Concursos Públicos

Binomial e Soluções inteiras e positivas

Olá, pessoal. Hoje vamos abordar dois temas que envolvem probabilidade para concursos: Teoria binomial e soluções inteiras e positivas. Esses assuntos fogem um pouco do “básico” de probabilidades e quando precisam ser aplicados, geram confusão nos alunos. Salienta-se que o assunto Teoria Binomial também é estudado em Estatística, na parte de distribuições contínuas.

Matemática para TJ-SP: Razão e ProporçãoMatemática para TJ-SP: Razão e Proporção

Teoria Binomial

Conceito de binomial

Iniciando propriamente nosso assunto sobre probabilidade: teoria binomial e soluções inteiras e positivas, vamos começar com a Binomial. A teoria binomial se aplica quando precisamos eleger “sucesso” e “fracasso” em algum experimento. O termo “sucesso”, nobres, é só uma convenção que se usa para se dizer que esse evento é o que queremos. Já o “fracasso” é aquele evento que não queremos. Não necessariamente “sucesso” é algo bom na acepção da palavra. Por exemplo, queremos saber qual a probabilidade de quem come determinado alimento ter câncer. Esse é o “sucesso”, apesar de ser algo ruim no senso comum, ok??! Esse conceito, inclusive, foi cobrado na prova de estagiário do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, ano 2022 – Especialidade Ciência atuariais:

Assim, modelo Binomial, descreve-se a variável aleatória X com um número de sucessos em n experimentos aleatórios independentes, onde cada experimento possui 2 resultados possíveis, sucesso oufracasso, e onde a probabilidade de sucesso é igual a p e consequentemente a de fracassos é (1-p), já que o máximo que podemos ter de chances para 1(um) evento é 100% = 1. Segundo este modelo, a probabilidade de observar x sucessos, é dada por:

Traduzindo a fórmula, temos:

  • N = total de eventos;
  • x = número de sucessos;
  • p = probabilidade de sucesso, e;
  • (1-p) = probabilidade de fracasso.

Aplicação da teoria binomial

A questão clássica em concursos que abordam esse tema é a moeda lançada que queremos saber qual a probabilidade em N eventos de se ter cara(sucesso). Vamos supor que joguemos uma moeda 5(cinco) vezes. Queremos que haja 3(três) sucessos. Qual a probabilidade de isso acontecer?

Sabemos que uma moeda só tem “cara” e “coroa”. Assim, a probabilidade de sucesso é igual a probabilidade de fracassos = 1/2 ou 0,5. Com isso, já temos todos os dados. Vamos substituir na fórmula: P(X=3)=

No caso, lê-se combinação de 5, de 3 a 3. Assim, teremos 5!/(3!2!) x 0,5³x0,5²

Aí pessoal, é só conta de matemática básica. 5.4.3!/(3!x2x1)x0,5³x0,5² . Logo, a P(X=3) = 10×0,5³x0,5²

Soluções inteiras e positivas.

Conceito

Outro assunto das probabilidades que costuma “pegar” muitos candidatos é o caso do número de soluções inteiras e positivas de um determinado problema. Vamos usar um problema que consta no livro Fundamentos da Matemática Elementar, Samuel Hazzan, 5, editora Atual, pág. 54:

Um bar vende 3 tipos de refrigerantes: guaraná, soda e tônica. De quantas formas uma pessoa pode comprar 5 garrafas de refrigerantes? Seja: x o número de garrafas de guaraná; y o número de garrafas de soda e z o número de garrafas de tônica.

Aplicação para se encontrar Soluções inteiras e positivas.

Aqui, nobres, podemos achar a solução pela fórmula ou pelo raciocínio didático mais usado. Vamos começar pelo raciocínio. Temos que escolher 5 refrigerantes. Podemos, por exemplo, escolher 3 de guaraná, 1 de soda e 1 de tônica. São três partes, pois temos 3(três) incógnitas – x, y e z. Vamos representar as garrafas por pontos e a separação, por traços:

Temos, por oportuno, 5 pontos e 2 traços. Isso dá 7 símbolos, correto?

Dito isso, faremos uma permutação de 7!/5!2!, em que 5 são o nº de pontos e 2 são o número de barras. Logo, temos 7x6x5!/(5!x2x1). O 5! do numerador se anula com o 5! do denominador. Ficamos, então, com 42/2 = 21 formas de uma pessoa comprar 5 garrafas de refrigerantes.

