Olá, pessoal. Tudo bem? Vamos conversar sobre o que faz um Agente Administrativo da PF…
Concurso público sempre foi uma ótima alternativa para quem quer contornar as instabilidades no mercado de trabalho e garantir boa remuneração e benefícios. Além disso, o critério de seleção é mais objetivo e claro (provas ou provas e títulos), não estando tão sujeitos à subjetividade do empregador.
Tão importante quanto saber o valor da remuneração e os benefícios é conhecer as atribuições do cargo que, em geral, o candidato exercerá pelo resto da sua vida laboral. Isso possibilita que o candidato tenha uma noção se possui afinidade com as atividades que serão desempenhadas ou não antes de ocupar a vaga.
A Polícia Federal oferece muitos cargos que atraem muitos concurseiros pelo país todas as vezes que concursos novos são abertos. O cargo de Agente Administrativo costuma chamar atenção por ser de nível médio e geralmente ofertar quantidade de vagas considerável. Mas você sabe o que faz um Agente Administrativo?
O cargo de Agente Administrativo, assim como os demais cargos da Polícia Federal, obedece ao estatuto dos servidores públicos civis da União previsto pela lei 8.112/1990 que define os requisitos básicos para investidura em cargo público. Segundo o artigo 5º da referida lei, esses requisitos são:
I – a nacionalidade brasileira;
II – o gozo dos direitos políticos;
III – a quitação com as obrigações militares e eleitorais;
IV – o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;
V – a idade mínima de dezoito anos;
VI – aptidão física e mental
Além disso, os editais costumam prever que o candidato precisa firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público e(ou) entidade da esfera federal, estadual e (ou) municipal. A natureza do cargo e do órgão criam requisitos adicionais para que as vagas não sejam ocupadas por pessoas que potencialmente possam trazer danos à organização.
A verificação do atendimento aos requisitos acima ocorrerá na data da posse no cargo, mediante ato da autoridade competente.
Para a posse no cargo de Agente Administrativo da Polícia Federal é necessário que o candidato possua certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau) ou equivalente, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
Por não exigir curso superior, as vagas são bem disputadas (inclusive por candidatos com graduação) por muitos que sonham em ser servidor público federal e com a estabilidade. O vencimento também é um grande atrativo, pois seu valor e benefícios são muito atrativos para o nível médio.
O cargo de Agente Administrativo é de nível intermediário e está voltado ao suporte administrativo da Polícia Federal. Assim, esses servidores realizam atividades complexas que exigem criatividade, comunicação eficaz e habilidades de liderança.
Um Agente Administrativo da Polícia Federal (PF) atua em diversas funções administrativas e logísticas, assegurando o bom funcionamento das unidades da instituição. A grande diversidade de demandas das unidades resulta também em grande diversidade de tarefas que os servidores executam e isso certamente também é aplicado à rotina dos agentes administrativos.
As principais tarefas desses servidores podem incluir:
Se você tem interesse em ingressar na carreira de Agente Administrativo e deseja trabalhar em um dos órgãos mais importantes da segurança pública do Brasil, fique atento à abertura de novos concursos públicos. A Polícia Federal divulga editais com as informações sobre as vagas, requisitos e datas de inscrição em seu site oficial: Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Você também pode acompanhar as publicações do Estratégia Concursos, que estão sempre atualizadas com informações disponíveis até mesmo antes de publicações oficiais do concurso Polícia Federal. Confira as principais:
Em suma, trabalhar como suporte administrativo da Polícia Federal é uma oportunidade de ter uma carreira estável, com bons benefícios e contribuir para a segurança pública do país. Se essa é a sua vocação, basta acrescentar dedicação que a conquista é certa.
Bons estudos!!!…
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…