Fala pessoal, tudo bem? Saiu o edital do ICMS/SC e, com ele, uma surpresa: a cobrança da disciplina de Raciocínio Crítico. Eu serei o professor aqui no Estratégia desta matéria, bem como Raciocínio Lógico e Estatística. Muitos alunos estão querendo entender que matéria nova é essa, do que se trata, como estudar etc. Preparei este artigo para dar uma visão completa para vocês, ok?
A lógica pode ser dividida em dois “ramos”: a lógica formal e a lógica informal. No edital do ICMS/SC foram cobrados os DOIS! Isso mesmo. A lógica formal, como o próprio nome diz, é aquela que se preocupa com a forma, isto é, com a estrutura dos argumentos. Trata-se do estudo dos argumentos dedutivos, como:
“Sempre que faz sol eu vou à praia. Ontem fez sol. Logo, ontem eu fui à praia”.
Veja que, neste tipo de argumento, não há margem para discussão. Se você concordar com as premissas (as duas primeiras frases), você é OBRIGADO a concordar com a conclusão (a última frase). Não há julgamento subjetivo a ser feito, não há qualquer nuance a ser analisada.
A lógica informal, que é a base de estudo do Raciocínio Crítico, preocupa-se com a análise de argumentos informais, em especial os argumentos indutivos e os abdutivos. Veja este exemplo:
“Tive dois carros da Ford e os dois quebraram. Não compre carros da Ford, eles não são confiáveis”.
Repare que é possível concordar com a premissa (tive 2 carros da Ford e eles quebraram) e, mesmo assim, discordar da conclusão (de que os carros da Ford não são confiáveis). Alguém poderia dizer, por exemplo: “mas você comprou 2 carros da Ford com mais de 10 anos de uso! É claro que eles iriam quebrar”. Ou seja, há margem para discussão! Essa é a grande diferença dos argumentos trabalhados no Raciocínio Crítico: trata-se daquela argumentação do dia-a-dia das pessoas, onde normalmente existem falhas, omissões, hipóteses implícitas etc. Um ponto muito relevante é o estudo das Falácias Argumentativas.
O conteúdo de Raciocínio Crítico exigido no seu edital é uma tradução, para a língua portuguesa, do conteúdo exigido na disciplina Critical Reasoning da prova do GMAT (Graduate Management Admission Test). O GMAT é uma prova utilizada para a admissão em cursos de MBA em faculdades no exterior, especialmente nos Estados Unidos. Se você entende um pouco de inglês, veja a seguir o conteúdo exigido para esta disciplina:
Critical Reasoning Questions
Critical reasoning questions are designed to test the reasoning skills involved in (1) making arguments, (2) evaluating arguments, and (3) formulation or
evaluation a plan of action. The materials on which question are based are drawn from a variety of sources. The GMAT exam does not suppose any familiarity
with the subject matter of those materials.
WHAT IS MEASURED
Critical reasoning questions are designed to provide one measure of your ability to reason effectively in the following áreas:
– argument construction: questions in this category may ask you to recognize such things as the basic structure of an argument; properly drawn conclusions; underlying assumptions; well-supported explanatory hypotheses; parallels between structurally similar arguments.
– argument evaluation: these questions may ask you to analyze a given argument and to recognize such things as factors that would strengthen or weaken the given argument; reasoning errors committed in making that argument; and aspects of the method by which the argument proceeds.
– formulation and evaluating a plan of action: this type of question may ask you to recognize such things as the relative appropriateness, effectiveness, or efficiency of different plans of action; factors that would strengthen or weaken the prospects of success for a proposed plan of action; and assumptions underlying a proposed plan of action.
Percebeu como o “edital” do GMAT é igualzinho ao seu? É por isso que, ao longo do nosso curso, teremos várias questões do GMAT traduzidas para o Português.
A banca FCC já realizou duas provas em que essa disciplina foi exigida. A primeira delas foi a prova do ICMS/SP de 2013, quando eu fui um dos poucos professores que entendeu do que se tratava, como você pode ver neste artigo aqui:
Recentemente a FCC aplicou as provas do TCE/RS, na qual também foi exigida essa matéria (desta vez com o nome Raciocínio Analítico).
Além disso, a banca Cespe já cobrou essa matéria (com o nome Raciocínio Analítico) em várias provas: Auditor do TCU/2015, FUNPRESP-EXE, FUNPRESP-JUD 2016, TRF1 2017. A banca CONSULPLAN já cobrou em algumas ocasiões também, como nos BOMBEIROS/SC 2015 e na Câmara de Belo Horizonte 2018. Adivinhe se TODAS essas questões estarão ou não no meu curso? rsrs
Além dos concursos públicos, o Teste ANPAD cobra esta disciplina há muitos anos. Trata-se de uma prova realizada por quem pretende ingressar em um mestrado ou doutorado na área de Administração ou Ciências Contábeis. O Teste ANPAD ocorre 3 vezes por ano e, em cada edição, temos 17 questões de Raciocínio Analítico. O nível das questões do Teste ANPAD normalmente é SUPERIOR ao que temos visto nos concursos públicos, ok?
Para fechar, vale dizer que a FGV já cobrou esta disciplina na prova de admissão ao CEAG, uma espécie de especialização em administração.
Como você deve ter percebido, essa disciplina guarda grande relação com a interpretação de textos. Fundamenta-se, basicamente, no desenvolvimento do senso crítico. É fundamental que você resolva MUITAS questões anteriores, pois o maior “inimigo” desta disciplina é o tempo: se você não treinar, vai acabar gastando muito tempo em cada questão. A insegurança na hora de marcar a resposta correta também é um grande inimigo: muitas vezes você tem que buscar a resposta “mais adequada”, isto é, não temos 4 respostas erradas e 1 certa, e sim respostas “menos adequadas” e uma resposta “mais adequada”.
Em nosso curso, trabalhamos tanto aspectos teóricos como também MUITOS exercícios da FCC e outras bancas que já cobraram esta matéria. Caso queira conhecer, acesse:
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Não tem matemática financeira nesse edital, é isso?