Coordenadora disse que receberia tema da redação por telefone, diz candidato
As provas do concurso da Advocacia-Geral da União, aplicadas na manhã deste domingo, 9 de dezembro, são marcadas por problemas e transtornos em vários estados. Conforme relatos de alguns concurseiros que entraram em contato com a equipe de jornalismo do Estratégia Concursos, há candidatos que foram dispensados porque os cadernos não chegaram ao locais de provas.
Segundo o Idecan, as provas da tarde estão mantidas!
Pelo menos, em duas localidades, o relato tem sido o mesmo. Já em Florianópolis, os candidatos preencheram apenas os formulários e receberam as folhas de gabarito. Mas, o relato de alguns inscritos é que a prova discursiva sequer chegou ao local, ao ponto de também serem dispensados do exame.
Amós Oliveira Lopes, candidato que prestaria a prova em Florianópolis, informou ao jornalismo do Estratégia que chamou a Polícia Federal, para registrar o caso, as Polícias Civil e Militar chegaram a ser chamadas para cuidar da integridade e a ordem.
“Foi uma confusão. Nós recebemos o cartão de respostas, recebemos a prova, mas não recebemos a outra parte da prova que constavam o rascunho e a prova discursiva. A coordenadora passou de sala em sala falando que receberia o tema redação por telefone. E isso gerou um transtorno muito grande”, disse o candidato que registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Militar de Santa Catarina.
Em São Luís, candidatos aguardaram os cadernos, mas tiveram que ser dispensados pela coordenação do concurso porque a prova não havia chegado ao local de realização dos exames. A candidata Josélia Lopes Moreno, que prestaria a prova para Administrador, relatou o ocorrido na Escola Estadual Presidente Médice.
“Eles entregaram as provas normalmente. Mas só tinha três páginas. Foi quando eles disseram para começar a prova. Foi quando estranhamos porque só havia o rascunho e a prova discursiva. Foi quando o fiscal percebeu que a prova estava incompleta. Foram apurar e descobriram que a prova estava no aeroporto e que o Idecan foi atrás para buscar aprova. Isso durou 1h30”, disse.
Em Cuiabá, o atraso foi de mais de 1h30min. O relato é semelhante aos casos ocorridos em Florianópolis e São Luís. Os cadernos não chegaram às escolas e, por causa do problema, os exames foram cancelados e os candidatos dispensados.
O jornalismo do Estratégia Concursos tentou entrar em contato com a banca organizadora do concurso, o Idecan, mas até o momento da publicação desta reportagem, a instituição não respondeu às nossas ligações.
POSICIONAMENTO DE UMA DAS COORDENADORAS
“Mesmo com todos os mais variados e incansados esforços para tentar não comprometer o horário de início das provas que foram registrados em questão, não foi possível, e chegaram com algum atraso. Mesmo com todos os cuidados empenhados, acontecerem situações na empresa aérea imepediu chegar no horário e cronograma planejado. Reafirmamos que as provas previstas para acontecer na parte da tarde de hoje, segue normal”.
E-MAIL ENVIADO PELO IDECAN A CANDIDATOS QUE FARÃO AS PROVAS NO PERÍODO DA TARDE
Prezado candidato, COMPAREÇA para fazer sua prova da tarde NORMALMENTE. Os portões abrem uma hora antes do início das provas. Leve seu RG e inscrição. Observe as regras do edital. Idecan.
Daiana dos Santos e Fernando Brito
Jornalismo do Estratégia
Fotos – Problemas AGU
Local de prova em São Luís
Local de prova em Santa Catarina
No estado de Minas Gerais, o concurso Santana de Pirapama oferta 118 vagas, além de formação…
Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…
Você que vai participar do concurso Polícia Penal RJ (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado…
A Prefeitura de Carangola, em Minas Gerais, está com concurso público na praça, organizado pela…
Está oficialmente finalizado o concurso público da Secretaria Municipal de Fazenda de Belo Horizonte (ISS BH). Com a…
Atenção, corujas! Os candidatos com situação alterada no Concurso Nacional Unificado (CNU) poderão verificar atualizações…
Ver comentários
Foi exatamente isso, nunca ou falar em algo parecido. Quem mora em outra cidade saiu no prejuízo. Falta de responsabilidade da banca.
Sou de Cuiabá-MT e realmente não tivemos a prova. A fiscal disse que a Coordenadora estava indo ao Aeroporto buscar as provas já na sala de uma amiga a fiscal disse que passaria o tema da redação para irem adiantando. Um absurdo.
Fiz a prova em Curitiba, transcorreu tudo normal, mais ou menos, a folha de transcrição da redação e o gabarito chegaram 1.3 horas atrasados. Mas como a redação era extensa deu tempo de fazer tudo.
Isso que dá quando essas bancas bizarras ganham...esse tipo de banca deveria ser restrita a concursos municipais e de nível médio no máximo.
Vergonha, nem fiz essa prova, mas me solidarizo com quem passou por esse constrangimento. O mínimo a ser feito por questão de justiça é a anulação da prova de hoje com a posterior remarcação das provas em outra data.
Absurdo! Eu estive na EEB Hilda Teodoro Vieira, em Florianópolis. Aguardamos por 1h20 até sermos dispensados, recebemos apenas o gabarito e folha para transcrever a discursiva. Me pergunto: como chegou apenas parte do material?!
Sou candidata da manhã e a banca mando mensagem no meu WhatsApp dizendo para eu ir à tarde fazer a prova que seria pela manhã.
Aí o aluno estuda, emprenha-se em aprender os princípios que devem nortear a atuação da administração pública, notadamente o da moderna concepção de "eficiência", chega com toda boa-fé e confiança nas instituições responsáveis pela realização da prova, e...
Cadê a recíproca?
Importante ressaltar que eventos desta natureza comprometem a imagem da AGU e do IDECAN perante a coletividade dos candidatos.
É de se registrar esse lamentável fato administrativo carente de legitimidade estatal.
O barato sempre sai caro no final ...
Provas de instituições grandes devem ser feitas por FCC ou CESPE !!
Parem de inventar.
Oi. Recebemos a folha da prova discursiva, gabarito. Não recebemos o caderno de questões. Então fomos dispensados.
Att.