Nesse assunto, ainda, é bom reforçar que o tema se aplica quando você precisa de soluções positivas(não é possível ter menos 2 garrafas no nosso exemplo) e inteiras(eu não quero meia garrafa de refrigerante). Portanto, fiquem atentos!.

Já a fórmula para esse tipo de questão, nobres, é a seguinte:

Em que n é o nº de incógnitas(no nosso exemplo, os tipos de refrigerantes); p é o nº de pontinhos(no nosso exemplo, o número de garrafas que queremos).

(3 + 5 -1)!/ 5!(3-1)! = 21

Questões sobre teoria binomial e soluções inteiras e positivas

Para vocês treinarem, deixamos abaixo questões, do nosso sistema de questões, que abordam os assuntos teoria binomial e soluções inteiras e positivas:

Solução: Aqui a questão já deixou clara que se trata de uma binomial. Vamos lá! Se a chance de sucesso é 80% ou 0.8, a de fracasso é 0,2, correto?!

Eu quero, NO MÍNIMO, 7 ocorrências de “sucesso”. Assim, posso ter 7 em 8 chances ou 8 em 8 chances. Então, termos que aplicar, nesse caso, a fórmula 2(duas) vezes:

7 sucessos:

P(X=7):

Usando os dados da questão:

P(X=7) = 8×0,21×0,2. Temos P(X=7) = 0,336

8 sucessos:

P(X=8):

P(X=8) = 1×0,17×1

Obs.: Combinação de 8 para 8 vale 1(um), pessoal. Bem como todo número elevado a zero(no caso de 0.2) também vale 1.

Então: P(X=8) = 0,17

Somando-se P(7) + P(8) = 0,336 + 0,17 = 0,506 ou 50,6%(gabarito)

Solução: Aqui, pessoal, vamos usar o raciocínio didático. Dessa forma, iremos dividir o 7 em 3(três) partes já que são 3 incógnitas (a, b e c). Fazendo a didática dos pontos e barras, podemos sugerir a = 3(pontinhos), b=3(pontinhos) e c = 1(pontinho). Para separá-los precisaremos de 2 barras, certo?!

Logo, teremos Permutação(P) = 9!/7!x2!. Isso dá um valor de 36 soluções(gabarito).

Conclusão

Finalizamos aqui mais um artigo. Esperamos que seja útil na caminhada de vocês rumo à aprovação. Por fim, frisamos mais uma vez que o tema -Teoria binomial e Soluções inteiras e positivas – foge do básico de probabilidades e com certeza fará diferença na preparação.

Bons estudos!

Quer estar antenado aos próximos concursos previstos? Confira nossos artigos!

Julian Silva da Costa

Principais aprovações: Escola Preparatória de Cadetes do Ar(2006-2007); Escola de Sargento das Armas-EsSA(2008); Técnico em Segurança do Banco Central do Brasil(2013); Analista em Planejamento e Finanças - SEPOG RO(2017); Fiscal de Tributos Estaduais - SEFAZ MT(2023); Auditor Fiscal Tributário Municipal - ISS/SP(2023)

Posts recentes

Concursos Abertos: milhares de vagas e inicial de R$ 22 mil!

Quer saber quais concursos abertos estão esperando por você nos próximos meses? São diversas oportunidades…

11 horas atrás

Arbitramento do valor da operação na Reforma Tributária

Olá, bom te ver aqui!! Neste artigo iremos abordar um assunto importante e muito cobrado…

4 horas atrás

Meios de prova típicos do processo civil

Olá, estudantes do Direito! Preparados para mais uma sessão de aprendizado? Neste artigo analisaremos os…

4 horas atrás

Imunidade do IBS e da CBS na Reforma Tributária

Opa, como você está?!! Hoje iremos abordar um assunto importante e muito cobrado em provas…

4 horas atrás

Simulado especial DPE SP: Analista de Defensoria

Atenção, coruja: o Estratégia Concursos terá o simulado especial DPE SP para o cargo de…

9 horas atrás

Concursos Saúde: confira as principais notícias da semana!

Quer ficar por dentro das notícias de concursos público da área da Saúde? Neste resumo,…

10 horas atrás