Olá, pessoal! Já ouviram falar em Quadro Complementar de Oficiais do Exército? Não? Sim? Seja qual for a sua resposta, nesse artigo vamos abordar o que você precisa saber sobre essa excelente oportunidade: concurso de admissão à Escola de Formação Complementar do Exército – EsFCEx!
Contextualização
O Exército Brasileiro possui em seus quadros permanentes, quatro tipos de oficiais (os da linha Bélica, formados na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), o quadro de Engenheiros militares formados no Instituto Militar de Engenharia (IME), os oficiais de saúde formados na Escola de Saúde do Exército (ESEx) e os oficiais da linha Complementar formados na EsFCEx (Escola de Formação Complementar). Estes últimos, são profissionais formados em instituições de ensino civil, nas mais diversas áreas do conhecimento, tais como Ciências Contábeis, Administração, Direito, Psicologia, Pedagogia, Biblioteconomia, Farmácia, Informática, Enfermagem, Magistério, entre outras. E é justamente essa uma grande oportunidade.
O concurso…
A prova é realizada anualmente, normalmente em final de setembro e composta de conhecimentos Gerais (Português, Língua Estrangeira, História e Geografia do Brasil) e conhecimentos específicos relacionados a cada área de atuação.
Veja que estamos diante de uma excelente oportunidade de estudo, haja vista que existe uma regularidade na realização do concurso, vale dizer, o estudo de um ano não é perdido caso o candidato não logre êxito no certame inicialmente.
Idade Limite: 36 anos na data da matrícula (geralmente, primeira quinzena de março do ano do curso).
Quer se preparar em alto nível? Conheça nossos cursos: CURSOS EsFCEx
O curso de formação na EsFCEx …
O Curso de Formação de Oficiais (CFO) tem duração de 9 meses e é realizado de março a novembro na cidade de Salvador – BA. Vale destacar que desde o início o Tenente Aluno já recebe uma remuneração interessante, pois são considerados 1° Tenente-Aluno, com remuneração inicial equivalente ao posto de 1º Tenente (Remuneração bruta mensal, aproximada: R$ 9.500,00).
No CFO, o oficial aluno estuda disciplinas voltadas ao meio militar, a fim de adquirir conhecimentos inerentes à carreira. Durante o curso os alunos realizam viagens (Brasília-DF, Rio de Janeiro-RJ, Resende-RJ, Taubaté-SP, entre outras de acordo com o cronograma anual do CFO). Essas atividades são importantes para que o oficial aluno tenha conhecimento institucional e contato com as atividades que serão desenvolvidas por eles após a formação. Os oficiais recém formados ao final do curso escolhem os locais onde irão servir (trabalhar), de acordo com o grau adquirido no curso. As vagas são disponibilizadas em todo o território nacional e variam a cada ano (algumas cidades geralmente abrem vagas todo o ano como Rio de Janeiro-RJ e Brasília-DF, devido ao grande número de Organizações Militares nessas cidades), conforme podemos verificar no exemplo abaixo:
Distribuição das vagas nos últimos concursos (área Contabilidade):
No âmbito do CFO, o aluno ainda conta com algumas disciplinas que permitem a obtenção do título de Especialista em Aplicações Complementares às Ciências Militares (pós-graduação lato sensu), reconhecida pelo Ministério da Educação.
Vale destacar, ainda, que a escola possui uma excelente infraestrutura que inclui hospedagem, alimentação, local para prática de esportes e assistência médica básica. É uma espécie de resort all inclusive kkkkk (brincadeira…). De qualquer forma, se for o caso, você pode já no CFO economizar uma boa grana!
A carreira…
A carreira do Oficial do Quadro Complementar inicia-se no posto de 1º tenente. Posteriormente, recebe as promoções a capitão (após o interstício de 6 anos aprox.), major (após o interstício de 8 anos aprox.), tenente-coronel (após o interstício de 5 anos aprox.) e coronel (após o interstício de 3 anos aprox.), sendo este o último posto da carreira.
Para mais informações sobre o concurso consulte o sítio da Escola: www.esfcex.ensino.eb.br.
A especialidade de Ciências Contábeis…
Dentre as várias especialidades vamos nos deter agora na especialidade de Ciências Contábeis, pois é a nossa área de atuação e podemos decifrá-la para vocês, tendo em vista que esse concurso está no DNA de nossa equipe aqui no Estratégia.
O conteúdo específico da prova de Ciências Contábeis foi exigido no último edital (2016), da seguinte forma:
a) Administração;
b) Administração Pública Federal;
c) Orçamento Público;
d) Contabilidade Pública;
e) Contabilidade Geral;
f) Contabilidade de Custos;
g) Contabilidade Gerencial;
h) Análise de Balanço.
Esse é o rol de disciplinas que consta no edital, mas nos últimos 6 anos a banca focou em Contabilidade de Custos, Contabilidade Pública e Orçamento Público. Essas disciplinas somadas alcançaram um percentual aproximado de 90% da prova (normalmente, metade da prova focada em custos e a outra metade em Contabilidade Pública e Orçamento). Apesar disso, geralmente, alguma ou outra questão foge à regra e acaba sendo abordada pelos demais itens.
Como o Estratégia Concursos pode te auxiliar nessa jornada rumo à EsFCEx?
Temos diversos cursos preparados especialmente para esse concurso. Todos os cursos podem ser acessados no seguinte link:
Para a área de Contabilidade, preparamos uma “tropa de elite” aqui para elaborarmos um material de qualidade totalmente focado naquilo que realmente interessa para enfrentar as questões de prova para o QCO/Contábeis.
