Caros alunos,
Vejam abaixo a resolução das questões da prova do IBGE.
ANALISTA CENSITÁRIO IBGE
FGV – IBGE – 2017) Marcelo foi chamado…
RESOLUÇÃO:
Se é mentira que “todos os relatórios que ele [Pedro] recebeu foram avaliados”, então é verdade a negação desta proposição:
“Algum relatório que ele [Pedro] recebeu NÃO foi avaliado”.
Temos algo similar a isto na alternativa:
“Pelo menos um relatório não foi avaliado”
Resposta: A (pelo menos um relatório não foi avaliado)
FGV – IBGE – 2017) Em um jogo há fichas brancas e pretas…
RESOLUÇÃO:
Sabemos que qualquer ficha branca não é quadrada, ou seja, NENHUMA ficha branca é quadrada. Em outras palavras, se alguma ficha for quadrada, ela NÃO pode ser branca, devendo ser necessariamente preta. Isto nos permite dizer que toda ficha quadrada é preta (alternativa B).
Não podemos dizer que toda ficha preta é quadrada, pois é possível ter fichas pretas de outros formatos. E nem podemos afirmar quais são os formatos das fichas brancas, sabemos apenas que elas não podem ser quadradas (podem ser redondas e/ou triangulares).
Resposta: B (toda ficha quadrada é preta)
FGV – IBGE – 2017) Quatro pessoas, Ana…
RESOLUÇÃO:
Como Ana e Bia devem se sentar juntas, podemos considerar que elas são 1 pessoa só, de modo que no total nós temos 3 pessoas. Também podemos considerar que 2 cadeiras formam 1 cadeira única, de modo que no total nós temos 5 cadeiras. Assim, a primeira pessoa pode se sentar em qualquer das 5 cadeiras, a segunda em qualquer das 4 cadeiras restantes, e a terceira em qualquer das 3 cadeiras restantes, totalizando 5x4x3 = 60 formas de se sentar. Considerando ainda que, em cada um desses 60 casos, Ana e Bia podem trocar de lugar entre si (num total de 2 posições possíveis), temos 2×60 = 120 formas de todas as pessoas se sentarem.
Resposta: D (120)
FGV – IBGE – 2017) Considere como verdadeira…
RESOLUÇÃO:
A frase do enunciado é a condicional p–>q em que:
p = todas as flores são vermelhas
q = o jardim é bonito
Esta frase equivale a dizer ~q–>~p e também ~p ou q. Escrevendo essas duas equivalências:
~p ou q:
“ALGUMA flor NÃO é vermelha OU o jardim é bonito”
Não temos uma opção de resposta como esta.
~q–>~p:
“Se o jardim NÃO é bonito, então ALGUMA flor NÃO é vermelha”
Temos uma frase similar a esta na alternativa E.
Resposta: E (se o jardim não é bonito, então PELO MENOS UMA flor não é vermelha).
FGV – IBGE – 2017) Considere verdadeira a afirmação:
Todo computador..
RESOLUÇÃO:
Se esta conjunção do enunciado é verdadeira, então é VERDADE que:
Considerando as condicionais que escrevi entre parênteses, podemos escrever que:
é grande –> é bom –> é caro
ou seja,
é grande –> é caro
Na alternativa E temos a frase “Se um computador é grande, então é caro”, que é o nosso gabarito.
Resposta: E
FGV – IBGE – 2017) Entre os cinco números 2, 3, 4…
RESOLUÇÃO:
O número de formas de escolher 2 dos 5 números é dado pela combinação C(5,2) = 5×4/2 = 10.
