O Prefeito do município de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), declarou na última segunda-feira, 16 de março de 2020, situação de emergência no Município de São Paulo e definiu medidas para o enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus.
“Fica decretada situação de emergência no Município de São Paulo, para enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus, de importância internacional”.
O decreto revela que a Prefeitura poderá requisitar bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, com pagamento posterior de indenização justa. Autoriza também a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento do coronavírus.
O rodízio de veículos na cidade está suspenso já nesta terça-feira, 17 de março de 2020, por tempo indeterminado. Além disso todos os eventos privados que precisam de alvará estão suspensos na cidade e os equipamentos culturais e de assistência social fechados, com exceção dos que acolhem moradores de rua.
Os servidores que tiverem mais de 60 anos de idade, os que fazem quimioterapia, gestantes, lactantes e empregados com algum tipo de imunodeficiência poderão trabalhar de casa. Essa medida é de extrema importância, pois, idosos, gestantes e pessoas com imunidade baixa estão mais propensas a contrair a doença.
Os funcionários públicos que não estão no grupo de risco deverão trabalhar em dois turnos diferentes para evitar aglomerações e contatos físicos. Esses horários serão divididos no turno da manhã e da tarde, com a primeira turma trabalhando até o horário do almoço e a outra na parte da tarde.
Covas anunciou ainda que todos os ônibus deverão ser higienizados após cada viagem realizada. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde, o estado de São Paulo tem 152 casos confirmados e mais de 1.777 casos suspeitos de coronavírus.
Vale ressaltar que essa medida afeta sim os concursos públicos, pois, muitos deles já foram cancelados e outros ainda serão. A equipe do Estratégia Concursos entrou em contato com o Tribunal de Contas do Município de São Paulo, e as provas que iriam acontecer nos dias 19 e 26 de abril foram suspensas.
O Governador João Dória também anunciou medidas para a contenção do surto de coronavírus no estado de São Paulo. Confira abaixo:
Vale ressaltar que o comitê extraordinário já decretou férias e licenças-prêmio para servidores de áreas que não prestam serviços essenciais e o corte imediato de viagens nacionais e internacionais de funcionários públicos, estaduais a trabalho.
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada
Fique por dentro de todos os concursos:
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…