Olá, tudo bem com você? Vamos falar sobre uma dúvida de muitos concurseiros: “Quando viajar para fazer prova da Área Fiscal?
Você começou a estudar para os certames da área fiscal?
Se sim, provavelmente já passou ou irá passar por aquela questão que assola muitos concurseiros: “Será que já vale a pena eu viajar para fazer a prova?”
Afinal, sabemos que os concurseiros têm inúmeros gastos e ainda estão se dedicando para conquistar o emprego dos seus sonhos. Assim, nessa época, todos os gastos têm que ser muito bem pensados, não é mesmo?
Sendo assim, essa dúvida surge constantemente. Afinal de contas, quando o concurseiro está preparado para fazer esse tipo de investimento?
No artigo de hoje vamos falar sobre isso. Vamos lá?
Como você já deve saber, a área fiscal é uma das áreas de concursos públicos que costuma atrair muitos candidatos, principalmente os concurseiros que buscam uma carreira fim e que não tenham formação específica. Afinal, muitos concursos de remunerações altas exigem formação em direito.
Além disso, um dos maiores atrativos dessa área é que mesmo em períodos de crises orçamentárias, a necessidade de arrecadação do Poder Público só aumenta. Sendo assim, essa é uma área que apresenta muitas oportunidades mesmo nessas épocas de crise.
Os principais certames da área fiscal são os seguintes:
No entanto, mesmo sendo um concurso que costuma apresentar vagas mesmo em períodos de crise, nem sempre essas vagas aparecem na cidade ou até mesmo no estado do concurseiro, não é mesmo?
Mas, a partir de quando vale a pena o concurseiro viajar para fazer provas em outras cidades ou estados?
Como falamos, viajar para outra localidade é sinônimo de gastos. Afinal, vai ter gastos com transporte, hospedagem, entre outros.
Mas, qual momento que vale a pena investir nesses gastos?
Um bom filtro para verificar se vale a pena começar a viajar para prestar provas em outros estados é analisar se, pelo menos, 50% do conteúdo previsto no Edital do certame já foi estudado anteriormente.
Afinal, sabemos que em um pós-edital sempre existem disciplinas novas. Sendo assim, uma boa parte do período pós-edital deve ser dedicado a essas disciplinas e a fazer muitas questões da Banca Examinadora.
Assim, um bom filtro para saber a hora de começar a viajar para fazer prova em outras cidades ou estados é analisar o nível do concurseiro no conteúdo exigido no edital.
Além de um bom andamento no conteúdo exigido no edital do certame, é importante que o concurseiro verifique constantemente como ele está saindo nas questões.
Assim, é importante monitorar o índice de acertos nas principais bancas examinadoras da área fiscal. Assim, se esse índice estiver igual ou superior a nota de corte dos últimos certames para essa área, vale a pena investir em viagens para fazer provas em outras localidades.
Em média, um bom índice de acertos dos concurseiros nessa área é de aproximadamente 80%. Deste modo, para monitorar os acertos vale a pena treinar constantemente através de simulados.
Ao fazer concursos em outras localidades, você deve analisar que o objetivo final é ser aprovado e tomar posse naquele cargo, não é mesmo?
Sendo assim, é importante analisar se de fato é uma localidade que você gostaria de morar, se a distância da família seria um fator que iria pesar ou não na sua decisão.
Mas, claro, você deve levar em conta que com uma boa remuneração, que os concursos da área fiscal possibilitam, vai ficar mais fácil você viajar sempre para ver sua família, além de possibilitar uma melhor qualidade de vida naquela localidade.
Outro ponto que costuma pesar ao decidir fazer provas em outras localidades é o histórico de nomeações daquele certame.
Por exemplo, um concurso da área fiscal que costuma nomear muitos candidatos é o ICMS-SP, Auditor Fiscal do Estado de São Paulo, além do ISS-SP, Auditor Fiscal do Município de São Paulo, esses são alguns dos certames que costumam nomear inúmeros candidatos.
Além disso, muitos certames fiscais ocorridos no norte do país, chamam mais que o número de vagas disponibilizadas no edital, isso porque muitos estudantes de outras regiões continuam estudando para outros concursos mesmo depois de terem sido aprovados neles, buscando retornar para seus estados.
Por fim, ao decidir se você vai ou não começar a viajar para fazer concursos públicos em outras localidades, você deve colocar na balança todos os fatores que falamos e o peso de cada um na sua decisão.
Mas, você sempre terá a opção de, depois de tomar posse em outra localidade, continuar estudando para voltar para sua casa.
Espero que você tenha gostado do Artigo de hoje!
Bom Estudo!
Elizabeth Menezes
@elizabethmpalves
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Você já se imaginou ganhando um salário inicial de R$ 13,8 mil e ainda ter…
Foram aplicadas no dia 17 de novembro as provas do concurso público da Prefeitura de Cacoal,…
Foram aplicadas no dia 17 de novembro as provas do concurso público da Prefeitura de…
Foram aplicadas no dia 17 de novembro as provas do concurso público da Prefeitura de…
Foram divulgados os demais gabaritos preliminares do concurso Franca Saúde, prefeitura localizada no estado de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre o princípio do juiz natural. Esse assunto…