Destas formas, aquelas que resultam em um produto ÍMPAR são as que os dois números sorteados são ímpares. Ou seja, a única forma de gerar um produto ímpar é escolhendo 3 e 5. Logo, das 10 formas que temos de escolher 2 números, em 1 teremos produto ímpar e nas outras 9 teremos produto par. A probabilidade de obter um produto par é:
P = 9 / 10 = 90%
Resposta: E (90%)
FGV – IBGE – 2017) A probabilidade de um determinado…
RESOLUÇÃO:
A probabilidade de errar uma questão é de 100% – 70% = 30%. A probabilidade de errar uma E errar a outra é:
P = 30% x 30% = 0,3 x 0,3 = 0,09 = 9%
Resposta: A (menor que 10%)
FGV – IBGE – 2017) Em um certo município foi feita uma…
RESOLUÇÃO:
Veja na tabela que as residências com somente 1 criança são 44, e as residências com 2 crianças são 56. Logo, as residências com uma ou duas crianças são 44 + 56 = 100.
O total de residências é 25 + 44 + 56 + 20 + 12 + 3 = 160. Logo, o percentual de residências com uma ou duas crianças é:
P = 100 / 160 = 10 / 16 = 5 / 8 = 2,5 / 4 = 1,25 / 2 = 0,625 = 62,5%.
Resposta: D (62,5%)
FGV – IBGE – 2017) Em um encontro de 12 pessoas…
RESOLUÇÃO:
Veja que cada uma das 4 pessoas que não conhece ninguém cumprimenta cada uma daquelas 8 pessoas que se conhecem com um aperto de mão, o que leva a 4×8 = 32 apertos de mão.
Além disso, essas 4 pessoas se cumprimentam entre si com apertos de mão também. Combinando essas 4 pessoas em duplas, temos C(4,2) = 4×3/2 = 6 apertos de mão.
Ao todo, temos 32 + 6 = 38 apertos de mão.
Resposta: C (38)
FGV – IBGE – 2017) O número de balas de menta…
RESOLUÇÃO:
Sendo Me balas de menta e Mo balas de morango inicialmente, sabemos que as de menta são o dobro das de morango:
Me = 2.Mo
Após dar 5 balas de cada sabor para a irmã, sobram Me-5 balas de menta e Mo-5 balas de morango. Agora, as de menta são o triplo das de morango:
Me – 5 = 3.(Mo – 5)
Me – 5 = 3.Mo – 15
Me = 3.Mo – 10
Podemos substituir Me por 2.Mo na equação acima, ficando:
2.Mo = 3.Mo – 10
10 = 3.Mo – 2.Mo
10 = Mo
Me = 2.Mo = 2.10 = 20
Inicialmente ela tinha 10 balas de morango e 20 de menta, totalizando 30 balas.
Resposta: C (30)
AGENTE CENSITÁRIO IBGE
Faça o download completo das questões aqui (embora em ordem diferente da que eu resolvi, pois se trata de outro tipo de prova):
Parte 1 da prova de Agente Censitário
Parte 2 da prova de Agente Censitário
FGV – IBGE – 2017) Juliana leu 10 livros…
RESOLUÇÃO:
O tempo gasto, depois da quarta-feira em que ela terminou o segundo livro, até ela terminar o décimo livro foi de:
4 + 5 + 6 + 7 + 8 + 9 +10 + 11 = 60 dias
Como a semana tem 7 dias, podemos dividir 60 por 7, obtendo o resultado 8 e o resto 4. Isto indica que os 60 dias de leitura correspondem a 8 semanas completas (que começam numa quinta-feira e terminam na quarta-feira seguinte) e mais 4 dias: quinta, sexta, sábado, DOMINGO.
Assim, ela terminou a leitura no domingo.
Resposta: A (domingo)
FGV – IBGE – 2017) Sérgio deve R$7,50…
RESOLUÇÃO:
A menor quantidade de moedas é obtida trabalhand0-se com moedas de valor mais elevado. Ou seja, podemos pegar 7 moedas de 1 real e mais 1 moeda de 50 centavos, totalizando 8 moedas.
A maior quantidade de moedas é obtida trabalhando-se com moedas de valor mais baixo (25 centavos). Podemos dividir 7,50 por 0,25, obtendo 30 moedas.
Assim, a diferença é de 30 – 8 = 22 moedas entre as duas situações.
