Olá, pessoal, tudo bem?
No concurso para Auditor Fiscal do Município de Jundiaí-SP, cujas provas foram realizadas neste final de semana, foi cobrada a disciplina de Direito Tributário e Simples Nacional.
Comentamos abaixo todas as questões cobradas pela banca assim como o gabarito extraoficial. Foi uma prova muito tranquila mesmo, para quem se dedicou!
Não vislumbramos possíveis recursos nas questões de Direito Tributário.
Desejo muito sucesso a todos vocês!
Um abraço e boa sorte!
Prof. Fábio Dutra
Professor de Direito Tributário e Legislação Tributária
Cliquem na imagem abaixo para me seguir no Instagram (@ProfFabioDutra)
Simples Nacional
Questão 40 – Considera-se microempresa, de acordo com a legislação aplicável, a que se enquadra na seguinte situação:
a) constituída como sociedade por ações.
b) Que exerça atividade bancária, financeira, de crédito ou simular.
c) Constituída como sociedade empresária.
d) Que tenha a participação de outra pessoa jurídica em seu capital.
Comentário: A LC 123/06 estabeleceu como critério para considerar determina pessoa jurídica como microempresa a receita bruta auferida em cada ano-calendário, que deve ser igual ou inferior a R$ 360.000,00, podendo ser sociedade empresária, a sociedade simples, a empresa individual de responsabilidade limitada e o empresário. É o que consta na Alternativa C.
Nas demais alternativas, encontram-se as situações que estão impedidas de ingressar no regime do Simples Nacional, todas elas previstas no art. 3º, § 4º, da LC 123/06.
Gabarito: Letra C
Questão 41 – Quando o estabelecimento de pequeno porte estiver instalado em área desprovida de regularização fundiária, o Município poderá conceder alvará de funcionamento, que terá o caráter de:
a) eventual.
b) condicional.
c) definitivo.
d) provisório.
Comentário: De acordo com o art. 7º, par. único, da LC 123/06, quando o estabelecimento de pequeno porte estiver instalado em área desprovida de regularização fundiária, o Município poderá conceder alvará de funcionamento provisório.
Gabarito: Letra D
Questão 42 – A empresa enquadrada no Simples Nacional utilizará, de acordo com a legislação, o documento único de arrecadação, que abrange o seguinte tributo municipal:
a) imposto predial e territorial urbano.
b) Imposto sobre serviços;
c) Contribuição de melhoria.
d) Imposto de transmissão inter vivos.
Comentário:
Alternativa A: O IPTU não foi incluído na sistemática do Simples Nacional. Alternativa errada.
Alternativa B: O ISS foi incluído na sistemática do Simples Nacional, estando incluído no documento único de arrecadação (DAS). Alternativa correta.
Alternativa C: A contribuição de melhoria não foi incluída na sistemática do Simples Nacional. Alternativa errada.
Alternativa D: O ITBI não foi incluído na sistemática do Simples Nacional. Alternativa errada.
Gabarito: Letra B
Direito Tributário
Questão 83 – O tributo tem sua natureza jurídica específica determinada mediante o uso do seguinte critério:
a) Denominação.
b) Fato gerador.
c) Destinação legal.
d) Base de cálculo.
Comentário: Trata-se de uma questão muito simples, envolvendo o art. 4º, do CTN, segundo o qual a natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la a denominação e demais características formais adotadas pela lei e a a destinação legal do produto da sua arrecadação.
Gabarito: Letra B
Questão 84 – De acordo com as normas gerais de Direito Tributário, a dívida ativa inscrita regularmente possui presunção de certeza e liquidez. Essa presunção possui caráter:
a) Decisivo.
b) Informativo.
c) Absoluto.
d) Relativo.
Comentário: De acordo com o art. 204, do CTN, a dívida ativa inscrita regularmente possui presunção de certeza e liquidez, porém tal presunção é relativa e pode ser ilidida por prova inequívoca, a cargo do sujeito passivo ou do terceiro a que aproveite.
Gabarito: Letra D
Questão 85 – Os empréstimos compulsórios são mencionados na Constituição Federal, no capítulo que versa sobre o Sistema Tributário Nacional. São, portanto, considerados uma espécie de tributo. A sua instituição obedece à seguinte característica:
a) é comum a todas as esferas.
b) depende de autorização federal.
c) decorre de situação da esfera interessada.
d) é privativa da União.
Comentário: De acordo com o que prevê o art. 148, da CF/88, o empréstimo compulsório só pode ser instituído pela União, sem exceções.
Gabarito: Letra D
Questão 86 – A capacidade tributária do Município sujeita-se a normas que se encontram na Constituição ou em legislação específica, que estabelecem limitações ou obrigações que devem ser cumpridas para que o tributo possa ser expedido. Uma dessas limitações diz respeito ao princípio da:
a) Formalidade.
b) Discricionariedade.
c) Anterioridade.
d) Idoneidade.
