Estrategianos, tudo bem com vocês?
No último domingo (26/08), foi a vez de nossos alunos realizarem o tão aguardado concurso do IPHAN. Espero que os candidatos tenham realizado uma excelente prova objetiva e discursiva.
No que se refere à prova discursiva (redação) não houve surpresa. A banca Cespe seguiu o modelo de suas últimas provas ao indicar os tópicos exigidos para a temática solicitada, a saber: contribuições da tecnologia da informação para a preservação do patrimônio imaterial brasileiro. Além disso, disponibilizou dois textos motivadores que contribuíram bastante: o primeiro trouxe a definição de bens culturais imateriais e o segundo a relação entre cultura popular e sua respectiva relação com as tecnologias da informação, que auxiliam na divulgação e na preservação do patrimônio.
O aluno astuto, certamente, lembrou do nosso material de discursiva para o IPHAN, uma vez que abordamos as reflexões mencionadas nos textos motivadores e os aspectos contidos nos tópicos exigidos. Trabalhamos a importância da preservação, o conceito de cultura e a educação patrimonial. Ademais, os temas propostos para treinamento reforçaram muitas coisas que o candidato poderia ter utilizado em sua prova.
O candidato precisava discorrer, obrigatoriamente, cada aspecto exigido, ou seja, era necessário ter três parágrafos argumentativos, um para cada tópico. Outro aspecto importante é que o Cespe fez questão de reforçar no título e em cada tópico que o candidato deveria observar a realidade brasileira.
Então, vamos aos comentários de cada tópico! Lembrar que são possibilidades argumentativas, e não um gabarito.
1º tópico: importância da preservação dos bens imateriais para a sociedade brasileira [8 pontos];
Em uma sociedade como a brasileira, que vivencia aquilo que é denominado “Sociedade Líquida”, marcada pela instantaneidade e pela fragmentação, esquece-se de bens importantes à constituição da identidade nacional: os bens simbólicos, isto é, os bens culturais sejam eles materiais ou imateriais. Nessa perspetiva, cabe destacar que a preservação dos bens imateriais são importantes, pois eles são portadores de conhecimentos, de expressão cultural de diversos grupos sociais e é um elemento de manutenção da memória coletiva, bem como do exercício da cidadania.
2º tópico: apresente facilidades e problemas desencadeados pelo avanço da tecnologia da informação no contexto brasileiro [15 pontos];
Aqui, o candidato precisava abordar, obrigatoriamente, facilidades e problemas mediante ao uso da tecnologia da informação.
A tecnologia da informação é uma realidade em várias sociedades contemporâneas, inclusive a brasileira. Ela contribuí, especificamente, para a democratização dos bens culturais, uma vez que as tecnologias facilitam o acesso à informação e aproximam o cidadão de práticas culturais encurtando distâncias. Contudo, no Brasil, como refletiu o sociólogo Gilberto Salgado, há um fosso entre os superletrados em tecnologia daqueles que nem alfabetizados foram, isto é, nem todos os brasileiros têm acesso às tecnologias ou sabem utilizá-las de forma adequada, gerando exclusão.
3º tópico: relação do patrimônio imaterial e as novas tecnologias da informação no contexto brasileiro [15 pontos].
Caber ressaltar que a identidade brasileira é constituída também pelo patrimônio imaterial, expressado na sua diversidade de crenças, modos de ser e nas suas mais variadas linguagens e manifestações artísticas. Nesse sentido, as tecnologias da informação como, por exemplo, aplicativos, blogs, redes sociais, podem ajudar na construção de uma sociedade mais pural, na qual a diversidade seja respeitada. Além disso, as tecnologias da informação podem ser implementadas a fim de fomentar o turismo e o desenvolvimento econômico. Por isso, a importância da educação patrimonial a fim de reforçar junto aos cidadãos a importância de conhecer seus bens, de preservá-los e divulgá-los.
Bem, pessoal, vou ficando por aqui e qualquer coisa é só entrar em contato. Espero ter contribuído com você :)
Contatos:
YouTube: Professor Raphael Reis
Instagram: profraphaelreis
Facebook: Professor Raphael Reis
Cursos de Discursivas:
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…