Olá, meus amigos, tudo bem?
Hoje quero falar com vocês a respeito da minha carreira: Especialista do Banco Central do Brasil – BCB.
Nossa missão institucional é “Assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente”. Portanto, podemos notar duas atribuições importantíssimas do BCB: Política Monetária e Fiscalização do Sistema Financeiro Nacional. Essas são as “áreas-fim” do BCB. Contudo, temos diversas “áreas-meio” que nos dão suporte ao cumprimento de nossa missão (Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Procuradoria etc.).
Atualmente, há três carreiras no BCB: Analista, Técnico e Procurador. O cargo de Procurador deve ser preenchido por bacharéis em Direito por meio de concurso específico que, normalmente, não coincide com o de Analista e o de Técnico.
O horário de trabalho, em Brasília, é das 9h:00 às 12h:30 e 14h:00 às 18h:30. Em alguns departamentos pode haver horário diferenciado, a depender do serviço que será executado.
Temos uma universidade corporativa denominada Universidade Corporativa do Banco Central – UNIBACEN. Semanalmente são oferecidos diversos cursos muito interessantes para qualificar, ainda mais, nossos servidores. Digo “ainda mais”, pois o BCB é a entidade da Administração Pública com o maior número de mestres e doutores por metro quadrado.
Outro item importante é a liberação com salário para cursos de mestrado e doutorado. Há a possibilidade de o servidor obter licença para fazer esses cursos em Universidades que possuam nota CAPES 5 ou superior.
A grande novidade para o próximo concurso é que, provavelmente, será exigido o nível superior para candidatos ao cargo de Técnico do BCB. Como resultado da campanha salarial do ano de 2015, além do reajuste de 27,9% parcelado em quatro anos, haverá, também, alteração da Lei 9.650/1998, passando a classificar o cargo de Técnico do BCB como de nível superior.
Agora a melhor notícia: os subsídios dos cargos de Analista e Técnico.
Além disso, há auxílio alimentação (pago em dinheiro) no valor de R$ 458,00.
Até 31 de maio deste ano, o Banco Central do Brasil encaminhará ao Ministério do Planejamento um pedido de concurso, segundo o Departamento de Gestão de Pessoas da autarquia (Depes), e a expectativa do Sindicato dos Servidores do BCB no Estado do Rio de Janeiro (Sinal-RJ) é que o aval seja dado ainda este ano, independentemente do cenário de ajuste fiscal.
Portanto, meus amigos, aqueles que realmente querem “brigar” pelas vagas do próximo concurso já devem intensificar seus estudos, haja vista o altíssimo nível exigido nas provas dos últimos certames.
Aqui no Estratégia Concursos, já estão disponíveis diversos cursos focados no BCB, além dos serviços de Coaching, no qual o professor faz o acompanhamento integral do aluno na sua fase de preparação.
Bons estudos e nos encontramos pelos corredores do Banco Central do Brasil!
Carlos Roberto.
E-mail: carlosroberto@estrategiaconcursos.com.br
Periscope: CarlosRoberto_Coach
Facebook: https://www.facebook.com/coachcarlosroberto/
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Ver comentários
Olá professor Carlos Roberto.
Me tire uma dúvida, por gentileza.
A gente sempre escuta que quem está pensando em se preparar para concursos fiscais, as matérias básicas são: Direito Constitucional, administrativo, tributário, contabilidade, exatas e português.
Sendo assim, te pergunto: “para quem está pensando em começar a preparação para analista do Bacen, quais as matérias básicas que o senhor acha que são essenciais e que todo candidato ao Bacen deveria começar seus estudos por elas ?
Obrigado e um abraço!
Olá, Wagner.
Sugiro começar pela parte geral:
1) D.Constitucional;
2) D.Administrativo;
3) Português;
4) Inglês;
5) Raciocínio Lógico;
6) Economia (Macro, Micro e Economia Brasileira);
7) Sistema Financeiro Nacional e Sistema de Pagamentos Brasileiro.
