Concurseira(o) imparável, o dia da prova do certame da Polícia Penal do Ceará (PP CE) se aproxima. Está na hora de priorizar alguns assuntos nessa reta final.
Com previsão para acontecer no dia 14 de julho de 2024, no período da tarde, as provas objetiva e discursiva estarão reunidas em um total de 90 questões de múltipla escolha.
Apesar de o concurso ser para provimento de 600 vagas imediatas e reservar outras 200 delas, é necessário observar as regras para conseguir entrar no ranking de classificação.
Por isso, não subestime seu edital. Vejamos.
As provas objetivas estão divididas em dois blocos: Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos.
As 40 questões de Conhecimentos Básicos valerão 1 (um) ponto cada, sendo distribuídas entre as seguintes disciplinas:
Por outro lado, a parte do bloco de Conhecimentos Específicos terá 50 questões, valendo 2 (dois) pontos cada uma.
Porém, não se engane achando que essa segunda parte é a mais importante para pontuar alto na prova. Isso porque você precisa também fazer uma pontuação mínima no bloco de Conhecimentos Básicos. Repare…
É importante destacar esse quadro que está no edital:
Repare que, tanto a parte de Conhecimentos Básicos quanto a de Específicos possuem a mesma quantidade de disciplinas, ou seja 5 (cinco) em cada bloco. Contudo, cada parte possui uma pontuação diferente.
Em outras palavras, não há desculpas para priorizar um bloco em detrimento de outro, já que possuem a mesma quantidade de disciplinas. Além disso, é necessário alcançar metade da pontuação de cada disciplina que compõe cada bloco para estar dentro da lista de aprovadas(os).
Assim, por exemplo, se você ficar fera em Direito Penal (Conhecimento Específico), mas ignorar a disciplina de Legislação Específica (Conhecimento Básico), é capaz de conseguir uma boa pontuação no primeiro bloco, mas não acertar a metade (pelo menos) das questões do último.
Ou seja, adeus classificação…
Entretanto, apesar de evitar preterir as disciplinas, dá para mirar nos assuntos preferidos da banca para cada uma delas. Dessa forma, não se perde tempo mas também foca no que é importante.
A intenção aqui não é reproduzir o que já tem no edital. O anexo III do referido documento já apresenta todo o conteúdo programático.
Porém, com base em algumas provas recentes e provas da área de Segurança Pública realizadas pela banca Idecan, dá para entender um pouco do que ela tem gostado mais de cobrar.
Por aqui, a preferência é por textos longos para que a(o) candidata(o) possa fazer a análise das referências pedidas na questão.
Dentro de coesão textual, anáfora e catáfora aparecem nas provas. Em seguida, é bom estudar sobre pontuação e treinar termos essenciais da oração (adjunto adnominal). A reescrita de frases também vem em peso.
Porém, muita vezes os textos longos são colocados para responder apenas 1 (uma) questão sobre interpretação. O restante é sobre os elementos contidos no texto, sem maiores aprofundamentos no contexto ali exposto.
Assim, uma opção é adotar uma estratégia de prova. Por exemplo, se não for possível responder às questões de interpretação de texto através de uma leitura de um parágrafo, aí sim você pode considerar ler o texto por inteiro. Claro, vai depender de múltiplos fatores: tempo restante de prova, questões que ainda não respondeu, quantidade de questões de interpretação etc. Cada caso é um caso.
Dentro do assunto de Sistemas Operacionais, do Windows 10 em diante, a cobrança é maior por atalhos (combinação de teclas), caminhos entre pastas etc. Já sobre o Linux, a banca usa e abusa dos comandos de linha de prompt que precisam ser feitos para realizar certas tarefas. Por exemplo:
Outro destaque vai para o Writer e o Calc do LibreOffice. Para o primeiro, vai ser importante compreender também alguns atalhos de teclado. E para o Calc, seria bom dar uma praticada nas fórmulas para conseguir captar um pouco como funciona.
Agora o destaque vai para operações em conjunto e também raciocínio sequencial. A maior parte das questões sobre raciocínio sequencial é para completar uma sequência de números. Porém, esses números ainda podem se juntar a letras, elevando assim o nível de dificuldade. Por exemplo:
Despencam nas provas da Idecan: organização administrativa, descentralização, e características da administração indireta.