Resposta: A (22)
FGV – IBGE – 2017) Sete amigos jantaram…
RESOLUÇÃO:
Se cada um dos 7 amigos pagasse N reais, teríamos 7.N reais, que é o valor da conta. Como apenas 6 amigos pagaram, cada um deles teve que desembolsar N + 14,50 reais, de modo que a conta também pode ser escrita na forma 6.(N+14,50). Ou seja,
7N = 6.(N + 14,50)
7N = 6N + 6.14,50
7N – 6N = 87
N = 87 reais
O total da conta foi de 7.N = 7×87 = 609 reais.
Resposta: E (609 reais)
FGV – IBGE – 2017) Lucas foi de carro para…
RESOLUÇÃO:
No dia de trânsito intenso, Lucas gastou 80 minutos (1h20min) a uma velocidade V. No dia sem trânsito, ele gastou 48 minutos a uma velocidade de V+20 km/h. Podemos escrever que:
Tempo Velocidade
80 V
48 V + 20
Quanto MAIOR a velocidade, MENOR o tempo. As grandezas são inversamente proporcionais. Invertendo uma delas, temos:
Tempo Velocidade
48 V
80 V + 20
Fazendo a multiplicação cruzada:
48.(V+20) = 80.V
48V + 48.20 = 80V
960 = 80V – 48V
960 = 32V
V = 960/32
V = 30km/h
Portanto, no dia de trânsito intenso a velocidade foi de 30km/h, ou seja, 30 km percorridos a cada 60 minutos (uma hora). Sendo D a distância da casa até o trabalho, e lembrando que neste dia de trânsito ele gastou 80 minutos, temos:
30km ———— 60 minutos
D km ———— 80 minutos
Resolvendo a regra de três:
30 x 80 = D x 60
30 x 8 = D x 6
5 x 8 = D
D = 40km
Resposta: B (40km)
FGV – IBGE – 2017) Na equipe de Mário há 6 mulheres…
RESOLUÇÃO:
Sendo H o número de homens, temos H + 6 mulheres (6 a mais que o número de homens). O total de pessoas na equipe é 60, ou seja,
homens + mulheres = 60
H + H + 6 = 60
2H = 60 – 6
2H = 54
H = 27 homens
M = 27 + 6 = 33 mulheres
Assim, a razão entre mulheres e homens é:
Mulheres / Homens = 33 / 27 = 11 / 9
Resposta: E (11/9)
FGV – IBGE – 2017) Considere como verdadeiras as sentenças…
RESOLUÇÃO:
Podemos esquematizar as sentenças assim:
Roberto vascaíno –> Jair botafoguense
Roberto não vascaíno –> Sérgio tricolor
Lembrando que p–>q equivale a ~q–>~p, a primeira proposição acima pode ser substituída por:
Jair não botafoguense –> Roberto não vascaíno
Assim, ficamos com o par:
Jair não botafoguense –> Roberto não vascaíno
Roberto não vascaíno –> Sérgio tricolor
Podemos “juntar” as sentenças, ficando com:
Jair não botafoguense –> Roberto não vascaíno –> Sérgio tricolor
Ou seja,
Jair não botafoguense –> Sérgio tricolor
Temos esta condicional na alternativa B.
Resposta: B (se Jair não é botafoguense, então Sérgio é tricolor).
FGV – IBGE – 2017) Quando era jovem, Arquimedes…
RESOLUÇÃO:
Veja que 1h45min corresponde a 60 + 45 = 105 minutos. Assim, considerando quando Arquimedes era jovem, temos:
15km ———— 105 minutos
1km ————- N minutos
15.N = 1.105
N = 105 / 15 = 7 minutos
Veja também que 1h20min corresponde a 60 + 20 = 80 minutos. Assim, considerando os valores para quando Arquimedes é idoso:
8km ———- 80 minutos
1km ———- N minutos
8.N = 1.80
N = 10 minutos
Portanto, a diferença de tempo para percorrer 1km é de 10 – 7 = 3 minutos.
