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PROVA COMENTADA DETRAN CE – PORTUGUÊS

Olá, pessoal, boa tarde! Tudo bem?

Professor Felipe na área!

Trago aqui a prova resolvida do DETRAN CE, cargo de vistoriador, aplicada no último fim de semana pela UECE. A prova estava tranquila e dentro do que mostramos na nossa revisão; como previsto, a banca cobrou as tradicionais questões de imperativo, acentuação, classes de palavras…

Espero que tenham gabaritado! Vamos aos comentários!

 

PROVA VISTORIADOR DETRAN CE – UECE

No Ceará, universidade cria ‘multa moral’ para quem estaciona em local errado Multa não tem valor legal, apenas educativo.

Inspirada em Blumenau, a ideia passou a ser usada fora da UFC.

Diana de Vasconcelos do G1 CE

A Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) criou uma “multa moral” que vale como um “puxão de orelha” para quem usar, de forma irregular, vagas destinadas a idosos ou a pessoas com deficiência.

Inicialmente, a ideia era aplicar as multas dentro da universidade, mas a iniciativa ganhou adeptos que passaram a usá- las em toda a capital do estado. “Quando o [o projeto] lançamos, teve muita adesão”, conta o servidor Davi Cândido da Silva, um dos responsáveis pelo projeto.

A instituição disponibilizou a multa para impressão no site há pouco mais de um mês. O documento traz frases como “as são as previstas pelo bom senso” e “reflita melhor e não cometa esse erro da próxima vez”. Também pede com bom humor que o motorista aceite o “puxão de orelha”. Quem aplica a multa deve indicar qual dos três motivos gerou a infração: “estacionar em vaga destinada a pessoas com deficiência”, “estacionar em frente à rampa de acesso ou rebaixamento de guia” ou “estacionar em vaga destinada a idosos”.

Atualmente, é comum encontrar a “multa” nos estacionamentos da universidade, principalmente, no departamento de acessibilidade. “A gente sentiu o retorno e já tem fotos de pessoas utilizando em outros lugares”, conta Silva, explicando que o documento faz a parte dele e evita o constrangimento caso as pessoas decidissem reclamar pessoalmente com o infrator.

Inspirado em Blumenau

Segundo o servidor, a campanha na UFC surgiu devido à frequência com que as vagas reservadas eram usadas de forma errada. Silva explica que a ideia da campanha surgiu em Blumenau (SC), em 2011, com a campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto”. “Para evitar aquela desculpa de ‘vou ficar só um minuto’ que as pessoas usam muito”, contou Silva. A cidade obteve bons resultados e a UFC espera conseguir o mesmo dentro e fora da área da universidade.

No site da Secretaria de Acessibilidade da UFC, além do documento, é possível encontrar uma explicação de como utilizá-lo e sobre leis de trânsito. O órgão pede que, ao se depararem com uma infração e utilizarem a “multa”, as pessoas fotografem e enviem a foto sem as placas dos veículos para a página especial no facebook.

A professora universitária Vanda Magalhães é uma das pessoas que aderiram ao uso da “multa” e disse acreditar nos resultados da iniciativa. “Não é punitivo, mas alerta”, disse ela. “Ando com o papel na bolsa. Aonde eu vou, se eu vejo um carro estacionado em local proibido, eu uso”. A professora, que atua no departamento de Letras, Libras e Estudos Surdos, fotografa e envia para as redes sociais quando usa o documento.

 

Acessível em g1.globo.com/ceara/…/no-ce-universidadecria-multa-moral-para-quem-estaciona-em 6 de junho de 2015. Acesso em 15/11/2017.

 

  1. A notícia lida pertence ao domínio discursivo jornalístico e caracteriza-se por
  2. A) informar fatos condicionados ao interesse do público em geral, visando a proporcionar múltiplas interpretações por parte do receptor.
  3. B) apresentar uma narrativa técnica com linguagem clara, objetiva e parcial na transmissão das informações.
  4. C) noticiar ocorrências recentes, procurando se ater a informações sobre o agente, o lugar, o tempo, a causa e o modo como o fato aconteceu; sem preocupação com a veracidade dos fatos.
  5. D) tratar-se de um texto recorrente nos meios de comunicação de uma forma geral, seja impressa em jornais ou revistas, seja divulgada pela internet ou retratada pela televisão.