Comentário: A única alternativa que apresenta princípio constitucional tributário é a Letra C, que versa sobre o princípio da anterioridade anual, segundo o qual é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, salvo as exceções admitidas no próprio texto constitucional.
Gabarito: Letra C
Questão 87 – A tributação é regida por normas gerais, conforme instrui a Constituição Federal. Entre elas, estão as obrigações do contribuinte, o lançamento, a prescrição e a decadência, além de muitas outras que devem ser cumpridas. O estabelecimento de tais normas gerais ocorre por meio de:
a) Lei complementar federal.
b) Código expedido pelo Município.
c) Lei ordinária federal.
d) Lei complementar municipal.
Comentário: De acordo com o art. 146, III, da CF/88, cabe à lei complementar o estabelecimento de normas gerais em matéria tributária.
Gabarito: Letra A
Questão 88 – Para tornar exequível o crédito tributário e poder calcular o tributo, com a respectiva identificação do contribuinte, a Administração deve utilizar qual ato?
a) Transação.
b) Lançamento.
c) Constituição.
d) Inscrição.
Comentário: O crédito tributário se torna exequível a partir do momento da sua inscrição em dívida ativa, extraindo-se a Certidão de Dívida Ativa, viabilizando, assim, a propositura da ação de execução fiscal.
Gabarito: Letra D
Questão 89 – O Código Tributário Nacional estabelece, para os contribuintes, obrigações principal e acessórias. Quando o contribuinte descumpre uma obrigação principal está sujeito a qual sanção?
a) Correção monetária.
b) Adicional.
c) Multa.
d) Confisco.
Comentário: O descumprimento da obrigação principal torna o contribuinte sujeito a aplicação de multa tributária. A correção monetária e o adicional não constituem sanção, e o confisco não é penalidade aplicável ao descumprimento de obrigação principal.
Gabarito: Letra C
Questão 90 – A inscrição em dívida ativa de créditos do Município, por força do disposto na legislação federal pertinente, deve atender a alguns requisitos, indicando obrigatoriamente os dados relacionados na referida legislação, sendo exemplo deles:
a) Origem e natureza do crédito.
b) Penalidades aplicáveis.
c) Identificação do responsável pela inscrição.
d) Possibilidades de prescrição do débito.
Comentário:
Alternativa A: Indicação obrigatória, conforme art. 202, III, do CTN. Alternativa correta.
Alternativa B: Não há previsão no CTN. Alternativa errada.
Alternativa C: Não há previsão no CTN. Alternativa errada.
Alternativa D: Não há previsão no CTN. Alternativa errada.
Gabarito: Letra A
Questão 91 – A Constituição Federal distribui os tributos entre os membros da Federação, havendo alguns que são comuns a todos. Em relação às contribuições, o Município está autorizado a instituir a que se destina a:
a) intervir na economia.
b) Atender às categorias profissionais.
c) Manter o regime previdenciário.
d) Incentivar o mercado exportador.
Comentário: Conforme a CF/88, em relação às contribuições (e não contribuições de melhoria), os Municípios podem instituir a contribuição para custeio do serviço de iluminação pública (não prevista nas alternativas) e a contribuição para custeio do regime previdenciário próprio dos seus servidores públicos titulares de cargos efetivos (Letra C).
Gabarito: Letra C
Questão 92 – O imposto predial e territorial urbano – IPTU, pode ter tratamento específico em função de onde está localizado e qual o uso dado ao imóvel, conforme autoriza a Constituição Federal. Isso se dará por meio da fixação de alíquotas:
a) progressivas.
b) Diferenciadas.
c) Igualitárias.
d) Regressivas.
Comentário: De acordo com o art. 156, § 1º, II, da CF/88, o IPTU pode ter alíquotas diferentes de acordo com a localização e o uso do imóvel. Portanto, a resposta só pode ser a Alternativa B.
Gabarito: Letra B
Olá, amigos. Neste artigo nós estudaremos tudo o que há de mais importante sobre o…
Neste artigo você encontrará um resumo da modalidade de documento Relatório Multiprofissional para o Concurso…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado final STJ para os cargos de analista…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado especial TRT PE para os cargos de…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado especial TJ RO para os cargos de…
Opa, como vai?! Neste material veremos um tema cada vez mais importante e cobrado em…
Ver comentários
VLW PROFESSOR, estudei pelo seu material que tenho
acertei 11 de 13
obg!
Parabéns, Alaor! Sucesso!
Poxa, estava muito fácil. (!) O.o
Poxa estava muito fácil. (!) o.O
Meu Deus, que prova é essa. Metade dos concorrentes devem ter gabaritado
Realmente, uma prova muito tranquila! Abraços!
Aii meu Deus!! Só errei duas! Que felicidade!!! Obrigada pela correção, professor!!
Parabéns, Fernanda! Sucesso!