Oi pessoal!
A prova do Cargo 20 do TCE-PA foi de nível difícil, não foi?! Não me surpreenderia que a nota geral para o cargo seja baixa.
Vislumbrei algumas possibilidades de recursos, especificamente nas questões 59 e 67 da prova divulgada.
Comento, abaixo, todas as questões da matéria que estudamos juntos:
Com relação às diferentes abordagens da administração e à evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.
51 A reforma da gestão pública de 1995 instituiu na administração pública brasileira a dimensão gestão, a qual permitiu maior autonomia e introdução de novas formas de responsabilização para os gestores, como a administração por resultados, a competição administrada por excelência e o controle social.
Comentário:
Em outras palavras, a reforma gerencial da década de 1990 introduziu a gestão como dimensão relevante para o Poder Público, introduzindo coisas como a administração por resultados, competição e controle social, o que está certo.
GABARITO: Certo.
52 Com a implantação da reforma da gestão pública em 1995, os elementos patrimonialistas e clientelistas foram extintos da cultura administrativa brasileira.
Comentário:
Os elementos patrimonialistas e burocráticos continuam convivendo na Administração Pública brasileira, mesmo após a reforma administrativa gerencial da década de 1990.
GABARITO: Errado.
53 Dar tratamento com benevolência e justiça às pessoas, sem dispensar a energia e o rigor necessários, é uma tendência difundida desde a escola clássica de Fayol.
Comentário:
Tratamento justo e equidade são princípios de Fayol, o que significa que benevolência e justiça fazem parte da teoria. Além disso, a visão de que o tratamento é voltado para a eficiência, com energia e rigor, e não para o bem estar dos funcionários, é base da Escola Clássica.
GABARITO: Certo.
54 A ênfase nos pormenores estruturais, a orientação normativa e prescritiva e a busca de meios científicos para o trabalho rotineiro são características da teoria da burocracia.
Comentário:
A teoria da burocracia realmente é voltada para a estrutura. Apesar disso, não busca meios científicos para o trabalho rotineiro, o que é feito pela Teoria da Administração Científica de Taylor.
GABARITO: Errado.
Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos diversos do processo de planejamento.
55 Uma organização que apresenta um produto ou serviço com características que os diferenciem dos oferecidos pelo mercado adota uma estratégia de enfoque.
Comentário:
A estratégia competitiva de enfoque é voltada para escolha de um segmento de mercado e atuação específica nesse segmento. Características diferenciadas do produto constituem a base para a estratégia de diferenciação.
GABARITO: Errado.
56 Em uma análise SWOT, a identificação de servidores desqualificados para o exercício das suas atribuições caracteriza uma ameaça, porque o despreparo funcional pode influenciar negativamente o desempenho almejado.
Comentário:
Os servidores desqualificados constituem um elemento interno e negativo para a organização. Trata-se, portanto, de uma fraqueza.
GABARITO: Errado.
57 A elaboração de planos direcionados para curto prazo, com ações específicas para cada atividade de uma instituição, caracteriza procedimento de planejamento operacional.
Comentário:
O planejamento operacional realmente é voltado para as atividades do dia-a-dia da organização, conforme apresentado pela questão.
GABARITO: Certo.
58 Na metodologia BSC (balanced scorecard), os objetivos estratégicos que representam proposição de valores aos clientes são descritos na perspectiva aprendizado e crescimento, englobando aspectos relativos à evolução da organização no mercado.
Comentário:
As proposições de valor para os clientes estão na perspectiva dos clientes, e não da do aprendizado e crescimento.
GABARITO: Errado.
59 Os elementos comuns à administração por objetivos incluem a formulação de objetivos independentes para cada atividade ou processo dentro de um departamento.
Comentário:
A administração por objetivos é voltada para o objetivo da organização ligados aos objetivos de cada indivíduo. Assim, é possível entender que os objetivos são interligados (em torno dos objetivos da organização), ou independentes (aplicados a cada indivíduo). Assim, é cabível a proposição de recurso com esse argumento, solicitando anulação da questão.
