Um Projeto de Lei que atualmente tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) prevê a implantação de uma política de cotas para idosos em Concursos Públicos. Caso seja aprovado, 5% das vagas seriam destinadas apenas à população idosa.
O PLS 60/2009 é de autoria do senador Antônio Carlos Valadares que aponta a necessidade de inserir a população maior de 60 anos nos cargos públicos. Ele argumenta que em 2020 a porcentagem de idosos no país alcançará a marca de 13%, cerca de 30 milhões de pessoas.
Para Valadares, a criação de cotas será benéfica para a sociedade que ‘precisa se preparar para o aumento desse grupo’. Desta forma, a maior possibilidade de inserção nos concursos auxiliaria os idosos tanto no meio social, quanto no profissional.
A exceção seria para cargos onde a estipulação da idade máxima é imprescindível, tais como concursos policiais. O projeto já obteve aprovações na Legislação Participativa e Comissão de Direitos Humanos, se aprovado pela CCJ, seguirá para votação em plenário e, posteriormente, para a Câmara dos Deputados.
A proposta considera ainda situações em que o provimento do cargo ou emprego público é incompatível com o idoso, justamente em virtude da idade, como por exemplo, o concurso para policial que irá trabalhar diretamente na rua em perseguição aos bandidos ou a seleção para bombeiro.
Nesses casos, a Administração Pública estaria dispensada de reservar o percentual das suas vagas para ingresso por meio de concurso público, tal como já previsto no art. 27 do Estatuto do Idoso.
Confira o projeto de lei na íntegra aqui.
Fonte: Agência Senado
O que você acha desta notícia? Comente!
Grupo 1: Tribunais (TJ’s, TRT’s, TRE’s, TRF’s)
Se você quer receber informações sobre concursos das áreas acima, salve o número (61) 99876-2981 na sua Agenda de Contatos e nos envie uma mensagem pelo WhatsApp. Nós passaremos a te enviar informações atualizadas direto no seu celular. É importante que você mantenha o nosso número na sua Lista de Contatos do WhatsApp. Somente desta forma você receberá, via Lista de Transmissão, as informações, notícias, avisos de Aulas Grátis, mensagens de motivação dos nossos professores e muito mais. Fique Informado!
Grupo 2: Policial, Legislativo, Administrativo, Bancário
Se você quer receber informações sobre concursos das áreas acima, salve o número (11) 94529-9361 na sua Agenda de Contatos e nos envie uma mensagem pelo WhatsApp. Nós passaremos a te enviar informações atualizadas direto no seu celular. É importante que você mantenha o nosso número na sua Lista de Contatos do WhatsApp. Somente desta forma você receberá, via Lista de Transmissão, as informações, notícias, avisos de Aulas Grátis, mensagens de motivação dos nossos professores e muito mais. Fique Informado!
Grupo 3: Jurídico, Fiscal, Legislativo, Controle, Educação e Saúde
Se você quer receber informações sobre concursos das áreas acima, salve o número (11) 94539-3038 na sua Agenda de Contatos e nos envie uma mensagem pelo WhatsApp. Nós passaremos a te enviar informações atualizadas direto no seu celular. É importante que você mantenha o nosso número na sua Lista de Contatos do WhatsApp. Somente desta forma você receberá, via Lista de Transmissão, as informações, notícias, avisos de Aulas Grátis, mensagens de motivação dos nossos professores e muito mais. Fique Informado!
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
Ver comentários
Tal direito é legítimo, mas não seria esse projeto ineficaz? não seria um impacto a mais na Previdência já combalida? já que a aposentadoria compulsória efetiva-se aos 70/75 anos conforme Art. 40, §1º, II, da CF?
Que beleza, aguardando cotas para não-cotistas.... do jeito que vai ......
Pensei que a ideia primeva de um concurso público fosse alcançar a eficiência máxima na escolha do melhor candidato, não exagerar na Justiça Social.