Categorias: Concursos Públicos

Questões inéditas sobre a Lei Orgânica do Município de São Paulo

Olá, concurseiro (a)!

Hoje trago algumas questões inéditas sobre a Lei Orgânica do Município de São Paulo. Procurei prever algumas possíveis "pegadinhas", para impedir que o examinador surpreenda você na hora da prova. Vamos lá?

1. (Nádia Carolina/2012) Considerando que a soberania é atributo da República Federativa do Brasil, não poderá o Município de São Paulo manter relações internacionais.

2. (Nádia Carolina/2012) Com base na vedação da delegação de poderes entre Executivo e Legislativo, o cidadão investido na função de um dos poderes não poderá, jamais, exercer a de outro.

3. (Nádia Carolina/2012) É dever do Poder Municipal, em cooperação com a União, o Estado e com outros municípios, assegurar a todos o acesso ao ensino médio.

4. (Nádia Carolina/2012) Os idosos são prioridade absoluta do Município de São Paulo.

5. (Nádia Carolina/2012) A Lei Orgânica do Município de São Paulo prevê, expressamente, a possibilidade de qualquer munícipe, independentemente de ser cidadão, denunciar irregularidades à Câmara Municipal ou ao Tribunal de Contas.

6. (Nádia Carolina/2012) Cabe à Câmara Legislativa de São Paulo, por meio de resolução, autorizar a concessão de serviços públicos.

7. (Nádia Carolina/2012) A Lei Orgânica do Município de São Paulo determina que a posse dos Vereadores ocorrerá no dia 1º de janeiro do primeiro ano da legislatura, mas não diz a hora exata em que isso deverá ocorrer.

8. (Nádia Carolina/2012) A lei disporá sobre a eleição e as atribuições dos membros da Mesa, que será composta por 5 (cinco) membros titulares de 2 (dois) suplentes.

9. (Nádia Carolina/2012) Os componentes da Mesa da Câmara só poderão ser destituídos mediante voto da maioria absoluta de seus membros.

10. (Nádia Carolina/2012) As sessões extraordinárias não serão, em hipótese alguma, remuneradas. As solenes, entretanto, poderão sê-lo, na forma do Regimento Interno.

Comentários:

1. Dispõe o art. 4º da LOMSP que o Município, respeitados os princípios fixados no art. 4º da Constituição da República, manterá relações internacionais, através de convênios e outras formas de cooperação. Questão incorreta.

2. Opa! Quando aparece a palavra “jamais” você já fica tendente a marcar a questão como errada, não é mesmo? Com toda razão! Determina o parágrafo único do art. 6º da LOMSP que o cidadão investido na função de um dos poderes não poderá exercer a de outro, salvo as exceções previstas na Lei. Questão incorreta.

3. O dever do Município se restringe ao ensino fundamental e à educação infantil, com base no art. 30, VI, da CF/88 e no art. 7º, VI, da LOMSP. Questão incorreta.

4. Com o objetivo de garantir uma sociedade melhor e mais justa para todos no futuro, a LOMSP consagrou como prioridade absoluta do Município de São Paulo a criança e o adolescente (art. 7º, parágrafo único, LOMSP). Questão incorreta.

5. Quando o enunciado fala em “independente de ser cidadão”, você já pensa logo que o artigo da LOMSP restringiu tal iniciativa aos cidadãos e que se trata de mais uma “pegadinha”, não é? Pois errou! De fato, qualquer munícipe de São Paulo pode denunciar irregularidades à Câmara Municipal ou ao Tribunal de Contas (art. 11, LOMSP). Questão correta.

6. O art. 13 prevê várias matérias do Município de São Paulo que deverão ser tratadas por lei, sendo uma delas a autorização da concessão de serviços públicos (inciso VII). 

“E como é que a senhora sabe que essas matérias deverão ser tratadas por lei, professora? “

É simples! O “caput” exige sanção do Prefeito no tratamento dessas matérias. Deduz-se, com isso, que a resolução (na qual não há sanção do Chefe do Executivo) não é instrumento hábil para dispor sobre as mesmas, mas sim a lei. Questão incorreta.

7. Reza a LOMSP que no primeiro ano de cada legislatura, no dia 1º de janeiro, às 15 (quinze) horas, em sessão de instalação, independente de número, sob a presidência do Vereador mais idoso dentre os presentes, os Vereadores prestarão compromisso e tomarão posse. Questão incorreta.

8. Determina o parágrafo único do art. 25 que o Regimento Interno (e não a lei!) disporá sobre a eleição e as atribuições dos membros da Mesa, que será composta por 5 (cinco) membros titulares de 2 (dois) suplentes. Questão incorreta.

9. Pelo voto de 2/3 (dois terços) dos membros da Câmara, qualquer componente da Mesa poderá ser destituído, quando negligente ou omisso no desempenho de suas atribuições regimentais, elegendo-se outro Vereador para completar o mandato. Questão incorreta.

10. Reza o art. 29, § 4º, da LOMSP que as sessões extraordinárias e solenes não serão, em hipótese alguma, remuneradas. Questão incorreta.

A todos que vão prestar a prova do ISS-SP, desejo muito sucesso!

Abraços e bons estudos!
Nádia Carolina

Seja meu amigo no Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=830154075

Siga-me no Twitter:https://twitter.com/#!/NadiaCarolStos

Meu e-mail: nadia@estrategiaconcursos.com.br

Nádia Carolina

Ver comentários

Posts recentes

Concurso Polícia Penal RJ: veja detalhes da carreira

A equipe de jornalismo do Estratégia entrevistou a secretária da SEAP RJ (Secretaria de Estado…

13 horas atrás

Cadernos de Reta Final para o concurso Polícia Penal RJ

Cadernos de Reta Final de questões anteriores para o concurso Polícia Penal RJ: resolva questões…

15 horas atrás

Cadernos de Reta Final para o concurso Banpará

Cadernos de Reta Final de questões anteriores para o concurso Banpará: resolva questões sobre o…

15 horas atrás

Sprint de Questões do Cebraspe para o concurso ICMBio!

Oferta de 100% de desconto por tempo limitado O concurso do Instituto Chico Mendes de…

16 horas atrás

Concursos Saúde: confira as principais notícias da semana!

Quer ficar por dentro das notícias de concursos público da área da Saúde? Neste resumo,…

16 horas atrás

Concurso Câmara de São José da Barra: prova em fevereiro

Estão encerradas as inscrições para o concurso Câmara de São José da Barra, no estado…

17 horas atrás