Comentários:

Basicamente a notícia traz uma pequena reportagem, noticiando o projeto das multas “informais” e trazendo depoimento de pessoas envolvidas. Esse tipo de texto é de cunho jornalístico, porque traz notícia, e pode ser encontrado em meios de comunicação e informação digitais e físicos, como sites, televisão e jornais impressos.

As demais alternativas são incorretas porque não há finalidade de “proporcionar múltiplas interpretações” nem “fazer narrativa técnica”. A narrativa é bem informal, aliás.

O texto que se atem a “a informações sobre o agente, o lugar, o tempo, a causa e o modo como o fato aconteceu” é o texto puramente narrativo, que conta histórias, como romances, novelas. Nesse texto, há sim preocupação com a veracidade da notícia, pois essa deve ser uma característica do texto jornalístico.

Gabarito letra D.

 

  1. Considerando a criação da “multa moral”, é correto afirmar que
  2. A) não expõe publicamente o infrator mesmo quando o flagrante é enviado para a página especial no facebook.
  3. B) visa a arrecadar dinheiro para educar o cidadão, assim como as demais multas de trânsito.
  4. C) legaliza as situações em que a pessoa precisa estacionar só por um minuto.
  5. D) é inspirada em campanha idealizada na Universidade de Blumenau e passou a ser aplicada na UFC.

Comentários:

  1. a) Aqui está o gabarito. De fato, não há exposição do infrator, apenas a placa do carro é postada no facebook:

No site da Secretaria de Acessibilidade da UFC, além do documento, é possível encontrar uma explicação de como utilizá-lo e sobre leis de trânsito. O órgão pede que, ao se depararem com uma infração e utilizarem a “multa”, as pessoas fotografem e enviem a foto sem as placas dos veículos para a página especial no facebook.

  1. B) Incorreto. Não visa a arrecadar dinheiro, a multa é apenas moral, sem dinheiro envolvido.
  2. C) Incorreto. Não legaliza e nem aceita a tradicional desculpa do “1 minuto”.
  3. D) Incorreta. É inspirada em campanha idealizada na CIDADE DE BLUMENAU, não na Universidade de Blumenau.

Gabarito letra A.  

 

  1. Nas frases “Aceitar este puxão de orelha e admitir seu erro” (Texto da multa) e “…vale como um ‘puxão de orelha’ para quem usar…” (linhas 3-4), a expressão sublinhada foi empregada nas duas ocorrências em sentido
  2. A) literal.
  3. B) figurado e literal, respectivamente.
  4. C) literal e figurado, respectivamente.
  5. D) figurado.

Comentários:

O sentido é figurado, pois não é um puxão de orelha real, literal, na orelha física do infrator. ”Puxão de orelha” tem sentido metafórico de “bronca, conselho, repreensão”, já que remete à imagem das mães repreendendo os filhos puxando suas orelhas de fato. Gabarito letra D.

 

  1. No subtítulo “Multa não tem valor legal, apenas educativo”, o termo destacado tem como principal função a de estabelecer uma circunstância em relação à palavra seguinte. Essa circunstância é de
  2. A) tempo.
  3. B) exclusão.
  4. C) inclusão.
  5. D) lugar.

Comentários:

Apenas tem sentido de exclusão: a multa é só/exclusivamente educativa, não tem outras finalidades. Então, as outras finalidades estão excluídas do escopo da multa.

Gabarito letra B.

 

  1. Na frase “… as penalidades são as previstas pelo bom senso…” (linhas 16-17), a palavra destacada é homônima de censo. Assinale a opção em que o emprego dos homônimos destacados está adequado.
  2. A) Foi pedido para que todos os motoristas respondessem ao senso, a fim de se obter o número real de carros no pátio da universidade.
  3. B) Os infratores são penalizados com a “multa moral” por não demonstrarem censo crítico.
  4. C) O reitor da faculdade solicitou que todos os funcionários participassem do censo anual para verificar quem realmente está na ativa.
  5. D) Se o infrator tiver censo, saberá o que dizer na hora da punição.

Comentários:

Vamos relembrar o sentido desses parônimos:

Senso:

  1. Característica de raciocínio sensato; SISO: É um indivíduo sem senso.
  2. Capacidade de julgar, entender; JUÍZO; PERCEPÇÃO: Tinha sensode ridículo.
  3. Faculdade de sentir, apreciar: Tem o sensoda boa música.
  4. P.us.Direção, sentido.

