Após
publicar o texto aqui sobre bullying, alguns
alunos me escreveram pedindo para eu mostrar como esse tema pode vir a cair em
provas.
Então
resolvi trabalhar duas questões: uma objetiva
para docente na Bahia e uma subjetiva,
para o CNJ. Ambas elaboradas pelo CESPE.
Segue
a questão objetiva:
A respeito de bullying, assinale a opção
correta.
a) Trata-se de um fenômeno que pouco
interfere na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, sensorial e emocional
das crianças e adolescentes, visto que, nessas fases, pode ser percebido como
brincadeira que, normalmente, leva os sujeitos a reagirem intensamente em face
dos desafios decorrentes de interações sociais.
b) Auxilia os alunos a demarcarem seu
espaço tanto no ambiente escolar quanto na vida, já que todos os envolvidos são
levados a repensar seus papéis sociais.
c) O quadro de bullying está
caracterizado quando um aluno mais forte passa a perseguir, excluir e
ridicularizar um colega, mesmo que seja uma única vez, demonstrando com essa atitude
comportamento segregacionista.
d) Corresponde a um conjunto de atos
agressivos e sistemáticos contra criança ou adolescente, sem motivação
aparente, mas de forma intencional, protagonizado por um ou mais agressores; a
interação entre vítima e agressor é caracterizada por desequilíbrio de poder e
ausência de reciprocidade, tendo a vítima pouco ou quase nenhum recurso para
evitar a agressão ou dela se defender.
A resposta que contempla claramente as
características do Bullying é a letra
D.
oK,
Vamos conversar sobre os itens?
a)
item errado. O bullying é um fenômeno que interfere
abundantemente na vida escolar do aluno. Diminui a concentração, aumenta a
vontade de faltar às aulas, desconecta da turma, dentre outros sintomas.
b)
Item incorreto. Isso
é um mito. Muitas pessoas dizem: as crianças têm que aprender a se defender.
Com o bullying acontece exatamente o
contrário: os agressores gostam de intimidar os considerados mais fracos e
esses por sua vez ficam cada vez mais sem força de reagir.
c)
Item incorreto por um
motivo: o bullying tem um caráter específico: ele é intencional e REPETITIVO.
Um episódio de humilhação, constrangimento, retaliação etc ocorrido de forma
isolada e única não se configura como bullying
e sim como violência comum.
d)
ITEM CORRETO.
Abaixo, segue questão discursiva,
elaborada pelo CESPE para o concurso do CNJ.
Quem quiser se arriscar a responder as
questões abaixo e me enviar, posso dar um feedback amigo. J
meu email: fernandalima@estrategiaconcursos.com.br
ou me add no facebook:
https://www.facebook.com/FernandaLimaConhecimentosPedagogicosParaConcursos?ref=hl
Questão discursiva.
CESPE/CNJ
Sabendo que o bullying , antiga forma de violência,
vem tomando espaço crescente na mídia e recebendo atenção de profissionais de diferentes áreas, em especial de psicologia e de
direito, bem como de instituições governamentais, redija um texto dissertativo
apresentando uma possível contribuição do psicólogo em um grupo de trabalho
criado com o objetivo de propor ações de combate ao bullying escolar.
Em seu texto aborde, necessariamente, os seguintes
aspectos:
conceito, tipos
e exemplos de bullying ; [valor: 15,00 pontos ]
variáveis
facilitadoras do desenvolvimento e manutenção do bullying e características do agressor; [valor: 11,00
pontos ]
consequências do bullying para a vítima e comportamentos indicadores de
possível vitimização. [valor: 12,00 pontos ]
E pra quem ainda não
leu o artigo que escrevi aqui sobre o assunto, segue o link abaixo:
http://www.estrategiaconcursos.com.br/artigo/3958-bullying-entendelo-para-evitalo
Até a próxima, gente!
J
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Gostaria de me aprofundar mais sobre o assuntoJ