Resposta: D (3 minutos)
FGV – IBGE – 2017) Bia quer comprar chicletes…
RESOLUÇÃO:
Veja que Bia deve priorizar os pacotes com 10 chicletes por 7 reais, pois neste caso cada chiclete sai por 7 / 10 = 0,70 = 70 centavos. Como ela tem 90 reais, podemos dividir esta quantia por 7 reais, para saber quantas quantidades inteiras de pacotes de 10 chicletes ela pode comprar. O resultado desta divisão é 12, e o resto é 6. Ou seja, é possível comprar 12 pacotes de 10 chicletes, totalizando 12×10 = 120 chicletes, e sobram 6 reais.
Com estes 6 reais, é possível comprar mais 1 pacote de 5 chicletes, que custa 4 reais, sobrando 6 – 4 = 2 reais.
Com estes 2 reais, é possível comprar mais 2 chicletes avulsos, cada um por 1 real.
Ao todo, Bia pode comprar até 120 + 5 + 2 = 127 chicletes.
Resposta: E (127)
FGV – IBGE – 2017) Leo atendeu em média 24…
RESOLUÇÃO:
O total de pacientes atendidos é de 24×3 + 32×2 = 136.
Resposta: D (136)
FGV – IBGE – 2017) Felipe comprou alguns pares…
RESOLUÇÃO:
Sejam N pares de 12 reais e M pares de 15 reais. O valor gasto é:
N.12 + M.15 = 90 reais
N.12 = 90 – M.15
N = (90 – M.15)/12
A expressão acima nos permite calcular quantos pares de 12 reais (N) foram comprados, desde que a gente defina quantos pares de 15 reais (M) foram comprados. Como queremos o maior valor possível para N, vamos começar testando o menor valor possível para M, ou seja, M = 1. Com isso:
N = (90 – 1.15)/12 = 75 / 12
Veja que a divisão 75/12 não é exata, ou seja, chegaríamos em um número “quebrado” para a quantidade de pares de meia de doze reais. Por isso, M = 1 não serve. Vamos tentar M = 2:
N = (90 – 2.15)/12 = 60/12 = 5
Neste caso foi possível fazer a divisão exata. O número máximo de pares de 12 reais é igual a 5.
Resposta: B (5)
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Ver comentários
Obrigada Professor pela resolução!
A gente sai da prova agoniado e é bom já ter acesso às resoluções!
Espero que os outros professores façam também!
Valeu
Boa noite, haverá resolução das outras questões da prova além da de matemática?
Valeu mestre, errei apenas uma de matematica.
Muito Obrigada!
E as outras matérias pra ACA ?
não da pra postar tb ?
por favoooor
Carlos Xavier e Terror!
Professor, o Estratégia lançará gabarito das outras matérias?
Grato!
Assim que os outros professores tiverem disponibilidade eles devem comentar as questões também :)
Abraço,
Arthur
Muito obrigada de verdade, Professor Arthur!!!!!!!!!!!!!!
Fiz para Agente CR.
Infelizmente errei a questão acerca da velocidade e distância, não prestei atenção na lógica que seriam grandezas inversamente proporcionais e fiz a regra de três errado considerando diretamente proporcionais! Marquei 36 ao invés de 40!!!! (não cometerei esse erro novamente na próxima prova, obrigada!!!!) Errei a questão da razão do número de mulheres para o número de homens, porque sou péssima em razão e já sabia que ia errar mesmo. Das 10, errei essas duas. Faltam os outros gabaritos, claro, mas estou confiante!
Queria muito que o Prof.Décio resolvesse a prova de português! Estou ansiosa por esse gabarito porque a maioria era interpretação.
Obrigada.
Equipe Estratégia é a melhor!
Obrigada!
Poderiam postar das outras matérias?
Poor favor!
Obrigada, professor!
valeu professor! estou esperando também a resolução das outras questões!( Noções de administrações Língua Portuguesa), por gentileza!
Obrigada