corretas, mas esta não foi anulada. Minha professora disse que eu deveria recorrer, mas como faço isso?? Você pode me ajudar?
Olá Érica!
Dever-se-ia ter recorrido nesta questão durante o prazo de interposição de recursos apropriado, que é imediatamente após a divulgação do gabarito preliminar. Depois desse prazo e da divulgação de gabarito definitivo, não cabe mais recurso ao gabarito.
olá,quando a banca erra o artigo...ex
QUANDO A BANCA DIZ: Em obediência ao art. X, da Lei "X"
Sendo a lei não pertencer a este artigo,e sim a outro,cabe recurso
Cabe sim Adilton! Nesse caso, quando divulgarem o gabarito preliminar, entra-se com recurso contra a questão alegando que o erro no enunciado prejudica a compreensão da questão.
Boa noite professor, Entrei com recurso contra o gabarito preliminar do concurso da CREFITO 12° REGIÃO.
Porém não aceitaram, no meu ver cabe recursos as questões 06, 09, 15, 27, 29, Nível médio (ASSISTENTE ADMINISTRATIVO). segue abaixo caderno de questões.
http://paconcursos.com.br/v1/wp-content/uploads/2016/02/CADERNO-DE-QUEST%C3%95ES-ASSISTENTE-ADMINISTRATIVO.pdf
Esse aqui e o gabarito preliminar.
http://paconcursos.com.br/v1/wp-content/uploads/2016/02/GABARITO-PRELIMINAR-N%C3%8DVEL-M%C3%89DIO.pdf
Resultado dos recursos.
http://paconcursos.com.br/v1/wp-content/uploads/2016/02/RESULTADO-DOS-RECURSOS-GABARITO-E-QUEST%C3%95ES-PROVA-OBJETIVA-CREFITO12.pdf
É este e o gabarito oficial.
http://paconcursos.com.br/v1/wp-content/uploads/2016/02/GABARITO-OFICIAL-N%C3%8DVEL-M%C3%89DIO.pdf
Tenho até dia 23 pra interpor recurso contra o gabarito oficial.
O que acha????
Olá Jonatha!
Nesses casos é só recorrer seguindo as instruções da própria banca.
Tanto o edital do concurso quanto o site da banca devem possuir tais instruções.
Att,
Victor Dalton