Executivo (Administrativa)

O que faz um Analista Técnico Administrativo da AGU?

Saiba o que faz um Analista Técnico Administrativo da AGU.

Olá pessoal, tudo bem?

Concursos públicos federais costumam chamar bastante a atenção dos concurseiros em razão de seus cargos possuírem carreiras bem estruturadas e atrativas. Na Advocacia Geral da União (AGU), por exemplo, encontramos alguns cargos interessantes como o Analista Técnico Administrativo.

Mas antes mesmo de começar a estudar, é importante que você saiba o que faz um Analista Técnico Administrativo da AGU. Assim, você poderá verificar se possui afinidades com as atribuições do Analista Técnico Administrativo e se esse cargo é para você.

Mas antes de tudo vamos saber o que a AGU faz.

O que a AGU faz?

Antes de conhecer as atribuições do Analista Técnico Administrativo, precisamos saber o que a AGU faz. A Advocacia Geral da União (AGU) é o órgão responsável principalmente pela representação judicial e extrajudicial da União Federal. Imagine a AGU como a grande advogada do governo brasileiro, atuando em diferentes frentes com o intuito de defender seus interesses.

Veja algumas das principais funções da AGU:

  • Defesa em processos judiciais: A AGU cuida de ações civis, penais, recursos e processos que envolvem a União em todo o território nacional.
  • Assessoria jurídica: Presta consultoria para órgãos do governo federal, elaborando pareceres, analisando contratos e legislações.
  • Fiscalização do uso de recursos públicos: A AGU acompanha como o dinheiro público está sendo gasto e aplica sanções em casos de irregularidades.
  • Direitos humanos e cidadania: A AGU atua na defesa desses direitos por meio de ações judiciais, estudos e políticas públicas.
  • Tratados internacionais: Representa o governo brasileiro na negociação e celebração de tratados com outros países.
A AGU é um importante órgão para a manutenção do Estado Democrático de Direito.

Resumindo, a AGU é peça fundamental para o bom funcionamento do Estado, pois garante a defesa legal da União, auxilia o governo federal e fiscaliza o uso correto dos recursos públicos.

Requisitos básicos para Analista Técnico Administrativo

O cargo de Analista Técnico Administrativo, assim como os demais cargos da Advocacia Geral da União, obedece ao estatuto dos servidores públicos civis da União previsto pela lei 8.112/1990 que define os requisitos básicos para investidura em cargo público. De acordo com o artigo 5º da referida lei, esses requisitos são:

I – a nacionalidade brasileira;

II – o gozo dos direitos políticos;

III – a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

 IV – o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

V – a idade mínima de dezoito anos;

VI – aptidão física e mental.

Além disso, os editais costumam prever ainda não estar incompatibilizado para nova investidura em cargo público federal, conforme o disposto no art. 137 da Lei Federal nº 8.112/1990, e suas alterações.

A verificação do atendimento aos requisitos acima ocorrerá posteriormente na data da posse no cargo, mediante ato da autoridade competente.

Requisitos específicos para o cargo de Agente Administrativo

Para a posse no cargo de Analista Técnico Administrativo da AGU é necessário que o candidato possua certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área do conhecimento, desde que fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Aliás, por não exigir curso superior em uma área específica, as vagas podem ser interessantes para os candidatos que desejam atuar em uma área diferente da sua formação sem a necessidade de um novo curso de graduação.

Atribuições do Analista Técnico Administrativo da AGU

O cargo de Analista Técnico Administrativo está voltado primeiramente ao suporte administrativo da Advocacia Geral da União. Assim, esses servidores realizam atividades complexas que exigem criatividade, comunicação eficaz e habilidades de liderança.

Para você ter uma noção melhor das atribuições do Analista Técnico Administrativo, algumas das principais responsabilidades, por exemplo, incluem:

1. Gestão de Processos Administrativos:

– Organizar, acompanhar e revisar processos administrativos.

– Elaborar relatórios, pareceres e documentos técnicos.

2. Suporte Administrativo:

– Prestar apoio logístico e operacional às diversas áreas da AGU.

– Gerenciar recursos materiais e patrimoniais.

3. Controle e Fiscalização:

– Realizar atividades de controle interno, auditoria e fiscalização de procedimentos.

– Assegurar a conformidade de acordo com as normas e regulamentos internos.

4. Gestão de Pessoas nas atribuições do Analista Técnico Administrativo:

– Auxiliar na administração de pessoal, incluindo processos de recrutamento, seleção e capacitação.

– Promover a gestão de desempenho e bem-estar dos servidores.

5. Planejamento e Organização:

– Participar do planejamento estratégico e operacional da instituição.

– Auxiliar na elaboração e execução de projetos e programas.

6. Atendimento ao Público:

– Prestar informações e atendimento ao público interno e externo.

– Responder a demandas e solicitações dos cidadãos e de outras entidades.

7. Tecnologia da Informação nas atribuições do Analista Técnico Administrativo:

– Ocasionalmente apoiar a implementação e manutenção de sistemas de informação.

– Gerenciar bases de dados e arquivos digitais.

As atribuições do Analista Técnico Administrativo podem envolver principalmente:

  • Gestão administrativa: organização de arquivos e documentos, controle de processos, gestão de materiais e bens patrimoniais, elaboração de relatórios assim como outros trabalhos administrativos.
  • Apoio a licitações e contratos: participação em processos licitatórios, acompanhamento de contratos, bem como elaboração de pareceres e minutas de contratos.
  • Comunicação: elaboração de comunicados, boletins informativos, redação de textos para o site da AGU e assim como outros materiais de comunicação.
  • Pesquisa e análise: realização de pesquisas sobre temas jurídicos e administrativos, análise de dados e estatísticas, elaboração de relatórios e estudos.
  • Outras atividades: de acordo com as necessidades da unidade em que for lotado, o Analista Técnico Administrativo pode realizar outras atividades, como organização de eventos, apoio a processos judiciais, assessoria a comissões e grupos de trabalho, por exemplo.

Buscando mais informações

Se você ficou interessado e quer saber ainda mais sobre o cargo ou obter mais informações sobre o que faz um Analista Técnico Administrativo da AGU, pode consultar primeiramente na legislação aplicável, como as seguintes:

  • Lei Complementar 73/1993: Lei Orgânica da Advocacia Geral da União.
  • Lei 8.112/1990: Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, bem como das autarquias e das fundações públicas federais.
  • Lei 11.357/2016: criação do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo.
  • Lei 10.480/2002: Quadro de Pessoal da AGU e criação da GDAA.

Atribuições do Analista Técnico Administrativo – Considerações finais

Em suma, entender as atribuições de um Analista Técnico Administrativo é essencial se você quer trabalhar como suporte administrativo da Advocacia Geral da União e abraçar a oportunidade de ter uma carreira estável, com bons benefícios e contribuir para a garantia da manutenção do Estado de Direito no Poder Executivo federal. Então, se essa é a sua vocação, basta acrescentar dedicação que o resultado vem.

Bons estudos!!!…

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