Categorias: Concursos Públicos

Recurso – Ipea – Realidade Brasileira

Olá Pessoal,

Cabe recurso na seguinte questão de Realidade Brasileira na prova de Conhecimentos Gerais do Ipea:

Questão 24:

Considere o texto abaixo sobre novas tecnologias no mundo do trabalho.

A chamada quarta revolução industrial, em pleno curso na atualidade, baseia-se na difusão e na integração das tecnologias já utilizadas desde os anos 1970, por meio das tecnologias de informação e comunicação (TIC), bem como em novos avanços tecnológicos nos campos da inteligência artificial, da nanotecnologia e da biologia. Essa revolução traz em seu bojo a possibilidade de automação de atividades altamente especializadas e não rotineiras. As alterações nos padrões sociais e tecnológicos impostos pela atual revolução tecnológica impõem a necessidade de ajustes nas políticas públicas, em particular daquelas relacionadas ao mercado de trabalho. No Brasil, a introdução de tecnologias relacionadas à quarta revolução industrial ocorre, mas é, ainda, incipiente, principalmente devido às deficiências na infraestrutura de comunicações, ao alto custo de importação de máquinas e equipamentos e ao reduzido grau de inovação tecnológica verificado para o conjunto da economia.

MACIENTE, A.; RAUEN, C.; KUBOTA, L. Tecnologias digitais, habilidades ocupacionais e emprego formal no Brasil entre 2003 e 2017.

Brasília: Ipea. Mercado de trabalho: conjuntura e análise, ano 25, n. 66, abr. 2019. p. 2. Adaptado.

No Brasil, essas novas tecnologias provocam o seguinte impacto no mundo do trabalho:

(A) redução do grau de especialização dos trabalhadores formais

(B) diminuição do grau de competitividade das empresas no mercado

(C) queda do uso de habilidades cognitivas nos setores de comunicação

(D) desempenho de atividades rotineiras por máquinas e/ou computadores

(E) busca de soluções pelo trabalhador bloqueada por tecnologias de informação

Gabarito preliminar: E

Argumentos para o recurso:

O enunciado da questão utiliza como base a seguinte publicação do Ipea:

MACIENTE, A.; RAUEN, C.; KUBOTA, L. Tecnologias digitais, habilidades ocupacionais e emprego formal no Brasil entre 2003 e 2017. Brasília: Ipea. Mercado de trabalho: conjuntura e análise, ano 25, n. 66, abr. 2019.
A publicação está disponível no seguinte link: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9929.

O gabarito preliminar é a alternativa (E), com o seguinte texto: busca de soluções pelo trabalhador bloqueada por tecnologias de informação.

Ocorre que o próprio artigo utilizado pelo examinador para a elaboração da questão, diz o inverso da afirmativa “E”. Vejamos:

No entanto, há que se considerar outro dilema na alocação das tarefas remanescentes entre os trabalhadores. No desempenho de uma tarefa, todo trabalhador está sujeito a se deparar com um problema novo. Quando isso ocorre, há duas opções: ou o próprio trabalhador procura a solução, sacrificando tempo de produção, ou o trabalhador aciona outro trabalhador mais especializado em resolver problemas (gerentes ou supervisores). As novas tecnologias, sobretudo as ditas tecnologias de informação, favorecem a busca de soluções pelo próprio trabalhador, levando a uma redução dos níveis hierárquicos das empresas. (página 5, segundo parágrafo)

De fato, as novas tecnologias, sobretudo as ditas tecnologias de informação, favorecem a busca de soluções pelo trabalhador, principalmente nas atividades altamente especializadas e não rotineiras. O que tem sido largamente comprovado pela prática da utilização dessas novas tecnologias.

Neste sentido, fundamentado pela análise do próprio estudo do Ipea utilizado para a elaboração da questão, solicitamos a sua anulação, pelo fato alternativa “E” estar incorreta e não ter outra alternativa correta.

Galera, aí está o recurso.

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Um grande abraço!

Leandro Signori

Leandro Signori

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Geografia pela Uniceub (Brasília). Como servidor público, foi funcionário da Prefeitura de São Leopoldo (RS), Prefeitura de Porto Alegre (RS), Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Ministério da Integração Nacional. É professor de Geografia para o ensino médio na rede particular de ensino. Leciona as disciplinas de Atualidades, Conhecimentos Gerais, Geografia, Realidade Brasileira e História, em cursos on line e presenciais preparatórios para concursos públicos.

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