Olá pessoal! Foi realizada a prova EBSERH para o cargo de Nutricionista. Colocarei aqui algumas questões comentadas sobre assuntos como Nutrição Básica, Dietoterapia e Avaliação Nutricional (todos os gabaritos são extra-oficiais)! Veja só:
Comentário: os alimentos apresentados nessa afirmativa representam as principais fontes de vitamina A.
Gabarito: C
Comentários: As diretrizes brasileiras de obesidade (2016) adotam para a população brasileira a tabela proposta pela OMS para classificação de sobrepeso e obesidade. A classificação adaptada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) baseia-se em padrões internacionais desenvolvidos para pessoas adultas descendentes de europeus.
Gabarito: E
Comentários: A medida de massa corporal mais tradicional é o peso isolado ou peso ajustado para a altura. Mais recentemente, tem-se notado que a distribuição de gordura é mais preditiva de saúde.
Gabarito: C
Comentários: Ligninas, celulose e a maioria das hemiceluloses são consideradas fibras insolúveis. As fibras solúveis são representadas pela pectina, betaglicanos, frutanos e gomas.
Gabarito: E
Comentários: a classificação do IMC para idoso segundo a OPAS considera baixo peso (IMC≤23kg/m2), peso adequado (IMC>23 e <28), sobrepeso (28 Kg/m² ≤ IMC < 30 Kg/m²) e obesidade (IMC ≥ 30 Kg/m²). Veja que há erro na classificação de eutrofia e sobrepeso.
Gabarito: E
Comentários: 500 mL de emulsão lipídica a 10% contem 50 g de lipídios. Considerando que o paciente peso 50 Kg ele receberá 1g/Kg/dia de emulsão lipídica. A dosagem máxima recomendada é de 2g/Kg/dia, portanto, está de acordo com a recomendação. A emulsão lipídica a 10% fornece 1,1 Kcal/mL ou 11 Kcal/g. No caso dessa questão essa solução fornece 550 Kcal.
Gabarito: C
Comentários: a quantidade mínima de glicose/dia requerida é de 200 g e a taxa máxima de oxidação da glicose é de 5 mg/Kg/minuto.
Gabarito: E
99 A relação de caloria não proteicas por cada grama de nitrogênio deve estar entre 100 e 150:1, o que é o caso, por exemplo, de uma solução parenteral com um valor energético total de 1900 Kcal que inclua a oferta de 700 mL de uma solução a 10% de aminoácidos.
Comentários: Para que o consumo de proteína seja otimizado e ela não seja utilizada como fonte de energia é necessário que a relação calorias não proteicas por grama de nitrogênio pode estar entre 100 a 150:1. Em uma solução com 700 ml de aminoácidos a 10% temos 70 g de aminoácidos. É o mesmo que 10% de 700, ok?
Considerando que cada grama de aminoácidos oxidados para energia fornece aproximadamente 4,3 Kcal, temos:
70 x 4,3 = 301 Kcal.
Se subtrairmos esse valor do valor energético total obteremos o valor de Kcal não proteicas: 1900 – 301 = 1599 Kcal não proteicas.
Considerando que cada g de proteína tem 16% de N2, temos que:
1 g de proteína ———— 0,16 g de N2
70 g de proteínas ——— x
X = 11,2 gN2
Para saber a relação Kcal não proteicas/g de nitrogênio basta dividir esses valores:
1599 / 11,2 = 142,76 Kcal não proteicas/g de nitrogênio. Como esse valor está entre 100 e 150:1 essa afirmativa é considerada correta.
Gabarito: C
Abraços,
Prof Lina
Leia mais sobre o Concurso EBSERH
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…
O concurso da Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc, atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
Foi publicada a homologação do resultado final e classificação do Processo Seletivo Simplificado do Ministério…
Editais publicados para o INPP e INSA Novos candidatos foram habilitados para correção da prova…
Novo edital solicitado com 857 vagas! Novos candidatos foram habilitados para correção da prova discursiva…
Novos candidatos foram habilitados para correção da prova discursiva do concurso Instituto Nacional de Estudos…
Ver comentários
Na questão 59, a gordura não seria preditiva de doença? Vi a palavra saúde como um pega! ?