GABARITO: Errado.
Julgue os itens subsecutivos, relativos a fundamentos de organização e cultura organizacional.
60 Uma vantagem da estrutura organizacional com base em produtos ou serviços é garantir o emprego do profissional que é especializado em uma única linha de produtos ou serviços em período de crise.
Comentário:
A estrutura por produtos não é temporária, por isso não é possível dizer que uma alocação se dá apenas “em períodos de crise”.
GABARITO: Errado.
61 Os valores sociais considerados importantes para os integrantes de uma organização constituem valores compartilhados que compõem uma cultura organizacional.
Comentário:
Os valores sociais aceitos e compartilhados na organização realmente compõem a cultura organizacional, junto com os artefatos e as pressuposições básicas.
GABARITO: Certo.
62 Uma estrutura organizacional retrata o formato da divisão e coordenação das atividades dos membros da organização, podendo incluir linhas de autoridade, níveis hierárquicos e amplitude de controle administrativo.
Comentário:
A divisão e coordenação de atividades, juntamente com as linhas de autoridade, níveis hierárquicos e amplitude de controle realmente constituem a essência da estrutura organizacional.
GABARITO: Certo.
No que se refere aos fundamentos de motivação, comunicação e controle, julgue os próximos itens.
63 Os emitentes das comunicações organizacionais devem zelar pela coerência entre o discurso e a prática, porque a forma mais persuasiva de se comunicar está nas atitudes apresentadas.
Comentário:
Item mais interpretativo. De fato, a coerência entre discurso e prática reforça a comunicação, como apresentado pela questão.
GABARITO: Certo.
64 A rigidez é um aspecto que deve ser observado em um sistema eficaz de controle para se evitar um julgamento individual que promova modificações quanto ao que está definido.
Comentário:
Em outras palavras: rigidez de controle evita modificações dos comportamentos. Isso não faz sentido nenhum!
GABARITO: Errado.
65 Controles orçamentários realizados nos níveis intermediários da organização para monitorar e controlar as despesas de várias unidades no decorrer de um exercício anual são considerados controles táticos.
Comentário:
O controle no nível intermediário, das unidades organizacionais (departamentos) são realmente do nível tático.
GABARITO: Certo.
66 No âmbito do processo de motivação, a teoria do reforço estabelece que as estratégias de extinção e punição contribuem para que a vontade de repetir o comportamento seja reduzida.
Comentário:
Extinção e punição são possibilidades previstas pela Teoria de Skinner para reforçar um comportamento, apesar de não serem a melhor forma – de acordo com a teoria e sua evolução.
GABARITO: Certo.
Julgue os itens seguintes, acerca de gestão de pessoas.
67 A gestão estratégica de pessoas deve servir aos objetivos do negócio da organização por meio do planejamento, da organização, da coordenação e do controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente das pessoas.
Comentário:
A gestão estratégica das pessoas da organização certamente deve servir aos objetivos do próprio negócio. Além disso, deve se utilizar de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente das pessoas. Apesar disso, os processos típicos da gestão contemporânea (utilizados pela gestão de pessoas) são o planejamento, organização, direção e controle. Note que a banca substituiu o mesmo por “coordenação” (que deveria ser somado ao “comando” para ser chamado de “direção”). Acho pouco provável que a banca aceite, mas vale um recurso com esse argumento, solicitando inversão de gabarito ou anulação (neste último caso, argumente que era possível entender de duas formas).
GABARITO: Certo.
68 O recrutamento externo em um órgão público é sempre mais vantajoso que o recrutamento interno porque propicia a aquisição de novas experiências e o enriquecimento dos recursos humanos existentes.
Comentário:
Não faz sentido afirmar que o uso do recrutamento externo será sempre melhor. Cada caso é um caso, e as vezes pode ser melhor utilizar as competências dos funcionários que já fazem parte da organização.
GABARITO: Errado.
