Categorias: Concursos Públicos

Questão de Economia para a PF

(Senado Federal, Consultor Legislativo – Economia, Agricultura, 2002) O problema econômico básico, cuja solução depende da forma como as economias estão organizadas, gira em torno do binômio escassez e escolha. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Em uma economia descentralizada, a preocupação maior dos diferentes agentes econômicos é gerenciar o funcionamento do sistema de preços para, assim, garantir o bom desempenho das economias de mercado.

Vamos a resolução?

Primeiro, depois de ler a questão, você observa que ela pergunta sobre o funcionamento de uma economia descentralizada, não é isso?

Nesse caso, qual a maior preocupação dos agentes econômicos?

Para responder essa pergunta, cito uma afirmação que eu gosto muito do Adam Smith, que li no livro Introdução à Economia do Wonnacott & Wonnacott quando era primeiro período em economia:

“Não é da bondade do açogueiro ou do padeiro que podemos esperar o nosso jantar, e sim de seu interesse. Nós nos dirigimos não ao seu espírito humanitáio, mas ao seu interesse e nunca lhes falamos de nossas necessidades, e sim de suas vantagens”

Adam Smith, caso você não o conheça, é o pai da economia clássica, uma escola do pensamento econômico que desconsidera, por total, a presença do governo na economia. É ele o precursor do sistema econômico que considera a economia descentralizada!

Analisando esse segmento do texto de Smith, é possível observar que os interesses dos agentes econômicos, em uma economia descentralizada, não estão associados ao bom desempenho da economia, mas sim, à satisfação dos seus interesses. Ou seja, famílias desejam maximizar sua satisfação em termos de consumo de bens e serviços e as empresas buscam maximizar os lucros. Nesse sentido, nós não estamos preocupados em garantir o bom funcionamento da economia, mas em buscar uma forma de satisfazer nossos objetivos. Dessa forma, segundo Smith, com a busca dos interesses próprios, era possível alcançar o equilíbrio de uma economia.
Considerando todos esses pontos, observa-se que a alternativa está incorreta.

GABARITO: FALSO

Antes de continuar, contudo, vale aqui um ponto adicional: quem se preocupa com o funcionamento do sistema de preços é a economia centralizada ou planificada, que são bem retratadas pelos sistemas socialistas ou comunistas. Nesse caso, existe, sim, uma forte preocupação com o funcionamento da economia em termos de preços e tudo fica controlado pelo Planejador Social, retratado pelo agente econômico governo. É ele quem controla todos os salários e os demais preços da economia. Dessa forma, se a questão falasse sobre a economia centralizda, o item estaria correto, ok?

Gostou da resolução? Essa e muitas outras resoluções de questões de economia para a PF podem ser encontradas no curso de exercicios para a PF no link:

http://www.estrategiaconcursos.com.br/site/upload/cursosaulas/593-demo-AulaDEMOECONOMIA-estrategiaEditalnovo-EXERCICIOSCOMENTADOS.pdf

Abração do Canadá,

Amanda
 

Amanda Aires (inativo)

Posts recentes

Concurso Nacional Unificado (CNU) tem NOVO cronograma!

Divulgação do resultado final é adiada para fevereiro de 2025 Conforme acordo firmado com o…

1 hora atrás

Simulado final SEE AC: apoio administrativo e professor

Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado final SEE AC para as seguintes especialidades:…

5 minutos atrás

Concurso Ebserh: confira as atribuições da comissão!

Quais são as atribuições da comissão de membros que acompanhará os trâmites do novo concurso…

14 minutos atrás

3º Simulado Especial PC MG – Investigador: esteja preparado!

O concurso PC MG oferece 255 vagas de nível superior, distribuídas entre os cargos de Investigador…

26 minutos atrás

Seja aprovado no Exame CFC 2024.2! Revisão de Véspera!

A edição 2024.2 do Exame CFC está chegando e muitos bacharéis ou estudantes do último…

8 horas atrás

Resumo da semana: concursos abertos e previstos de 2024!

No Resumo da Semana você encontra diversas informações sobre concursos públicos previstos e editais publicados!…

12 horas atrás