Bons estudos!
Olá,
"Aqui no Estratégia Concursos, já estão disponíveis diversos cursos focados no BCB"
Você poderia me citar algum desses cursos? Estou bastante interessado no cargo para técnico, forte abraço!
Olá, Jorge. No link abaixo você encontra os cursos disponíveis, ok?
Bons estudos!
https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/bacen-banco-central-do-brasil-13/
Boa noite ,professor ! Acompanho sempre seus videos no Periscope! Esta me ajudando muito na preparaçao para o Bacen , gostaria de tirar uma dúvida:
Vou fazer prova para tecnico area 1 , quais as materias devo focar neste periodo em que nao existe edital aberto ?
Com a alteração de exigência de nivel médio para superior , acredita que haverá muitas alterações no conteúdo exigido no último edital ?
Desde ja agradeço ! :)
Olá, Vanessa. Sugiro que você comece pela parte geral de acordo com o último edital, ok? Mudanças sempre acontecem, mas não acredito em algo muito significativo. O último edital é a referência que temos. Prenda-se a ele!
Terá cargos disponíveis para a área de Tecnologia da Informação ?
Olá, Ian. Essa é uma área muito importante e atuante dentro do Banco Central. Certamente teremos vagas para TI sim!!!
Nesse caso já era concurso de nível médio? Ainda falta 2,5 pra eu terminar... eita!!! Tô quase entrando em um tecnólogo... Já vi que não vai demorar muito pro TCU aderir tb!!!!
E o concurso do BACEN vai ser de provas com aplicação nacional 9como em algumas agências reguladoras)? Ia ser bom se fosse, essa crise tá braba de comprar passagem viu...
Suzieny, provavelmente não haverá mais nível médio no Banco Central. Caso o concurso seja em 2017, você terá até 2019 para ser nomeada (solicitando o final da fila). Acredito que dê tempo de você se formar. No último concurso, houve aplicação de provas nas seguintes cidades: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e São Paulo/SP.
Bons estudos!
Boa tarde! Adorei o artigo! Sou da area de TI e vi que o estratégia já lançou o curso com a parte específica. Gostaria de saber se será lançado um pacote com as disciplinas básicas para o cargo de analista? Obrigada!
Oi, Mônica. Certamente lançará novos cursos sim, mas já estão disponíveis alguns cursos da parte geral também. Verifique no link abaixo:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/bacen-banco-central-do-brasil-13/
Bons estudos!
Professor Carlos Tudo bem.
Sou formado em Direito, teria alguma oportunidade nessa área dentro do Banco Central?
Abc
Olá, Mateus. A área 6 (Gestão e Análise Processual) exige bastante domínio de matérias jurídicas. Temos diversos servidores formados em direito que entraram no último concurso.
Abraço
Bom dia! Gostaria de saber se os títulos tem peso muito alto, pois não tenho nenhum..
Lucas, é um mito essa questão de que só passa no Banco Central quem tem mestrado, doutorado etc. Modifica algumas posições sim, mas, se você conseguir boa pontuação, não terá problemas. Muitas pessoas entraram no último concurso apenas com nível superior.
Bons estudos!
Boa noite professor,
estou no início dos estudos para o BACEN para a Área 3. Um não-economista consegue brigar de igual para igual com os formados na área? Os aprovados em 2013, para a Área 3, eram de diferentes formações ou em sua grande maioria eram economistas?
Boa noite, Ubiratan. Dependendo da sua dedicação, você consegue brigar pelas vagas sim! Concurso é diferente de faculdade, meu amigo. Estude com afinco que você chega lá!
Bons estudos!
Ola professor gostaria de saber se há alguma definição se o próximo concurso pra o BACEN de técnico sera de nível superior?
Manoel, tudo indica que será de nível superior sim, haja vista a reformulação da carreira de técnico que "será"aprovada. Porém, até o presente momento, não houve modificação legal.
Bons estudos!