Olá, pessoal!
Espero que tenham obtido êxito na prova do IGP-SC realizada ontem no último domingo (26/11).
Neste artigo, comentamos a questão n. 30, que trata da lei n. 15.156/2010.
Antes de comentar, quero dizer que fiquei muito surpreso ao ver a questão, pois no curso fizemos questões INÉDITAS cobrando exatamente esses assuntos (vide questões 05 e 06 da aula demonstrativa). A
Questão 30.De acordo com a Lei 15.156/10, que institui o Plano de Carreiras e Vencimentos do Grupo Segurança Pública – Perícia Oficial do Estado de Santa Catarina, e com relação à composição do Quadro de Pessoal do IGP, é correto afirmar que:
1. Técnico Pericial é a autoridade que desempenha atividades de nível superior, de natureza técnica, científica e especializada, de maior complexidade quanto à observação, constatação, registro, coleta, interpretação, análise e avaliação prospectiva, nos ditames da criminalística, de vestígios relacionados ao fato delituoso e à emissão de um juízo, realizando exames periciais criminais e elaborando estudos, pesquisas, laudos e pareceres que exigem formação ou habilitação específica, fundamentais para a decisão judicial, nos termos das normas constitucionais e legais em vigor, bem como presidir as atividades de perícia criminal e de identificação civil e criminal.
ALTERNATIVA INCORRETA. Nas nossas aulas, além da parte teórica, fizemos o seguinte esquema:
Só com isso já conseguimos identificar o erro. A carreira de técnico pericial, exerce atividades de nível superior, entretanto, de natureza técnica e cientifica. Não exerce atividades de natureza especializada.
Na verdade, o descrito no enunciado trata da carreira de PERITO OFICIAL.
Art. 4
ºOs cargos que compõem o Quadro de Pessoal do Instituto Geral de Perícias – IGP, são organizados nas seguintes carreiras:I – Perito Oficial: autoridade que desempenha atividades de nível superior, de natureza técnica, científica e especializada, de maior complexidade quanto à observação, constatação, registro, coleta, interpretação, análise e avaliação prospectiva, nos ditames da criminalística, de vestígios relacionados ao fato delituoso e à emissão de um juízo, realizando exames periciais criminais e elaborando estudos, pesquisas, laudos e pareceres que exigem formação ou habilitação específica, fundamentais para a decisão judicial, nos termos das normas constitucionais e legais em vigor, bem como presidir as atividades de perícia criminal e de identificação civil e criminal no Estado de Santa Catarina;
2. O Perito Oficial desempenha atividades de nível superior, de natureza técnica e científica, que têm por objeto realizar exames papiloscópicos referentes à identificação civil e criminal, elaborando laudos e pareceres que exigem habilitação específica, fundamentais para a decisão judicial, nos termos das normas constitucionais e legais em vigor.
ALTERNATIVA INCORRETA. Nas nossas aulas, confrontamos as três carreiras, justamente porque era bastante previsível a cobrança da diferença entre elas.
Basta uma passada de olho para identificarmos que essas não são atividades do Perito Oficial e sim do Técnico Pericial
3. Auxiliar Pericial: desempenha atividades de nível médio, de natureza operacional, administrativa e de apoio, relacionadas ao suporte na execução das atividades afetas à instituição.
ALTERNATIVA CORRETA. Como visto nos comentários das assertivas anteriores, está correta.
OBS: Bastava lembrar da tabela abaixo para responder a questão.
4. Os cargos de provimento em comissão de Diretores, Gerentes e Corregedor serão ocupados exclusivamente por servidores efetivos, ativos e estáveis da carreira de Perito Oficial do IGP.
ALTERNATIVA CORRETA. A questão abordou a literalidade da Lei n. 15.156/10:
Art. 4
ºOs cargos que compõem o Quadro de Pessoal do Instituto Geral de Perícias – IGP, são organizados nas§ 2
ºOs cargos de provimento em comissão de Diretores, Gerentes e Corregedor serão ocupados exclusivamente por servidores efetivos, ativos e estáveis da carreira de Perito Oficial do IGP.
