Olá pessoal, tudo bem?
Espero que vocês tenham alcançado o resultado desejado nessa prova da Receita Federal. Fico na torcida por todos os “guerreiros”.
Para ajudá-los, seguem os comentários das questões de Administração Geral da Receita Federal. Vislumbro a possibilidade de recurso na questão 3 (gabarito 1).
Antes dos comentários, aproveito para divulgar meus outros trabalhos aqui no Estratégia:
http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/herbert-almeida-3314/
Seguem os comentários.
1. Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.
I. A liderança, a direção e a gerência são um mesmo papel que necessariamente deve ser desempenhado pelo administrador.
II. Uma das características da liderança autocrática é o comportamento do líder que assume o papel de membro do grupo e atua somente quando é solicitado.
III. A motivação está relacionada a três aspectos diretamente vinculados ao comportamento: a liderança, os objetivos organizacionais e a tomada de decisão.
a) Somente I e II estão corretas.
b) Somente II e III estão corretas.
c) Somente I e III estão corretas.
d) Nenhuma das afirmativas está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Comentário:
I. errado: liderança é o processo de influenciar e dirigir o comportamento das pessoas em direção ao alcance de objetivos. Por outro lado, a direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados.Por fim, a gerência é o desempenho da direção no nível intermediário da empresa (Chiavenato, 2007, p. 295). Assim, a gerência é o exercício da direção instituído formalmente pela organização. Nesse ponto, os termos gerência e liderança se diferenciam. Nem todo líder é gerente, assim como nem todo gerente é líder.
II. errado: liderança autocrática – o líder é quem decide e fixa as diretrizes, sem participação do grupo; determina qual tarefa que cada um deverá executar e qual a composição dos grupos de trabalho; o líder é pessoal e dominador nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada um. Assim, o líder atua sempre, independentemente de solicitação, e não possui papel de membro do grupo.
III. errado: motivação é um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de perseguir ou realizar uma tarefa ou meta. Dizer que uma pessoa está motivada para o trabalho significa dizer que essa pessoa apresenta disposição favorável ou positiva para realizar o trabalho. A motivação é um aspecto psicológico, interno ao indivíduo. Assim, envolve os objetivos pessoais e não organizacionais. O alcance dos objetivos da organização é apenas consequência da motivação humana.
Gabarito: alternativa D.
2. Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.
I. O controle, assim como o planejamento, existe nos três níveis organizacionais: o estratégico, o intermediário e o operacional.
II. A avaliação do desempenho do pessoal é um tipo de controle organizacional e pode incluir informações sobre índices como produção por empregado.
III. Entre as melhores práticas de governança corporativa recomendadas pelo Instituto Nacional de Governança Corporativa para a área de gestão estão a transparência, a clareza e a objetividade na prestação de contas.
a) Somente I e II estão corretas.
b) Somente II e III estão corretas.
c) Somente I e III estão corretas.
d) Nenhuma das afirmativas está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Comentário:
I. correto: sem dúvidas neste item. O planejamento é realizado em três níveis: estratégico, intermediário (tático) e operacional. O controle, por conseguinte, pode se desenvolver nesses mesmos três níveis.
II. correto: também é bem simples. A avaliação de desempenho também é uma forma de controle e permite que se verifique a produção dos empregados.
III. correto: o Instituto Nacional de Governança Corporativa apresenta os seguintes princípios básicos para a boa governança corporativa:
Percebam que o item apresentou alguns desses princípios, utilizando apenas algumas palavras diferentes.
Assim, todos os itens estão corretos.
Gabarito: alternativa E.
3. Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.
I. Na criação do conhecimento, o conhecimento tácito é pessoal, difícil de formalizar e comunicar. Já o conhecimento explícito refere-se ao que pode ser transmitido na linguagem formal.
II. Um processo é um conjunto de atividades encadeadas, que devem ser realizadas por pessoas e não por máquinas.
III. Os recursos aplicados por unidade de saída e o tempo de processamento por unidade produzida são medidas de eficiência.
a) Somente II e III estão corretas.
b) Somente I e II estão corretas.
c) Somente I e III estão corretas.
d) Nenhuma das afirmativas está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Comentário: CABE RECURSO.
