As provas do concurso PM PA, para o cargo de soldado (sexo masculino), estão mantidas para amanhã (14/03). A decisão do TJ PA foi publicada na noite da última sexta-feira (12).
Na decisão, a desembargadora Célia Regina Pinheiro frisou que o adiamento das provas poderia restringir a ampla concorrência, em razão da possível desistência de candidatos que residem em outros estados ou municípios, os quais poderiam abandonar o certame por questões financeiras.
“Sobre a proteção à saúde dos candidatos, observa-se que os protocolos de segurança adotados pelo Estado envolvem uma grande quantidade de medidas preventivas, indicando a possibilidade de realização da prova com a devida segurança sanitária. Além de adotar um Manual de Condutas para prevenção da Covid-19, o Estado solicitou o aumento das frotas de transporte público, adotou um rigoroso plano de policiamento nos locais de prova, aumentou consideravelmente o número de salas, de modo a alcançar a média de 22 candidatos por sala”, acrescentou a desembargadora.
Na prática, porém, a previsão de que os candidatos seriam prejudicados é exatamente o que aconteceu. O que não faltam nas redes sociais são candidatos reclamando da falta de respeito das autoridades, já que muitos se dirigiam ao local das provas, inclusive de barcos/balsas e foram surpreendidos pela liminar, na última sexta-feira (12), e acabaram retornando ao seu local de origem.
Na decisão que suspendeu a etapa de provas, a justiça justificou o número de inscritos no certame e a considerável aglomeração na entrada dos locais de prova, tal qual dentro das salas de aula e corredores das instituições onde ocorreriam as provas, como motivos para a suspensão.
Ao pedir a suspensão da liminar que suspendeu a etapa das provas, a PGE PA reforçou que o Estado colocou em prática mais medidas de segurança para a prova no domingo, como aplicação em seis municípios distintos, em 163 instituições diferentes, totalizando 2.261 salas, o que representa uma média de 22 alunos por sala. Em Belém, o número de escolas foi aumentado de 28 para 68 unidades.
Ao todo, 97.464 candidatos foram habilitados e inscritos no concurso da Polícia Militar do Pará. Veja a concorrência por vagas!
Cargo | Vagas | Inscritos | Candidatos por vaga |
Soldado | 2.310 | 93.518 | 40,48 |
Para mais informações sobre as provas do concurso PM PA, cujas provas foram mantidas para domingo (14), acesse o link abaixo:
Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para PM PA:
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Foi sancionado pelo governador do Espírito Santo (ES), Renato Casagrande, o orçamento do estado para…
Saiu o tão aguardado edital do concurso SEMED (Secretaria Municipal de Educação de São Luís),…
Principais Concursos Tribunais previstos, iminentes e publicados O Projeto Orçamentário para 2025 (PLOA 2025) prevê…
O concurso para Prefeitura de Piúma, no Espírito Santo com oferta 121 vagas imediatas está…
O concurso público da Prefeitura de Piúma, no estado do Espírito Santo, aplicou as provas…
Novo edital com 2 vagas! A Prefeitura de Taubaté, em São Paulo, anunciou um novo…