Olá pessoal, como estão?
Trago a vocês os comentários das questões da área de Redes da prova do TRT-RS/TI de 2015 para Técnico Judiciário e Analista. Todos são do caderno TIPO I.
Começaremos com a prova de Técnico Judiciário.
Questão 53 – O Técnico deseja identificar o tipo de armazenamento de dados utilizado no Tribunal Regional do Trabalho. Durante a verificação, o Técnico constatou que se tratava do NAS, pois o servidor de
(A) armazenamento era conectado, por meio de uma rede dedicada, ao servidor de banco de dados e a transferência de dados era feita em formato de blocos.
(B) banco de dados controlava o sistema de arquivos do disco de armazenamento no servidor de armazenamento e eram conectados por meio de uma rede dedicada.
(C) armazenamento era conectado ao servidor de banco de dados por meio de uma rede compartilhada e a transferência de dados era feita em formato de blocos.
(D) banco de dados controlava o sistema de arquivos do disco de armazenamento no servidor de armazenamento e a transferência era feita em unidades de Clusters.
(E) armazenamento possuía um sistema operacional e a transferência de dados era feita em formato de arquivo.
Comentários: Temos que as alternativas “a”, “b”, “c” e “d” tratam de características de uma SAN através de redes dedicadas e otimizadas em desempenho e armazenamento, com implementação de clusters e acessos diretos por banco de dados a nível de blocos desses arquivos.
Já a alternativa “E” é o que de fato traz as características de uma armazenamento do tipo NAS em suas principais características: possui um sistema operacional completo com sistemas de arquivos próprio, além de ser acessado a nível de arquivo. Além disso, vale mencionar a sua característica de ser dinâmico na rede em termos de posicionamento, bastando ter um ponto de entrada na rede. Abaixo, trago uma tabelinha resumo:
DAS | NAS | SAN | |
DEFINIÇÃO | Um HD acoplado a um servidor intermediário para acesso via rede. | Um storage com SO completo e acesso direto via rede. | Uma rede própria e especializada para armazenar dados. |
TRÁFEGO DE DADOS | Blocos | Arquivos | Blocos |
VANTAGENS | Baixo custo; Acesso via rede por um servidor intermediário;Transparente ao usuário. | Fácil manutenção e configuração;Versatilidade de posicionamento na rede;Integra-se facilmente como uma SAN ou DAS; | Boa integração com ambientes de BD;Independe de Servidores;Backup ocorre de forma isolada da rede.Altíssimo desempenho;Alta Escalabilidade; |
DESVANTAGENS | Storage fixo a um dispositivo intermediário;SO não necessariamente otimizado para armazenamento de dados;Baixa escalabilidade; | Pode não ser suficiente em termos de desempenho para grandes aplicações de dados; | Alto custo e complexidade;Requer equipamentos específicos e exclusivos de SAN; |
Gabarito: E
Questão 58 – O Técnico foi designado para construir segmentos de cabos de pares trançados UTP para serem utilizados para interligar os computadores de uma das salas do Tribunal a Switch localizada no mesmo andar da sala de forma direta, ou seja, sem o uso de outros segmentos. Considerando as normas de cabeamento estruturado, o técnico deve implementar o segmento de cabo com comprimento, em metros, de no máximo
(A) 20.
(B) 200.
(C) 10.
(D) 50.
(E) 100.
Comentários: Questão bem tranquila, certo pessoal? A regra de cabeamento estruturado prevê a distância máxima de 100 metros para praticamente todos os padrões de cabos UTP. Lembremos sempre de uma pequena exceção para o cabo CAT 6 quando trabalha com taxas de 10 Gbps.
Gabarito: E
Questão 59 – Deseja-se verificar se uma determinada máquina (computador) conectada à internet está ativa ou não. O protocolo, do conjunto TCP/IP, a ser utilizado para essa verificação é o
(A) ICMP.
(B) ARP.
(C) RIP.
(D) IGMP.
(E) SNMP.
Comentários: O ICMP é o protocolo utilização para controle da rede IP. Por essa característica, ele possui tipos de mensagem específica para verificar a conectividade dos equipamentos na rede. Ele é base de funcionamento da ferramenta/comando PING tão conhecida. O PING nada mais é do que o conjunto das mensagens do tipo echo-request e echo-reply. Vale fazermos uma crítica à questão que o PING por si só não garante se a Internet está ativa ou não. Explico. Imaginemos que o firewall da nossa própria rede ou da rede destino bloqueie o tráfego do protocolo ICMP. Nesse sentido, não teríamos o sucesso do PING. Entretanto, isso não quer dizer que a porta 80, por exemplo, não esteja liberada e o computador não tenha acesso à Internet. Enfim, fica a crítica.