O primeiro item está correto. O conhecimento explícitoé objetivo, claramente descritível e possível de ser codificado em documentos, práticas e treinamento. Por outro lado, o conhecimento tácito é altamente subjetivo, difícil de comunicar, registrar, documentar ou ensinar aos outros, pois está no indivíduo e na maneira como interpreta a realidade, ou seja, está relacionado a um contexto específico pessoal e não formalizado. Assim, enquanto o conhecimento tácito é de difícil reprodução, o conhecimento explícito pode ser transmitido pela linguagem formal.
O segundo item está errado, pois os processos podem ser realizados por pessoas e por máquinas.
Por fim, o terceiro item é correto, mas merece recurso. A eficiência diz respeito à relação entre insumos consumidos e produtos gerados. Assim, pode-se verificar a eficiência tanto em relação aos recursos como ao tempo.
Todavia, há sim possibilidade de recurso neste quesito. De acordo com Maria das Graças Rua, os indicadores de processose dividem em:
Assim, pelos ensinamentos da autora, apenas os indicadores de produtividade se relacionam com a eficiência. Confesso que a capacidade também é uma medida de eficiência, mas não é assim que a autora trabalhou em seu artigo. Dessa forma, o candidato poderia pensar que era justamente este o objetivo do avaliador, ou seja, verificar se o candidato conhecia a diferença entre os indicadores de produtividade e capacidade. Assim, o item pode ser anulado.
RUA, Maria das Graças. Desmistificando o problema: uma rápida introdução ao estudo dos indicadores. Brasília:Escola Nacional de Administração Pública, 2004.
Gabarito: alternativa C (cabe recurso).
4. Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.
I. O planejamento estratégico é elaborado no nível institucional, tem conteúdo detalhado e analítico abordando cada unidade organizacional em separado.
II. O planejamento impõe racionalidade e proporciona rumo às ações da organização.
III. O planejamento estratégico é definido na área de intersecção dos conjuntos definidos pelos parâmetros viabilidade externa, capacidade interna e visão compartilhada.
a) Somente I e II estão corretas.
b) Somente II e III estão corretas.
c) Somente I e III estão corretas.
d) Nenhuma das afirmativas está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Comentário: Chiavenato destaca três níveis da organização: institucional, intermediário (gerencial) e operacional.
No nível institucional, o planejamento é estratégico, genérico e sintético, orientado para o longo prazo e com amplitude macroorientada, abordando a organização como um todo. No nível intermediário, por outro lado, o planejamento é tático, menos genérico e mais detalhado, focando o médio prazo e com uma amplitude envolvendo cada unidade ou conjunto de recursos. Por fim, no nível operacional, o planejamento é operacional, detalhado e analítico, com extensão de tempo para o curto prazo, microorientado, abordando cada tarefa ou operação isoladamente.
Vejam, dessa forma, que o primeiro item está errado, pois o planejamento institucional é genérico (não analítico) e foca a organização como um todo.
O segundo item está correto, pois a ideia do planejamento é dar racionalidade às ações da organização.
Por fim, o último item também está correto, pois a viabilidade externa (as condições externas), a capacidade interna (ambiente interno) e a visão compartilhada são parâmetros do planejamento estratégico traduzidos pela definição do que é necessário e possível, demonstrando o que a organização é capaz de fazer e, dessa forma, qual o futuro desejado para a organização.
Gabarito: alternativa B.
5. Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.
I. A tomada de decisão pode ser descrita como o ato de identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico.
II. As decisões são normalmente classificadas como programadas e não programadas. Porém, há aquelas que não se enquadram em nenhuma das duas definições e são chamadas de decisões imprevisíveis ou baseadas em incerteza.
III. O planejamento consiste na tomada antecipada de decisões sobre o que fazer antes que a ação seja necessária.
a) Somente I e II estão corretas.
b) Somente II e III estão corretas.
c) Somente I e III estão corretas.
d) Nenhuma das afirmativas está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Comentário: a tomada de decisão é a escolha de um curso de ação para solucionar um problema. Dessa forma, o primeiro item está correto.
As decisões podem ser:
São somente estes dois tipos. Vejam que as decisões imprevisíveis são decisões não programadas. Logo, o item II está errado.
Finalmente, o terceiro item está correto. O planejamento é uma antecipação do futuro. Assim, as decisões são tomadas de forma antecipada. Quando a situação ocorrer, bastará colocar em prática o que já foi decidido.
Assim, os itens I e III estão corretos.
Gabarito: alternativa C.
É isso!
Precisando é só chamar. Boa sorte com os recursos.
Herbert Almeida
herbert@estrategiaconcursos.com.br
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