Caros alunos,
Vejam a seguir a resolução das questões da prova do Colégio Pedro II para o cargo de Assistente em Administração, que aconteceu neste domingo.
PEDRO II – 2017) Considere a proposição…
RESOLUÇÃO:
Uma equivalência manjada da proposição condicional é obtida invertendo a ordem das duas proposições e negando ambas. Ou seja, uma equivalência de P–>~Q seria:
~(~Q) –> ~P
Ou melhor:
Q–>~P
Resposta: D
PEDRO II – 2017) Observe a tabela-verdade…
RESOLUÇÃO:
Na primeira linha, como R é V, notamos que ~R será F. Assim, a proposição P–>(~R^Q) fica:
V–>(F^V)
ou seja,
V–>F
Esta é uma condicional falsa, de modo que x é F.
Na segunda linha, o mero fato de P ser F torna toda a proposição verdadeira. Isto porque basta o antecedente ser F para que a condicional seja V. Logo, y é V.
Resposta: C
PEDRO II – 2017) Dez técnicos administrativos…
RESOLUÇÃO:
Note que 2 técnicos se ausentaram, de modo que no primeiro caso tínhamos 10 técnicos e, no segundo caso, 8 técnicos. No segundo caso eles vão trabalhar 9 horas por dia, ou seja, 1 hora por dia a mais que no primeiro. Podemos esquematizar assim:
Técnicos Horas/dia Dias
10 8 36
8 9 D
Quanto MAIS dias disponíveis, podemos realizar o trabalho com MENOS técnicos, trabalhando MENOS horas por dia. Logo, devemos inverter as duas primeiras colunas, que representam grandezas inversamente proporcionais ao número de dias:
Técnicos Horas/dia Dias
8 9 36
10 8 D
Montando a proporção:
36/D = (8/10).(9/8)
36/D = 9/10
4/D = 1/10
D = 40 dias
Resposta: B
PEDRO II – 2017) Alex, João e Pedro…
RESOLUÇÃO:
Para cada um dos rapazes, temos as seguintes possibilidades:
Como Pedro vai trabalhar no Campus C, podemos tirar essa possibilidade dos demais. Sobram os campi A e B. Como Alex não vai trabalhar no A, este deve ser de João, e Alex fica com o B. Temos:
A afirmação “Alex não vai trabalhar só com Ensino Fundamental” sugere que ele vai trabalhar com Ambos os ensinos. Como Pedro vai ficar com o campus que só tem ensino médio, sobra para João o campus com apenas ensino fundamental. Temos:
Assim, os campi A, B e C oferecem, respectivamente:
Resposta: D
PEDRO II – 2017) Considere as premissas…
RESOLUÇÃO:
Se um poliglota NÃO é inteligente, ele NÃO pode ser aluno do Colégio Pedro II, pois todos os alunos deste colégio são inteligentes, como diz a primeira premissa.
Logo, podemos afirmar que se um poliglota NÃO é inteligente, ele NÃO é aluno do Colégio Pedro II.
Resposta: A
PEDRO II – 2017) Em 2002, o Euro…
RESOLUÇÃO:
Veja que 1 DEM = 102,72 PTE. Como 1 Euro = 200,48 PTE, podemos dizer que:
1 PTE = 1/200,48 Euro
Substituindo 1 PTE por 1/200,48 Euro na primeira equação que escrevi, temos:
1 DEM = 102,72 x (1/200,48) Euro
Como 1 Euro = 0,89 dólar, podemos escrever:
1 DEM = 102,72 x (1/200,48) x 0,89 dólar
Efetuando os cálculos, temos:
1 DEM = 0,456 dólar
A resposta mais próxima é a da alternativa C.
Resposta: C
PEDRO II – 2017) Considere as seguintes…
RESOLUÇÃO:
Aqueles “alguns alunos” que são inteligentes são também dedicados, pois sabemos que todos os alunos são dedicados. Assim, podemos afirmar que existem pessoas que são inteligentes e também educadas.
Resposta: A
PEDRO II – 2017) Andy, Betty…
RESOLUÇÃO:
Vamos chamar as amigas pelas iniciais A, B, C, D e E. Como A e D tem menos que C, podemos esquematizar assim:
C > A
C > D
Como A e E tem mais que B:
A > B
E > B
Veja que podemos juntar com a informação acima, ficando com:
C > A > B
E > B
C > D
Como D tem mais que E e menos que A:
A > D > E
Veja que todas as pessoas tem pelo menos uma outra que possui MENOS dinheiro que ela:
A tem mais que B; E tem mais que B, C tem mais que A, D tem mais que E.
Somente B não tem mais dinheiro que ninguém. Esta é a pessoa com menos dinheiro.
Resposta: B
PEDRO II – 2017) Abrão, Arão, …
RESOLUÇÃO:
Repare que, para formar senhas, devemos permutar as letras de AACDEIII. Trata-se da permutação de 8 letras, com repetição de 2 letras A e 3 letras I. Calculamos o total assim:
P(8; 2 e 3) = 8! / (2! x 3!)
P(8; 2 e 3) = 8x7x6x5x4x3! / (2! x 3!)
P(8; 2 e 3) = 8x7x6x5x4 / (2!)
P(8; 2 e 3) = 8x7x6x5x4 / 2
P(8; 2 e 3) = 8x7x6x5x2
P(8; 2 e 3) = 3360
Resposta: B
PEDRO II – 2017) Uma pessoa, com uma calculadora…
RESOLUÇÃO:
Veja que y é a raiz quarta de x, ou seja,
y = x1/4
Veja ainda que 10 é a raiz quadrada de y, de modo que y é igual a 10 ao quadrado, ou seja,
y = 100
Assim,
100 = x1/4
Elevando ambos os lados à quarta potência:
1004 = x(1/4).4
1004 = x1
100.000.000 = x
Resposta: C
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