69 Fatores relativos a habilidade ou destreza e concentração visual são requisitos mentais especificados na análise de cargos.
Comentário:
Questão bem difícil. Habilidades, destrezas e concentração visual fazem parte da análise de cargos sim, mas são requisitos físicos, e não mentais.
GABARITO: Errado.
70 Diferentemente dos tradicionais centros de treinamento e desenvolvimento, as universidades corporativas priorizam o aprendizado individual e a utilização de espaços presenciais em vez dos virtuais.
Comentário:
As universidades corporativas realmente são diferentes dos tradicionais centros de treinamento e desenvolvimento, mas se utilizam de espaços virtuais e presenciais conforme a necessidade, além de enfocar a aprendizagem da organização como um todo, não possuindo mero foco individual.
GABARITO: Errado.
71 A avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes é suficiente para alinhar uma gestão de desempenho de pessoas por competências aos objetivos organizacionais.
Comentário:
A mera avaliação dos CHAs da gestão por competências não consegue alinhar, por si só, o desempenho das pessoas aos objetivos organizacionais. É preciso identificar as lacunas e instituir mecanismos de desenvolvimento das competências.
GABARITO: Errado.
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens subsequentes.
72 O PDCA é uma ferramenta de gestão da qualidade utilizada nas empresas com a finalidade de controlar um processo seguindo as etapas planejar, executar, checar e agir.
Comentário:
Exatamente! O PDCA (Plan, Do, Check, Act) faz parte da gestão da qualidade, permitindo melhorar os processos de maneira incremental por meio de suas etapas de planejamento, execução, checagem e ação corretiva.
GABARITO: Certo.
73 Liderança, estratégia e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados são critérios de excelência considerados pelo modelo de excelência em gestão utilizado pela Fundação Nacional da Qualidade.
Comentário:
Isso mesmo, pessoal! Para responder essa questão você tinha que ter memorizado os critérios de excelência da FNQ, que são exatamente os mencionados pela questão – nem mais nem menos.
GABARITO: Certo.
74 Um dos maiores desafios do setor público brasileiro é de natureza gerencial, e, nesse contexto, o Programa Nacional de Gestão Pública auxilia as organizações públicas que estão em busca da transformação gerencial rumo à excelência em gestão.
Comentário:
O Programa Nacional de Gestão Pública (Gespública) realmente auxilia as organizações públicas em busca da excelência em gestão, sendo este um verdadeiro desafio do setor público brasileiro.
GABARITO: Certo.
75 Uma das principais ideias e contribuições para a gestão da qualidade é a criação dos departamentos de controle da qualidade com a atribuição principal de preparar e ajudar a administração do programa de qualidade.
Comentário:
Questão mais interpretativa sobre a evolução da qualidade nas organizações. É claro que a criação de departamentos de controle da qualidade realmente foi uma grande contribuição para o tema, pois possibilita que os programas de qualidade sejam gerenciados.
GABARITO: Certo.
Julgue os próximos itens, relativos à gestão de projetos.
76 Conforme o enfoque administrativo proposto pelo Guia PMBOK, a gestão de projetos inclui escopo, tempo, custos, qualidade e recursos humanos.
Comentário:
Essa deve ter pego muita gente. A questão não citou todas as áreas de conhecimento do Guia PMBOK, nem se propôs a fazê-lo. Mencionou apenas algumas áreas que estão incluídas no PMBOK, por isso está correta.
GABARITO: Certo.
77 O diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama espinha de peixe, estabelece uma lógica de causa e efeito que permite a estruturação de argumentos racionais capazes de explicar o efeito que diversos inputs provocam em um dado output, gerando, assim, oportunidades de aprimoramento em todo o processo administrativo.
Comentário:
Texto bem redigido para explicar que o diagrama de Ishikawa serve para esclarecer as causas para os efeitos estudados, permitindo a melhoria daquilo que está sendo estudado.
GABARITO: Certo.