Censo:

  1. Conjunto de dados a respeito da população de um lugar (p.ex., número de habitantes, atividades econômicas, composição familiar etc.); censodemográfico: o censo de 2000 [isto é, aquele relativo às informações obtidas nesse ano]
  2. Coleta e organização dessas informações; censodemográfico.; RECENSEAMENTO: Milhares de jovens trabalharam no censo.

Então, apenas em “censo anual”, temos o uso correto da palavra, pois o sentido é de contagem. Gabarito letra C.

 

  1. Assinale a opção em que uma mesma regra ocasiona o acento de todas as palavras listadas.
  2. A) trânsito — próxima — Cândido — países
  3. B) usá-las — Ceará — país — também
  4. C) têm — só — mês — há
  5. D) deficiência — universitária — frequência — área

Comentários:

As palavras “ficiência — universitária — frequência — área” são todas paroxítonas terminadas em ditongo, portanto acentuadas pela mesma regra.

Vejamos as demais justificativas:

País, Países: regra do hiato.

trânsito — próxima — Cândido: proparoxítonas.

usá-las — Ceará — também: regra geral das oxítonas (Acentuam-se as oxítonas terminadas em A(s), E(s), O(s), Em, Ens)

só — mês — há: Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em A(s), E(s), O(s).

têm: acento diferencial de número.

Gabarito letra D.

 

  1. Assinale a opção que garante a mesma ideia presente em: “Não é punitivo, mas alerta”, (linhas 59-60).
  2. A) Embora não seja punitivo, alerta.
  3. B) Como não é punitivo, alerta.
  4. C) Uma vez que é punitivo, alerta.
  5. D) Ainda que seja punitivo, alerta.

Comentários:

As conjunções adversativas e concessivas, embora com classificações diferentes, estão num campo semântico semelhante, o campo da oposição e da quebra de expectativa. Para reescrever uma oração adversativa usando uma estrutura de oração concessiva, temos que observar que o teor da oração adversativa, por ser o mais importante, vai passar para a oração principal:

“Mas alerta” vira a oração principal, apenas “alerta”. A outra oração, com informação menos importante, vai virar a oração concessiva: “não é punitivo” vira “embora não seja punitivo”. Gabarito letra A.

 

  1. Atente para os verbos destacados em: “reflita melhor e não cometa esse erro da próxima vez”. (linhas 17-19) Se o interlocutor fosse tratado pelo pronome tu, essa frase seria reescrita corretamente da seguinte forma:
  2. A) Reflita melhor e não comete esse erro da próxima vez.
  3. B) Reflitas melhor e não cometas esse erro da próxima vez.
  4. C) Reflete melhor e não cometas esse erro da próxima vez.
  5. D) Refletes melhor e não cometes esse erro da próxima vez.

Comentários:

Nas pessoas Tu e Vós, o imperativo afirmativo deriva do presente do indicativo, cortando-se o S. O pronome tu, no imperativo afirmativo, vai gerar a forma: reflete (tu refletes, sem S).

No imperativo negativa, apenas repetimos a forma do presente do subjuntivo. Logo, teremos: que tu cometas> não cometas tu (esse erro).

Gabarito letra C.

 

  1. Na frase “…se eu vejo um carro estacionado em local proibido, eu uso” (linhas 61-62), o emprego da vírgula, após a palavra “proibido”, justifica-se
  2. A) pela sequência de termos de mesma ordem sintática.
  3. B) pela anteposição de uma oração condicional.
  4. C) pelo isolamento do vocativo.
  5. D) pelo deslocamento de uma expressão adverbial.

Comentários:

Usamos a vírgula porque há um adjunto adverbial antecipado, na forma de uma oração adverbial condicional, introduzida pela conjunção condicional SE. Gabarito letra B.

 

  1. As palavras destacadas em “A cidade obteve bons resultados e a UFC espera conseguir o mesmo” (linhas 45-46) referem-se a
  2. A) “resultados”.
  3. B) “cidade”.
  4. C) “cidade obteve”.
  5. D) “bons resultados”.

Comentários:

Devemos usar “o mesmo” quando significar “a mesma coisa, o mesmo fato”. Então, quando lemos que a UFC espera conseguir “o mesmo”, o sentido é de “conseguir a mesma coisa”, isto é conseguir também “bons resultados”, obter também os bons resultados que a cidade obteve.

Gabarito letra D.

Coordenação

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