Olá, pessoal, boa tarde! Tudo bem?
Professor Felipe na área!
Trago aqui a prova resolvida do DETRAN CE, cargo de vistoriador, aplicada no último fim de semana pela UECE. A prova estava tranquila e dentro do que mostramos na nossa revisão; como previsto, a banca cobrou as tradicionais questões de imperativo, acentuação, classes de palavras…
Espero que tenham gabaritado! Vamos aos comentários!
PROVA VISTORIADOR DETRAN CE – UECE
No Ceará, universidade cria ‘multa moral’ para quem estaciona em local errado Multa não tem valor legal, apenas educativo.
Inspirada em Blumenau, a ideia passou a ser usada fora da UFC.
Diana de Vasconcelos do G1 CE
A Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) criou uma “multa moral” que vale como um “puxão de orelha” para quem usar, de forma irregular, vagas destinadas a idosos ou a pessoas com deficiência.
Inicialmente, a ideia era aplicar as multas dentro da universidade, mas a iniciativa ganhou adeptos que passaram a usá- las em toda a capital do estado. “Quando o [o projeto] lançamos, teve muita adesão”, conta o servidor Davi Cândido da Silva, um dos responsáveis pelo projeto.
A instituição disponibilizou a multa para impressão no site há pouco mais de um mês. O documento traz frases como “as são as previstas pelo bom senso” e “reflita melhor e não cometa esse erro da próxima vez”. Também pede com bom humor que o motorista aceite o “puxão de orelha”. Quem aplica a multa deve indicar qual dos três motivos gerou a infração: “estacionar em vaga destinada a pessoas com deficiência”, “estacionar em frente à rampa de acesso ou rebaixamento de guia” ou “estacionar em vaga destinada a idosos”.
Atualmente, é comum encontrar a “multa” nos estacionamentos da universidade, principalmente, no departamento de acessibilidade. “A gente sentiu o retorno e já tem fotos de pessoas utilizando em outros lugares”, conta Silva, explicando que o documento faz a parte dele e evita o constrangimento caso as pessoas decidissem reclamar pessoalmente com o infrator.
Inspirado em Blumenau
Segundo o servidor, a campanha na UFC surgiu devido à frequência com que as vagas reservadas eram usadas de forma errada. Silva explica que a ideia da campanha surgiu em Blumenau (SC), em 2011, com a campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto”. “Para evitar aquela desculpa de ‘vou ficar só um minuto’ que as pessoas usam muito”, contou Silva. A cidade obteve bons resultados e a UFC espera conseguir o mesmo dentro e fora da área da universidade.
No site da Secretaria de Acessibilidade da UFC, além do documento, é possível encontrar uma explicação de como utilizá-lo e sobre leis de trânsito. O órgão pede que, ao se depararem com uma infração e utilizarem a “multa”, as pessoas fotografem e enviem a foto sem as placas dos veículos para a página especial no facebook.
A professora universitária Vanda Magalhães é uma das pessoas que aderiram ao uso da “multa” e disse acreditar nos resultados da iniciativa. “Não é punitivo, mas alerta”, disse ela. “Ando com o papel na bolsa. Aonde eu vou, se eu vejo um carro estacionado em local proibido, eu uso”. A professora, que atua no departamento de Letras, Libras e Estudos Surdos, fotografa e envia para as redes sociais quando usa o documento.
Acessível em g1.globo.com/ceara/…/no-ce-universidadecria-multa-moral-para-quem-estaciona-em 6 de junho de 2015. Acesso em 15/11/2017.
Comentários:
Basicamente a notícia traz uma pequena reportagem, noticiando o projeto das multas “informais” e trazendo depoimento de pessoas envolvidas. Esse tipo de texto é de cunho jornalístico, porque traz notícia, e pode ser encontrado em meios de comunicação e informação digitais e físicos, como sites, televisão e jornais impressos.
As demais alternativas são incorretas porque não há finalidade de “proporcionar múltiplas interpretações” nem “fazer narrativa técnica”. A narrativa é bem informal, aliás.
O texto que se atem a “a informações sobre o agente, o lugar, o tempo, a causa e o modo como o fato aconteceu” é o texto puramente narrativo, que conta histórias, como romances, novelas. Nesse texto, há sim preocupação com a veracidade da notícia, pois essa deve ser uma característica do texto jornalístico.
Gabarito letra D.
Comentários:
No site da Secretaria de Acessibilidade da UFC, além do documento, é possível encontrar uma explicação de como utilizá-lo e sobre leis de trânsito. O órgão pede que, ao se depararem com uma infração e utilizarem a “multa”, as pessoas fotografem e enviem a foto sem as placas dos veículos para a página especial no facebook.
Gabarito letra A.
Comentários:
O sentido é figurado, pois não é um puxão de orelha real, literal, na orelha física do infrator. ”Puxão de orelha” tem sentido metafórico de “bronca, conselho, repreensão”, já que remete à imagem das mães repreendendo os filhos puxando suas orelhas de fato. Gabarito letra D.
Comentários:
Apenas tem sentido de exclusão: a multa é só/exclusivamente educativa, não tem outras finalidades. Então, as outras finalidades estão excluídas do escopo da multa.
Gabarito letra B.
Comentários:
Vamos relembrar o sentido desses parônimos:
Senso:
Censo:
Então, apenas em “censo anual”, temos o uso correto da palavra, pois o sentido é de contagem. Gabarito letra C.
Comentários:
As palavras “ficiência — universitária — frequência — área” são todas paroxítonas terminadas em ditongo, portanto acentuadas pela mesma regra.
Vejamos as demais justificativas:
País, Países: regra do hiato.
trânsito — próxima — Cândido: proparoxítonas.
usá-las — Ceará — também: regra geral das oxítonas (Acentuam-se as oxítonas terminadas em A(s), E(s), O(s), Em, Ens)
só — mês — há: Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em A(s), E(s), O(s).
têm: acento diferencial de número.
Gabarito letra D.
Comentários:
As conjunções adversativas e concessivas, embora com classificações diferentes, estão num campo semântico semelhante, o campo da oposição e da quebra de expectativa. Para reescrever uma oração adversativa usando uma estrutura de oração concessiva, temos que observar que o teor da oração adversativa, por ser o mais importante, vai passar para a oração principal:
“Mas alerta” vira a oração principal, apenas “alerta”. A outra oração, com informação menos importante, vai virar a oração concessiva: “não é punitivo” vira “embora não seja punitivo”. Gabarito letra A.
Comentários:
Nas pessoas Tu e Vós, o imperativo afirmativo deriva do presente do indicativo, cortando-se o S. O pronome tu, no imperativo afirmativo, vai gerar a forma: reflete (tu refletes, sem S).
No imperativo negativa, apenas repetimos a forma do presente do subjuntivo. Logo, teremos: que tu cometas> não cometas tu (esse erro).
Gabarito letra C.
Comentários:
Usamos a vírgula porque há um adjunto adverbial antecipado, na forma de uma oração adverbial condicional, introduzida pela conjunção condicional SE. Gabarito letra B.
Comentários:
Devemos usar “o mesmo” quando significar “a mesma coisa, o mesmo fato”. Então, quando lemos que a UFC espera conseguir “o mesmo”, o sentido é de “conseguir a mesma coisa”, isto é conseguir também “bons resultados”, obter também os bons resultados que a cidade obteve.
Gabarito letra D.
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Legal professor, obrigado.
Pode comentar ar provas da FGV do concurso da Câmara Municipal de Salvador desse último domingo 25/02, por favor.
ótimo professor, estratéia sempre na frente...