Oi Pessoal!
Foi difícil a última prova do Banco do Brasil, hein? Além de cobrar conteúdos com zero histórico em provas, cobrou muitas coisas de forma amplamente interpretativa, com pouco conteúdo de fundo, o que gerou muito dúvida e margem para interpretação. Será uma prova com notas mais baixas que o normal para todos, o que significa que quem estudou e respondeu bem ao menos uma parte da prova pode se dar bem!
De qualquer modo, tenhamos calma!!! Encontrei algumas possibilidades de recurso, que comentarei a seguir. Não comentarei todas as questões por absoluta falta de tempo para isso. Se tivesse condições, faria normalmente.
Utilizem meu argumento básico, mas coloquem em suas próprias palavras!!! A prova utilizada como referência é a de gabarito 01, vamos lá:
Q33: “As diversas etapas da venda…”
Pedido: anulação da questão.
Argumento básico: existem vários autores que falam em diferentes etapas para a venda. Vários deles mencionam etapas prévias à venda (uma pré-venda), que envolvem desde abordagem, apresentação e tratamento de objeções (Alexandre Las Casas); identificação do cliente, planejamento de vendas, abordagem para entender necessidades e gerar interesse, apresentação (Charles Futrell); prospecção do mercado, pré abordagem para coleta de informações, abordagem para despertar atenção(Luciano Castro e Marcos Neves; Phillip Kotler).
É clara a inexistência de um padrão coerente. Vários autores do assunto, inclusive, tratam a venda de forma estratégica, estabelecendo conhecimento do mercado, fixação de preços, etc como etapas prévias às vendas propriamente ditas.
Sabendo disso, o examinador que desejasse cobrar um determinado modelo específico teria que mencioná-lo na questão.
Como absolutamente todas as alternativas propostas pela questão podem ter relação com uma análise pré-venda, solicita-se a anulação da mesma.
Q34: “Os gerentes das agências”…
Pedido: anulação.
Argumento básico: apesar de cobrar o assunto “motivação para vendas”, de forma geral, no Edital, a banca não mencionou, de forma específica a chamada “teoria do papel” que, inclusive não é mencionada na maior parte das publicações especializadas em técnicas de vendas disponíveis no Brasil. Por não mencionar a referida teoria de forma objetiva no edital, solicita-se a anulação da questão.
Q. 35: “Apesar de ainda não poder ser”…
Pedido: anulação da questão.
Argumento básico: é conhecimento notório de marketing e vendas que o comprador individual considera diferentes elementos na sua disposição de pagar por um bem e serviço, incluindo os preços de mercado praticados. Apesar disso, outros elementos também são considerados: informações e desejo despertado pela propaganda (letra B), que pode estimular a compra de um produto a um preço superior; histórico de compras anteriores (letra C) que geram no cliente uma sensação de relacionamento com o fornecedor, constituindo-se em elemento importante para a definição de sua disposição em pagar por um bem ou serviço; comparações subjetivas, ou seja, individuais dos benefícios oferecidos por bens e serviços (letra D), que constituem o próprio cerne da comparação entre o valor percebido em diferentes ofertas; e também a avaliação individual sobre suas próprias necessidades, que quanto maiores forem, maior será a propensão por pagar por um bem ou serviço. Por não dispor de uma, mas de cinco alternativas que poderiam ser corretamente interpretadas como corretas, é solicitada a anulação da questão.
Q47: “Existem leis municipais e estaduais”…
Pedido: anulação da questão.
Argumento básico: a banca não cobrou, no Edital, qualquer conhecimento sobre leis de filas, muito menos sobre a Lei 5.254, de 25 de março de 2011, motivo pelo qual não pode cobrar o referido assunto na prova. Por esta razão, solicita-se anulação da questão.
Q48: “Roupas adequadas para o trabalho demonstram”…
Pedido: anulação da questão.
Argumento básico: não há dúvidas de que a roupa do funcionário é um elemento da comunicação não verbal com o cliente, como apontado pelo gabarito preliminar. Apesar disso, a aparência pessoal do pessoal na “linha de frente” representa a aparência da própria organização, e por isso influencia no valor agregado ao cliente, reforçando os benefícios oferecidos pela contratação do produto com aquela organização (exclusividade, atenção, profissionalismo, elitismo, etc. – todos podem ser valores transmitidos pela vestimenta). Com isso, a alternativa E também poderia ser considerada correta. Mais: esta avaliação subjetiva do cliente sobre a aparência do funcionário, ao transmitir o valor de profissionalismo (por exemplo) pode ampliar as possibilidades de encerramento da venda (prevista na alternativa C). Percebe-se que a comunicação não verbal pelas roupas também está associada a vários outros fatores mencionados pela questão, que precisa ser anulada por possuir mais de uma resposta possível.
Q50: “uma instituição financeira pretende…”
Pedido: Anulação.
Argumento básico: a questão cobra assunto passível de ser cobrado no conteúdo de técnicas de vendas, mas não de atendimento. Trata-se de teoria muito específica, que não tem como ser incluída como parte de nenhum dos tópicos previstos no Edital para a disciplina de atendimento. Como o Edital previu o número exato de questões para cada parte do conteúdo, a banca exorbitou ao cobrar uma questão a mais do conteúdo de técnicas de vendas tentando inseri-la nas questões de atendimento. Como há vinculação jurídica ao Edital na realização do concurso público, o edital previu a cobrança de 10 questões de técnicas de vendas, e não 11, e o conteúdo da questão não está previsto no conteúdo de atendimento, solicita-se a anulação da questão.
Um forte abraço!
Prof. Carlos Xavier
www.facebook.com/professorcarlosxavier
O Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região publicou aviso de dispensa eletrônica de licitação…
A Universidade Federal de Minas Gerais divulgou um novo edital de concurso UFMG com duas…
Atenção, Coruja! A convocação para as provas do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) consta…
Iniciais de até R$ 12, 8 mil! Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU),…
O novo concurso do INSS para Perito Médico deve ter seu edital publicado até o…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Ver comentários
Então...quem foi bem nessa prova,já pode trabalhar na CESGRANRIO! No Banco não...
Gostaria de saber quando a banca irá divulgar as respostas aos recursos.
Não consegui interpretar a data pelo edital. Fico grato pela atenção.
Professor, boa noite.
Com a sua experiencias em provas e concursos... as possibilidades de anulacao das questoes apresentadas.... sao altas??? Pois se forem... iria ser muito positivo.
Obrigado pelas aulas foram excelentes.
Abracos.
Achei muito interessante a questão Q33 sobre etapas de vendas que ao meu entender seria a ferramenta coaching que chegou no mercado recendentemente desconhecida por muito