Concurseira(o) imparável, o concurso para Policial Penal do Acre (PP AC) está com inscrições abertas até o dia 24 de julho. Acelere o ritmo da sua rotina de treinos e se prepare para o jogo. Saiba o que você precisa fazer para se manter no caminho da aprovação. Vamos direto ao assunto!
O conteúdo programático para o cargo de Agente abrange tanto os conhecimentos gerais para todos os cargos quanto os conhecimentos específicos (todos os cargos + os pertinentes à área). Dessa forma, o conteúdo geral inclui Língua Portuguesa, Informática Básica e também noções da História e da Geografia do Estado do Acre.
Em seguida, os conhecimentos específicos se subdividem entre os estudos que todas(os) candidatas(os) devem fazer para a prova, e os estudos que apenas quem for concorrer ao cargo de Agente deve se ater. Portanto, o que todo mundo deve estudar inclui uma parte da legislação estadual, como a seguinte:
Ademais, ainda faz parte desse rol o estudo sobre Direitos Humanos, Assistência Social, Estatutos do Idoso e da Igualdade Racial, Lei Maria da Penha e Lei do Racismo (n° 7.716/89). Então não deixe de conferir o edital.
Logo depois, futuras(os) policiais penais devem prestar atenção aos tópicos da imagem a seguir. Há partes do Código Penal e outras leis apropriadas à adequada atuação da(o) servidora(dor), como a Lei de Tortura, a de Prisão Temporária, a de Improbidade Administrativa etc.
Pois bem, e qual será a banca? Será que ela tem muitas questões de concursos anteriores da área?
A IBFC organizou apenas um certame para a área penitenciária, e foi no ano de 2014 para a SEJUSP de Minas Gerais. Dessa forma, para o conteúdo programático do edital da PP AC, é possível que você encontre apenas dezenas de questões dessa banca.
Assim, ao ampliarmos a busca para os demais cargos da área policial, como agentes, escrivães e investigadores, pela mesma banca, podemos encontrar um pouco mais de uma centena de questões para resolver.
Já dá para montar um caderno com essas questões, resolver tudo, sinalizar o que errou e refazer tanto as que errou quanto todas as demais. Afinal, há tempo para correr atrás desse conteúdo programático relativamente curto, para o cargo de Agente de Polícia Penal, e ainda montar outros cadernos com questões de outras bancas, de preferência para a área penitenciária ou penal.
Por outro lado, em relação a prova discursiva, o edital não deixa muito claro se o tema será retirado de alguma disciplina do conteúdo programático. Por isso, além de treinar caligrafia, distribuição de parágrafos, estrutura do texto e margens, seria ideal escrever sobre algum tópico que já tenha terminado.
Dessa maneira, isso serviria como revisão e treinamento ao mesmo tempo. Como exemplo dá para citar a Lei de Improbidade Administrativa (que a banca adora cobrar!), ou ainda sobre a Lei Maria da Penha.
Por conseguinte, o Teste de Aptidão Física (TAF) – ou Prova de Aptidão Física, como denominado no edital – compõe a segunda etapa do certame e é de caráter eliminatório.
Por curiosidade, essa segunda etapa é composta tanto pelo TAF quanto pelos exames Psicotécnico e Médico e Toxicológico, além da Investigação Criminal e Social. Esta última será de responsabilidade do IAPEN, mas essa etapa toda é eliminatória.
Assim, junto com os estudos, seu treino precisará estar em dia para dar conta da carga de testes físicos que serão solicitados. A hora de começar a se exercitar e simular o dia do TAF é agora! Esses testes são quase os mesmos para ambos os gêneros, mudando apenas algumas formas de execução, tempo e repetições, como mostra o quadro abaixo extraído do edital.
Além disso, algumas observações são importantes. A barra para candidatos do gênero masculino é dinâmica, ou seja, haverá a flexão dos braços por 6 vezes, o que não acontecerá na barra para as mulheres. Já o abdominal será do tipo remador.
No mais, a recomendação é buscar referências da forma de execução, além de ler as orientações tanto do edital quanto da Portaria IAPEN n° 69/2023 (pág. 57-60), que estabelece os critérios dessa segunda fase do concurso.
Por fim, você já sabe que aqui no Estratégia não existe perda de tempo nem de dinheiro. Isso porque o investimento certo é no material que já está prontíssimo, só esperando você adiantar seu lado e investir no seu futuro.
Senta e estuda!
Boa sorte!
Quer saber quais serão os próximos concursos?
Confira nossos artigos!
Avançamos em nossa caminhada jurisprudencial. Chegou a hora do Informativo nº 831 do STJ COMENTADO. Pra…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Amaral Ferrador, município do estado…
Seleção registrou 10.777 candidatos inscritos! Foi divulgado o resultado preliminar da prova objetiva do concurso…
Após a aplicação das provas do concurso Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) no…
A Prefeitura Municipal de Itapevi, em São Paulo, publicou o novo edital de concurso público…
Um novo concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT SP) está devidamente…