Artigo

Prova comentada do INSS – Administração Financeira e Orçamentária – Cargo de Administrador

Olá amigos! Como é bom estar aqui!

 

Seguem os comentários da prova de Administração Financeira e Orçamentária da prova de Administrador do INSS, Banca FUNRIO.

 

Vamos lá então!

 

Questão 58

Analise as afirmações a seguir:

[1] As finanças públicas dizem respeito ao trato do gasto e de seu financiamento, ou seja, à captação de recursos pelo Estado e os gastos públicos que procuram atender às necessidades da população

porque

[2] o Estado pode financiar seus gastos duas formas básicas: o primeiro proveniente de tributos ou mesmo venda de serviços; o segundo pelo endividamento.

 

Acerca dessas afirmações, assinale a opção correta.

A) As duas afirmações são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

B) As duas afirmações são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira afirmação é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira afirmação é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas afirmações são proposições falsas.

 

Cabe recurso.

 

Na Atividade Financeira do Estado (matéria que não está clara no edital, mas a banca pode alegar que está dentro de “1 O papel do Estado e a atuação do governo nas finanças públicas”), o Estado pode financiar seus gastos de duas formas.

 

A primeira é a obtenção de receita, por meio de receitas originárias (provêm do próprio patrimônio do Estado, como venda de produtos e cessão de bens) e derivadas (obtidas pelo Estado mediante sua autoridade coercitiva, como tributos e multas). A questão fala em tributos e venda de serviços, portanto, exemplifica corretamente.

 

A segunda é a criação de crédito público. É uma das formas que o Estado dispõe para obter ingressos financeiros visando cobrir as despesas de sua responsabilidade. No entanto, os recursos deverão ser devolvidos, acrescidos de juros e encargos correspondentes. Assim, ao captar os recursos, é gerada uma obrigação correspondente ao endividamento. A questão fala em endividamento, portanto, exemplifica corretamente.

 

Resposta da Banca: Letra C

 

Gabarito proposto: Letra A

 

Questão 59

De acordo com fluxograma do Ciclo Orçamentário a seguir:

Formulação e apresentação do PPA pelo Executivo > Apreciação e adequação do PPA pelo Legislativo > __________________>  Apreciação e adequação da LDO pelo Legislativo >  Elaboração e apresentação da LOA pelo Executivo >_______________ > ________________>____________________.

Assinale a resposta que melhor corresponde às atividades que estão faltando.

a) Apresentação da LDO com as metas pelo Executivo, Apreciação e adequação da LOA pelo Legislativo, Execução do

orçamento aprovado pelo Legislativo, Controle pela avaliação da execução e controle de contas.

b) Apresentação da LDO com as metas pelo Executivo, Execução do orçamento aprovado pelo Legislativo, Controle pela avaliação da execução e controle de contas, Avaliação e correção do orçamento pelo Legislativo.

c) Apresentação da LDO com as metas pelo Executivo, Execução do orçamento aprovado pelo Legislativo, Controle pela avaliação da execução e controle de contas, Avaliação e correção do orçamento pelo Executivo.

d) Apresentação da LDO com as metas pelo Executivo, Apreciação e adequação da LOA pelo Executivo, Execução do orçamento aprovado pelo Legislativo, Controle pela avaliação da execução e controle de contas.

e) Apresentação da LDO com as metas pelo Executivo, Execução do orçamento aprovado pelo Legislativo, Controle e avaliação da execução e controle de contas, Correção e encaminhamento para apreciação do Legislativo.

 

Basta olhar as alternativas e verificar qual se encaixa na sequência.

 

a) Correta.

Formulação e apresentação do PPA pelo Executivo > Apreciação e adequação do PPA pelo Legislativo > Apresentação da LDO com as metas pelo Executivo >  Apreciação e adequação da LDO pelo Legislativo >  Elaboração e apresentação da LOA pelo Executivo > Apreciação e adequação da LOA pelo Legislativo > Execução do orçamento aprovado pelo Legislativo > Controle pela avaliação da execução e controle de contas.

 

Analisando as demais alternativas:

 

b) c) e) Erradas. A LOA deve ir para a execução depois da fase de discussão/aprovação pelo Legislativo.

 

d) Errada.  A apreciação e adequação da LOA devem ser realizadas pelo Poder Legislativo, na fase de discussão.

 

Resposta: Letra A

 

Questão 60

Analise as afirmações a seguir:

[1] Orçamento participativo é uma ferramenta que estimula a participação direta de homens e mulheres no planejamento, na fiscalização e deliberação das despesas e receitas de um orçamento público

Porque

[2] o orçamento participativo é uma modalidade de gestão participativa do poder público, tendo como pressuposto a elaboração e execução do orçamento e de suas prioridades, para que se tomem decisões sobre quanto, o quê, quando e onde serão realizadas.

Acerca dessas afirmações, assinale a opção correta.

A) As duas afirmações são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

B) As duas afirmações são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira afirmação é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

D) A primeira afirmação é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

E) As duas afirmações são proposições falsas.

 

Ambas corretas e fazem sentido uma com a outra.

Resposta: Letra A

 

Questão 61

Os orçamentos constituem importante ferramenta de planejamento e controle organizacional para os administradores e devem seguir princípios a reger a boa prática orçamentária. Nesse sentido, a afirmação de que o orçamento deverá conter apenas a previsão da receita, a fiação da despesa, eventuais aberturas de créditos suplementares e contratação de operações de crédito refere-se ao princípio do(a)

A) equilíbrio.

B) exclusividade.

C) clareza.

D) exatidão.

E) programação.

 

O princípio da exclusividade determina que a Lei Orçamentária não poderá conter matéria estranha à previsão das receitas e à fixação das despesas. Exceção se dá para as autorizações de créditos suplementares e operações de crédito, inclusive por antecipação de receita orçamentária (ARO).

Resposta: Letra B

 

 

Forte abraço!

 

Sérgio Mendes

 

Cursos online: http://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/sergio-mendes-3000/

Blog: http://www.portaldoorcamento.com.br/

e-mail: [email protected]

Twitter: @sergiomendesafo

https://www.facebook.com/profsergiomendes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.