Categorias: Concursos Públicos

Proposta reserva 20% das vagas de concursos para alunos de escolas públicas

Um projeto de lei que tramita no Senado Federal propõe que 20% das vagas de concursos sejam destinados a alunos de escolas públicas. Caso o PL seja aprovado, a medida seria adotada pelos próximos 20 anos.

A regra valeria para cargos efetivos e empregos públicos em administrações federais, autarquias, fundações, empresas e sociedades de economia administradas pela União. A proposta é que a reserva das vagas contemple os concursos que ofereçam um número de vagas igual ou superior a três. Os editais devem especificar o total de postos destinados a cada cargo.

O senador Fabiano Contarato, autor do PL, afirma que o ensino público no Brasil está em uma situação “deplorável”, e que os alunos não tem as mesmas oportunidades de estudantes de instituições particulares, por exemplo.

“Falta de tudo. Falta giz, falta carteira, falta ventilador, falta professor e falta merenda. Quem tem coragem de dizer que o pobre concorre em condições de igualdade com o superatleta dos concursos, que viaja para Miami para relaxar após a prova? Devemos dar oportunidades de ingresso no serviço público de forma igualitária à parcela mais pobre da sociedade” – diz o senador

O projeto agora passa por análise na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), e caso seja aprovado, segue direto para a Câmara.

Informações sobre os CONCURSOS 2019

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Ricardo Torques

Ver comentários

  • Vai colocar lá dentro quem não tem nível adequado? Não acho uma saída razoável. No mínimo deveria ter incentivo à qualificação para que possam ter igualdade de condições.

  • Caramba! Será que isso é a solução? N seria melhor arrumar o ensino no Brasil ou o governo bancar bolsas para alunos de baixa renda em escolas particulares?? Daqui a pouco vamos ter cota para LGBT e afins.

  • Muito bom! Cotas para negros, para PCds, para militares, para idosos e para egressos de escolas públicas. Estou aprovado em um concurso que está nomeando na proporção de 3:2 (três da ampla, um negro/pardo e uma PCD. Se todas essas cotas forem implantadas, como ficarão as nomeações?

  • Daqui a pouco, existirão cotas para pessoas NORMAIS.
    Sou oriundo de escola pública e NÃO CONCORDO com esse projeto.
    Concurso Público é MERITOCRACIA, é a escolha dentre os melhores, a fim de melhorar os serviços e elevar radicalmente nosso País.
    Esses projetos não deveriam ser tratados de forma assistencialista. Deveriam focar nas causas e não nas consequências.
    Que País esquisito. Que Deus nos proteja e nos ilumine!

  • Agora deu bom... o País tá uma xxxx para TODOS. Sou pobre, não sou negra e não estudei em escola pública. Me lasco de estudar, tento pagar os melhores cursinhos com suor e não tenho direitos a nada.
    A primeira coisa que esse país deveria fazer era parar de MIMIMI... já encheu o saco isso!
    20% negros, 20% escola públicas, 5%PCD ... o resto que se exploda!!!
    Os únicos que concordo TOTALMENTE são os PCD o resto deve parar de palhaçada e estudar como todos!
    Chatisse desse país, credo

  • Era só o que faltava. Concurso é pra selecionar o candidato mais apto, não é meio pra fazer justiça social. Pra isso já existem as cotas nas universidades, ProUni, FIES etc. Se o ensino público é deficiente, então em vez de consertá-lo vamos pegar os alunos e transformá-los em juízes, auditores, policiais, médicos. Essa é "lógica" desse projeto.

  • Mais cotas?! totalmente contra!! a pessoa tem que estudar e passar, não importa aonde estude!

  • Por que esse número "mágico" de 20% ? Por que não 5%, 10% ou 15% ? Complicado, pois o Brasil tenta resolver as coisas pelos remendos. Daqui a pouco teremos 20% para militares (como estavam propondo antes), mais 20% para pessoas idosas ( possível justificativa seria que não conseguem competir de igual com os mais jovens, pois estes têm mais disposição, em tese, pela idade). Com isso teríamos, contando com a cota da reportagem, 5%+20%+20%+20%= 65% para cotas. Será que é o jeito correto de SELECIONAR PARA O SERVIÇO PÚBLICO? Acredito que não. No entanto, sou a favor de cotas, mas com percentual mais baixo.

Posts recentes

Transtorno de Personalidade Esquizotípica para Psicólogo PC-DF

Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…

2 horas atrás

Funções Essenciais à Justiça para o STM

Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…

2 horas atrás

Concurso EBSERH: quais são os hospitais de lotação?

Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…

4 horas atrás

Transtorno de Personalidade Evitativa para Psicólogo da PC-DF

Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…

5 horas atrás

Controle de Constitucionalidade para o MPU

Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…

5 horas atrás

Concurso PM SP: são 2.700 vagas. Último dia de inscrição!

Atenção, concurseiros! Neste domingo, 22 de dezembro, encerra o prazo para garantir sua inscrição no concurso…

6 horas atrás