Recurso ESAF: uso do idioma
Olá, pessoal!
Tudo bem?
Há algumas semanas, eu e outros professores do Estratégia formamos uma equipe para fazer recursos tanto de idioma quanto de conteúdo para a prova de APO/MPOG, cuja banca examinadora foi a Esaf.
Como surgiram muitas dúvidas dos alunos a respeito de provas da Esaf, seus critérios de correção das provas discursivas, da relação correção e recursos, resolvi falar um pouco sobre tudo isso neste artigo. Sabemos que muitos outros concursos da Esaf virão, portanto é bom os alunos já saberem de antemão algumas particularidades, não é mesmo?
Antes de conversarmos sobre a Esaf, gostaria de falar com vocês um pouquinho sobre a etapa de recursos de um modo geral. Saibam que eu a considero como se fosse uma das provas do concurso, pois os examinadores se equivocam muito nas correções. Dessa maneira, vocês provavelmente terão chances reais de conseguirem aumentar suas notas em idioma e em conteúdo.
Embora seja de outra banca examinadora (Cespe), vou contar um exemplo para vocês. No concurso de Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados (2014), eu estava em 5° lugar no resultado provisório das provas discursivas (o edital só oferecia duas vagas para a minha área). Resolvi, então, interpor recurso contra esse resultado. Eu mesma analisei as minhas redações (dissertação, discurso, minuta de proposição e parecer) e elaborei os respectivos recursos. Graças a eles, consegui 11 pontos e saltei do 5° para o 2° lugar e, assim, fiquei dentro das vagas previstas no edital.
Com base nessa lição, pude ajudar alguns alunos no último concurso de AFRFB, vejam o retorno de três deles:
Bom dia Ludimila, passei basicamente para agradecer pelo seu trabalhode análise de minha prova discursiva pra AFRFB/2014. Enviei o recurso dojeito que você me sugeriu, só CTRL+C e CTRL+V… Deu certo, ganhei 0,5ponto com o recurso. Tava em 37, pulei pra 35… foi importante pra mimpor causa da lotação inicial que depende da classificação. Muito obrigadopelo trabalho. Att. xxxxx
Bom dia, professora Ludimila! Na questão 01 a nota aumentou de 8,75para 9,25; Na questão 02 a nota aumentou de 7,25 para 8,0. Ganho de1,25 pontos e de 34 posições! Obrigado professora pela colaboração nestemomento tão importante da minha vida! Segue, em anexo, a justificativados recursos. Um abraço, xxxxx.
Oi, Ludimila!!! Nossa, tenho muito a agradecer pelo seu esforço!!Sensacional!! Consegui ganhar o 0,5 ponto que você disse que tinhachance. Os outros questionamentos realmente não eram possíveis deêxito e eu tinha consciência disso. Obrigado, de coração, inclusive, pelaatenção dada nesse momento. Grande abraço, e parabéns pela professoraque és! xxxxx
Serviço de recursos para ANAC – SAIBA MAIS
Ao longo da minha experiência nessa área, constatei que a Esaf costuma acolher bem os recursos. Dessa forma, vale muito a pena recorrer, especialmente, em duas possibilidades:
Além disso, muitos candidatos entram com recursos mesmo estando em uma boa classificação, com o intuito de evitar possíveis perdas de posições na classificação em virtude do acolhimento dos recursos de seus concorrentes.
Após a análise dos recursos, já presenciei diversas situações: candidato fora das vagas que conseguiu entrar nas vagas; candidato dentro das vagas que perdeu sua colocação; candidato eliminado que conseguiu reverter o quadro e candidato que não obteve qualquer modificação de classificação.
É interessante destacar que o Professor Carlos Roberto fez um ótimo artigo sobre recursos de conteúdo, no qual ele colocou algumas estatísticas de penalizações e deferimentos. Vale dar uma olhada: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/recurso-discursiva-barema-esaf/
Uma boa notícia no último concurso do MPOG foi a disponibilização das provas e dos espelhos de correção por meio eletrônico, o que facilitou bastante a vida dos candidatos. Esperamos que seja assim daqui em diante em todos os concursos da Esaf.
A Esaf utiliza uma série de marcações em código para indicar os erros dos candidatos. Possivelmente, ao visualizar o caderno de resposta da discursiva com as correções, vocês irão encontrar os seguintes códigos referentes à avaliação do uso do idioma.
F | Erros de forma em geral |
O | Erros de ortografia |
MO | Morfologia |
EC | Sintaxe de emprego e colocação |
RG | Sintaxe de Regência |
PO | Pontuação |
SDC | Sintaxe de Construção (coesão prejudicada) |
CON | Concordância |
COV | Clareza; concisão; unidade temática/estilo; coerência; propriedade vocabular; paralelismo semântico e sintático |
PAR | Paragrafação |
LF | Linha que faltou |
LE | Linha excedente |
Os erros do tipo F, O, MO, RG e PAR são bem difíceis de terem o recurso acolhido.
Erros de O e F, quase todas as vezes, são erros mesmo. Os alunos erram a grafia, deixam de acentuar ou colocar cedilha etc. Portanto, não há muito o que fazer. Em relação a erros de forma em geral, no último concurso do MPOG, notei que muitos alunos deixaram de colocar aspas em palavras de outro idioma. Foram pontos preciosos perdidos em boas redações, infelizmente.
Serviço de recursos para ANAC – SAIBA MAIS
Quase nunca encontro erros de MO e PAR nos recursos que faço, são realmente bem raros. Quanto aos erros de RG, são muito frequentes aqueles relativos ao uso de crase.
Por outro lado, os erros de EC, PO, SDC,CON e COV possuem uma boa chance de serem revertidos.
Nesse contexto, há alguns erros de CON que conseguem ser revertidos com base em casos especiais de concordância verbal ou nominal, muitas vezes não considerados pelo examinador na hora da correção.
Quanto aos erros de EC, SDC e COV, há uma boa chance de serem revertidos, por causa da existência de construções que são aceitas por especialistas renomados, os quais não foram lembrados pelo examinador.
No que se refere a erros de PO, já encontrei diversos empregos de vírgula considerados como erro pelo examinador, mas que, na verdade, eram casos de emprego facultativo.
Por último, mais um detalhe: muitos alunos me perguntam se a interposição de recurso pode diminuir a sua nota. Em minha experiência com concursos, nunca presenciei e nem conheço alguém que tenha tido a sua nota reduzida após ingressar com um recurso em provas discursivas. Dessa forma, acho que vale muito a pena arriscar.
Assim, na etapa de recursos, é evidente a possibilidade de deferimento. Candidatos conscientes não podem desprezar essa oportunidade.
É, ainda, importante observar que a parte de idioma geralmente corresponde a uma boa parcela da nota final da discursiva (no último concurso de APO/MPOG, por exemplo, a parte de idioma das questões discursivas correspondia a 37,5%), o que pode realmente fazer a diferença! Portanto, o aluno deve entrar com recursos de conteúdo e de idioma. O candidato precisa estar ciente de que qualquer décimo acrescido à sua nota pode mudar sua vida!
Por isso, estou à disposição para ajudá-los. Contem comigo!
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Um abraço,
Professora Ludimila
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Ver comentários
Olá Professora, existe a possibilidade de caso interposto recurso quanto a parte de idioma de na reavaliação o examinador diminuir a pontuação dada anteriormente ?
desde já, muito obrigado.
Olá,
Em 16 anos que estou no mundo dos concursos, nunca vi isso acontecer.
Abs