Porém pessoal, por eliminação, não nos restaria outra alternativa.
Gabarito – A
Agora, vamos comentar as questões da prova de Analista Judiciário – TIPO I.
Questão 58. Quando um novo computador é conectado e colocado em funcionamento em uma rede local de computadores, a primeira atividade desempenhada é a sua identificação, utilizando o endereço MAC, para a rede e o estabelecimento do relacionamento
com um endereço IP. A mensagem inicial gerada pelo computador para a rede com esse propósito, utiliza o protocolo
(A) DHCP.
(B) ICMP.
(C) DNS.
(D) ARP.
(E) SNMP.
Comentários: Pessoal, temos um probleminha nessa questão. O enunciado é um tanto incompleto gerando uma dificuldade na avaliação por parte do candidato. Primeiro, algumas perguntas a serem feitas?
1. Endereço IP de que versão? v4 ou v6?
2. A configuração da placa de rede está automática (DHCP) ou manual (FIXO)?
A título de exemplo, trago para vocês um printscreen de uma captura feita em minha máquina ao conectar meu Computador em uma rede cabeada com DHCP ativado. Percebam que o DHCP Request é enviado antes de uma mensagem do tipo ARP.:
(CLIQUE NA IMAGEM PARA MELHOR RESOLUÇÃO)
Já a imagem a seguir, mostra uma captura com endereçamento fixo. Percebam que não temos mais o protocolo DHCP até porque o endereço IP já foi configurado.:
(CLIQUE NA IMAGEM PARA MELHOR RESOLUÇÃO)
Um ponto a considerar é que para efeito de captura, o protocolo ARP tem seu sentido LATU SENSU, considerando a descoberta no dois sentidos.
Dessa forma pessoal, entendo que a questão deveria ser anulada conforme justificativas apresentadas a seguir!
Gabarito: D (Gabarito do Professor: Anulação)
Questão 59. O cabeçalho do protocolo IPv4 possui o campo denominado TTL (Time to Live) utilizado para configurar
(A) o máximo número de saltos entre roteadores para evitar que um pacote fique indefinidamente na rede.
(B) a data/hora que o pacote foi processado e transmitido pelo roteador origem da rede.
(C) o máximo tempo (em milissegundos) que o pacote deve permanecer na rede para evitar o congestionamento.
(D) a data/hora que o pacote deve ser descartado caso não tenha alcançado o destino.
(E) o mínimo tempo (em milissegundos) que o pacote deve permanecer na rede para evitar a não entrega.
Comentários: Típica questão da FCC de avaliar um campo do cabeçalho IP. O TTL define o “tempo de vida” do pacote na rede. O valor é decrementado a cada salto em dispositivos de camada 3 da rede. Ao chegar em 0, o pacote é descartado. Isso evita a existência de pacotes em loop na rede consumindo recursos.
Gabarito: A
Questão 60. Como recurso de segurança, a rede de computadores do TRT possui um Firewall, instalado entre a Rede Local (LAN) e a Rede Ampla (WAN), e que inclui a DMZ. Para que o Firewall do TRT opere de forma adequada, na DMZ deve ser instalado o servidor de
(A) arquivos compartilhados na LAN.
(B) páginas web de acesso público.
(C) banco de dados do TRT.
(D) aplicativos do TRT.
(E) emails do TRT.
Comentários: A principal característica da DMZ é fornecer uma área para implementação de serviços e servidores que necessitam ser utilizados por usuários externos à instituição e internos. Desse modo, estando em uma área isolada, caso haja algum comprometimento de algum servidor nessa área, a rede interna, em um primeiro momento, não será afetada. Assim, dos serviços apresentados na questão, o único que fornece acesso público direto e explícito é a alternativa B. Vale mencionar que, caso se deseje utilizar serviços de email externamente, pode-se utilizar um serviço específico para esse fim na DMZ com acesso público mapeando e coletando as informações do servidor principal de email, estando este último localizado na rede interna.
Então pessoal, mais uma vez, a alternativa que mais explicita as características que mencionamos acima, é a alternativa B. Porém, fica a observação apresentada.
Gabarito: B
Então é isso pessoal. Em um contexto geral, considero que a prova abordou assuntos básicos e superficiais.
Um grande abraço e boa sorte a todos!
Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…
A Prefeitura de Crateús, no Ceará, teve divulgado um novo cronograma para o seu concurso…
A Prefeitura Municipal de Careaçu (MG) publicou o novo edital de concurso público com vagas professor…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Careaçu, em Minas Gerais. O…
Vem aí concurso TRT RJ (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª região) com edital divulgado ainda…
Agora está oficialmente assinado o contrato com a Fundação Carlos Chagas (FCC) para realização do…