78 O gráfico de Gantt, ferramenta de análise temporal estruturada na forma de um cronograma, apresenta a previsão das datas de início e fim das diversas atividades programadas no âmbito de um projeto.
Comentário:
O gráfico de Gantt realmente analisa o cronograma de um projeto, apontando seu início e fim, além de detalhes temporais sobre atividades, marcos e responsáveis.
GABARITO: Certo.
79 De acordo com o Guia PMBOK, o planejamento do gerenciamento de risco é uma atividade que inclui o desenvolvimento de respostas administrativas para mitigar problemas oriundos de cada risco anteriormente identificado, sem, no entanto, monitorar esses riscos.
Comentário:
Mitigar os riscos é um dos tratamentos que podem ser dados ao risco, por isso a assertiva está errada.
GABARITO: Errado.
No que se refere a elaboração, análise e avaliação de projetos, julgue os itens que se seguem.
80 A influência das partes interessadas, os riscos e as incertezas aumentam exponencialmente durante o processo de implementação de um projeto, devido à complexidade administrativa nele envolvida.
Comentário:
Ao contrário do afirmado na assertiva, a influência das partes interessadas, os riscos e incertezas diminuem ao longo de um projeto.
GABARITO: Errado.
81 Na análise dos gastos de um projeto, a fase de execução concentra, na maioria dos casos, a maior parte dos custos com atividades e pessoal.
Comentário:
O que se observa no gerenciamento de projetos é que, em geral, os custos gerais sobem a partir da fase de início, passando pela de organização e preparação e chegando a fase de execução (onde atingem um pico), para depois cair rapidamente no encerramento do projeto.
GABARITO: Certo.
Com base no Guia “d” Simplificação Administrativa, do Programa Gespública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, julgue os próximos itens, acerca de gestão de processos.
88 Árvore de Soluções é uma metodologia que, além de possibilitar a identificação dos principais problemas que afetam determinado processo de trabalho, indica possíveis soluções para sanar os problemas detectados.
Comentário:
A questão cobra um detalhe específico do Programa Gespública, disponível no seguinte documento:
http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/D.pdf
O Guia define a ferramenta da seguinte forma:
“A Árvore de Soluções consiste na identificação dos principais problemas que afetam um determinado processo de trabalho, com o respectivo encaminhamento para sua solução”. É o mesmo conteúdo, reescrito na questão.
GABARITO: Certo.
89 A gestão de processos, desde o mapeamento até a elaboração da Árvore de Soluções, deve ser documentada e formatada como uma proposta simplificada, não havendo necessidade de incluir justificativas para as melhorias ou destacar os benefícios oriundos de sua implementação.
Comentário:
Trata-se de questão específica e detalhada sobre o Guia D do Gespública:
http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/D.pdf
O que se busca no guia é a criação de propostas de simplificação administrativa (o que é diferente de “propostas simplificadas”). Além disso, nas propostas de simplificação, deverão ser incluídas justificativas e benefícios de sua implementação.
GABARITO: Errado.
90 Devido ao fato de que processos de apoio produzem resultados imperceptíveis ao cidadão, eles são considerados irrelevantes se comparados aos processos finalísticos, os quais são essenciais para a gestão efetiva das organizações.
Comentário:
Processos de apoio são fundamentais para que os processos finalísticos funcionem bem, por isso está errado dizer que eles são irrelevantes.
GABARITO: Errado.
91 (ADAPTADA) No contexto de simplificação proposto pelo guia “d” simplificação administrativa do Programa Gespública, o mapeamento das etapas lógicas de realização de um processo de trabalho permite uma visão integrada desse processo, dos seus detalhes críticos, da interação entre suas partes, dos pontos de controle e das oportunidades de melhoria.
Comentário:
Questão difícil.
O referido Guia trata de simplificação administrativa com base na gestão por processos, que é integrada em suas etapas e inclui detalhes críticos, interação entre as partes, pontos de controle e oportunidades de melhoria.
GABARITO: Certo.
Abraço!
Prof. Carlos Xavier
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