É para estudar só isso? NÃO! Têm mais assuntos dentro dessa disciplina. Mas, nessa reta final, vale a pena focar no que tem mais chances de estar na prova, principalmente se você ainda estiver com dificuldades nesses quesitos.
A Idecan não possui um grande acervo de questões que já caíram em provas sobre a legislação específica cearense. Mas se abrirmos o leque com outras bancas, vamos verificar que a maior parte das questões foca no Estatuto dos Servidores Estaduais. A concentração maior está na parte de provimento de cargos e de regime disciplinar.
No último concurso para a Polícia Civil do Ceará, a Idecan cobrou a parte que trata de segurança pública da Constituição do Estado do Ceará (CAPÍTULO V – DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA CIVIL. É um trecho curto, então vale a pena levar esse conhecimento para a prova.
Na prova para Agente Penitenciário do Ceará, realizada pelo Instituto AOCP em 2017, a legislação penitenciária estava em 4 das 12 questões sobre a legislação específica do Estado. Por isso, é um assunto que merece atenção.
Dentro da disciplina de Direito Administrativo, o tópico sobre atos administrativos é o queridinho da Idecan. Classificação dos atos e suas espécies, além de questões sobre desfazimento (como anulação, revogação), vêm como questões como essa, por exemplo:
Em relação aos poderes administrativos, abuso de poder e poder de polícia “caem” com certa frequência.
Por conseguinte, merecem atenção os conceitos iniciais sobre responsabilidade civil do Estado, como a teoria do risco integral, direito de regresso etc.).
Aqui, a cobrança favorita da banca é em relação aos direitos e garantias fundamentais, especialmente sobre direitos e deveres individuais e coletivos.
De maneira geral, as questões de prova são literais, com passagens da Constituição Federal de 1988 (CF/88). Dificilmente, em relação a esse ponto, a Idecan traz conceitos doutrinários.
O destaque agora vai para as Convenções Internacionais de Direitos Humanos, como o Pacto de San José, além dos Direitos Fundamentais trazidos na CF/88 relacionados ao assunto.
Três tópicos em Direito Penal precisam ser mais observados. O primeiro deles é sobre os crimes contra a administração pública, principalmente os praticados por funcionários públicos.
O segundo tópico com a maior quantidade de questões é da teoria do crime, imputabilidade, fato típico e aplicação da lei penal. Os assuntos aqui podem vir por meio de questões bem diretas ou, ainda, um estudo de caso, em que a banca apresenta um contexto fático e, em seguida, pede que a(o) candidata(o) responda com base no Código Penal.
Por fim, o terceiro destaque vai para os crimes contra a pessoa. As questões podem vir também contando uma historinha assim:
Para finalizar, estude bastante sobre abuso de autoridade e LEP (Lei de Execução Penal). Os últimos certames da banca para o cargo de Policial Penal cobraram bastante sobre a parte Do Condenado e do Internado.
Inclusive, a banca pode cobrar prazos:
Não há motivos para desespero, mas saiba que a Idecan possui o histórico de cobrar números nessas questões.
Seu texto deverá ter entre 25 e 30 linhas. O edital não informa que o assunto da redação será necessariamente de alguma disciplina de Conhecimentos Básicos ou Específicos.
Contudo, esteja pronta(o) também para responder algo sobre a carreira em que você vai atuar. Ano passado, a Idecan trouxe o seguinte tema:
Ressalta-se que o edital veio nos mesmos moldes da PP CE, ou seja, sem direcionar o tema para nenhuma disciplina específica.
Por fim, por curiosidade, não houve essa etapa discursiva na prova para agente penitenciário do Ceará em 2017.
Continue no ritmo de estudos, e lembre de acompanhar as atualizações que a banca traz até o dia da sua prova. Enquanto isso…
Senta e estuda!
Boa sorte!
Visite o nosso artigo completo sobre o certame da Polícia Penal do Ceará em:
Quer saber quais serão os próximos concursos?
Confira nossos artigos!
Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…
A Prefeitura de Crateús, no Ceará, teve divulgado um novo cronograma para o seu concurso…
A Prefeitura Municipal de Careaçu (MG) publicou o novo edital de concurso público com vagas professor…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Careaçu, em Minas Gerais. O…
Vem aí concurso TRT RJ (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª região) com edital divulgado ainda…
Agora está oficialmente assinado o contrato com a Fundação Carlos Chagas (FCC) para realização do…