Nossa equipe “tropa de elite” é composta além de mim (Prof. Gilmar Possati), pelos colegas e companheiros de farda, Prof. Rodrigo Moreira e Prof. Fernando Morgental, todos aprovados nesse concurso, conforme vocês podem ver na apresentação da equipe nas aulas demonstrativas, cujos links inserimos abaixo:
CURSO CONTABILIDADE GERAL P/ EsFCEx
CURSO DE CONTABILIDADE DE CUSTOS P/ EsFCEx
CURSO DE CONTABILIDADE PÚBLICA P/ EsFCEx
Baixe as aulas demonstrativas gratuitamente e confira nossa proposta metodológica para nos prepararmos em alto nível para essa excelente oportunidade!
Aproveitamos a oportunidade para divulgar a PROPOSTA do quantitativo de vagas para o próximo concurso, o que poderá ser alterada até a divulgação do edital.
Apesar de o quantitativo de vagas ter diminuído em comparação com os últimos anos, vale destacar que esse concurso é anual, independente de crise no governo, terceirização, mimimi, etc! Desde o ano de 1990 temos concursos regulares, apenas com oscilações no número de vagas e formações. Já foram formados mais de 2.000 oficiais nesse período!
Bons estudos!
Equipe Possati
Curta a nossa página e fique ligado(a) em todas as nossas atividades.
www.facebook.com.br/profgilmarpossati
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: Contabilizando
Siga-me no Instagram: @profgilmarpossati
P.S. Aliste-se no nosso “Exército Contábil”. Estamos montando uma lista de alunos interessados em receber atualizações, dicas, conteúdos relevantes entre outras informações que de fato agreguem valor na sua preparação. Tudo de forma gratuita e exclusiva. Já temos centenas de alunos cadastrados.
Link para alistamento: http://eepurl.com/crI8YT
Neste artigo você encontrará um resumo da modalidade de documento Relatório Multiprofissional para o Concurso…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado final STJ para os cargos de analista…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado especial TRT PE para os cargos de…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado especial TJ RO para os cargos de…
Opa, como vai?! Neste material veremos um tema cada vez mais importante e cobrado em…
Neste artigo você encontrará um resumo da modalidade de documento Laudo Psicológico para o Concurso…
Ver comentários
bom dia amigo, tenho algumas dúvidas.
estou com vontade de prestar esse concurso https://arquivo.pciconcursos.com.br/exercito-abre-20-vagas-no-concurso-de-admissao-a-esfcex/1392108/a3e9a893ec/edital_de_abertura.pdf
Sou formado em Pedagogia com especialização.
se aprovado for, ao termino dos nove meses de curso que atribuições terei e por quanto tempo?
abração
Pedro, para os pedagogos há trabalho no sistema de ensino militar, basicamente nos colégios militares espalhados pelo país. Ao final do curso você será distribuído em alguma vaga e o tempo de carreira para quem não possui tempo de serviço é atualmente de 30 anos, com a possibilidade de chegar até o posto de Coronel. Bons estudos!
Um Tenente psicólogo após sua formação, tem poder para fazer cursos da área combatente dentro do Exército, perante sua formação?
Pode sim, apesar de ser improvável. Bons estudos!
Sei que é cedo para pensar nisto, mas, pelo QCO é possível acessar os cursos de guerra na selva, comandos e forças especiais?
Desde já agradeço!
Thiago, tenho um colega de turma que realizou o Guerra na Selva e outra colega que realizou o curso de Paraquedista (PQD). Já Comandos e Forças Especiais desconheço QCO que tenha conseguido... eles até deixam entrar, mas sair não rsrsrs Abs!
Gostaria de saber como é o curso EsFCEx, se tem acampamento o curso, eu já fui soldado do EB e gostaria de saber se o período básico é do mesmo jeito
Mesma ideia, Mateus! Mas, talvez mais tranquilo, a depender de como foi o teu básico.
Ola gostaria de saber se uma bacharel em análise de sistemas pode prestar o concurso visto que essa formação abrange entre outros, a área de informática
Até onde sei, pode sim!
Ola gostaria de saber se uma bacharel em análise de sistemas pode prestar o concurso visto que essa formação abrange entre outros, a área de informática
a minha duvida é a seguinte:
Tenho família(mulher e filho), o curso (caso eu consiga lograr exito) como foi dito tem duração de 9 meses e é em Salvador-BA. Sou de outro estado e bem longe do local do curso, diante disso o exercito permite que minha família possa estar comigo durante todo o curso(tipo auxilio moradia) ou o regime do curso durante os 9 meses é de internato e só poderei estar com minha família depois de concluído o curso?
Josué, tem possibilidade sim. Não é regime de internato, mas não há auxílio moradia. Mas, como você já sai ganhando um bom salário não será problema.
Boa noite! Gostaria de saber se dentro da area de informatica é possivel trabalhar com seguranca de dados pelo QCO
É possível sim!
Bom dia guerreiro!
Meu nome é Jonathan, tenho 29 anos, ainda não tenho curso superior, mas pretendo cursar uma faculdade, para adentrar ao QCO, queria saber, pois com a minha idade até a formação do curso, se teria alguma chance de dar certo e qual, é mais provável de vaga? Pretendo fazer faculdade de direito.
Att Jonathan.
Boa noite! Gostaria de saber se esse concurso não abre mais vaga para magistério português. Grata