Como a questão pede para marcar a opção CORRETA, o gabarito nosso é a letra D.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas III está correta.
b) Todas estão corretas.
c) Apenas I e IV estão corretas.
d) Apenas III e IV estão corretas.
GABARITO: Letra D
Era isso!
Forte Abraço.
Prof. Tiago Zanolla
Está pensando em prestar o concurso do Ministério Público do Rio Grande do Sul? Já…
Olá, pessoal! Tudo bem? Que tal colocar em prática tudo o que você aprendeu nessa…
Convocações de aprovados nas vagas imediatas do concurso SUSEP é prevista até o final deste…
Concurso da Sefaz DF vai ofertar 265 vagas Os trabalhos para publicação do concurso Sefaz…
Acontecem no próximo domingo, dia 23 de fevereiro, as provas do processo seletivo do Instituto…
O novo concurso FUNDAC PB (Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente da Paraíba) está…
Ver comentários
Sim prof, perfeita a questão! Só fiquei triste por não colocarem mais questões pois essa foi fácil né!
Oi, Damaris!
Foi fácil mesmo, rs.
Abs
Tiago
Meu agradecimento ao professor Tiago pois assisti a aula ao vivo (acho que foi em 20/10) e baixei a apostila dessa aula. Nos dias finais de preparação revisei os esquemas feitos pelo professor e acertei as questões!! Obrigado!
P.S. estou ansioso para ver mais comentários dos professores a respeito dessa prova do IGP-SC, especialmente a de português (na minha opinião, a banca errou feio nas questões 1 e 2 ) e sobre as questões 49 a 52 que na minha opinião estão fora do conteúdo indicado no edital: "Balística forense: Exame de eficiência em munição; Exame de eficiência em Arma de Fogo". Oras, Exame de eficiência não tem nada a ver com que tipo de munição a arma "X" pode ou não utilizar. (quetões 49 a 51) e tampouco com os efeitos de projéteis sobre o ser humano (questão 52). Reparar que o edital menciona um assunto principal com "dois pontos" e em seguida define os assuntos específicos a serem abordados, separando-os com "ponto e vírgula". Após "Balistica forense" menciona os dois tópicos específicos desse assunto, separados por ponto e vírgula. Portanto, de "Balística forense", o edital só previa questões sobre exames de eficiência em munição e em armas de fogo.
Meu agradecimento ao professor Tiago pois assisti a aula ao vivo (acho que foi em 20/10) e baixei a apostila dessa aula. Nos dias finais de preparação revisei os esquemas feitos pelo professor e acertei as questões!! Obrigado!
P.S. estou ansioso para ver mais comentários dos professores a respeito dessa prova do IGP-SC, especialmente a de português (na minha opinião, a banca errou feio nas questões 1 e 2 ) e sobre as questões 49 a 52 que na minha opinião estão fora do conteúdo indicado no edital: "Balística forense: Exame de eficiência em munição; Exame de eficiência em Arma de Fogo". Oras, Exame de eficiência não tem nada a ver com que tipo de munição a arma "X" pode ou não utilizar. (quetões 49 a 51) e tampouco com os efeitos de projéteis sobre o ser humano (questão 52). Reparar que o edital menciona um assunto principal com "dois pontos" e em seguida define os assuntos específicos a serem abordados, separando-os com "ponto e vírgula". Após "Balistica forense" menciona os dois tópicos específicos desse assunto, separados por ponto e vírgula. Portanto, de "Balística forense", o edital só previa questões sobre exames de eficiência em munição e em armas de fogo. Gostaria do comentário dos professores sobre essas questões.
Concordo plenamente sobre as questões de balística; temos que recorrer!
Para um cargo voltado à área de técnica matemática, entendo que um grande número de questões de anatomia e fisiologia não mensuram de forma razoável a aptidão de um candidato a perito de áudio e vídeo, onde as prerrogativas exigidas eram formação em engenharias e não em medicina ou odontologia.
Creio que há mais questões onde a resposta divulgada não é correta.