Olá, tudo bem com você? Está estudando para o concurso do TCE-AL? Como está o seu Pós-edital? Hoje iremos dar algumas dicas do que fazer no pós-edital do TCE-AL!
Agora é fato, o ano de 2022 será consagrado como o ano dos concursos da área de controle. Depois dos concursos do TCU, da CGU, do TCE RJ etc, agora foi publicado o edital do concurso do Tribunal de Contas de Alagoas.
O edital do TCE AL foi publicado com 32 vagas para os cargos de Agente Contabilista, Agente de Controle Interno e Agente de Controle Externo.
Isto é, são três opções para você escolher a que mais te agrada!
Ademais, os cargos oferecidos neste certame exigem formação em nível superior. Para concorrer ao cargo de Agente de Controle Interno, é necessário nível superior nas áreas de Administração, Ciências Contábeis ou Direito.
Já se você quiser concorrer ao cargo de Agente de Controle Externo, é necessário ensino superior nas áreas de Administração, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental.
Por último, para o cargo de Agente Contabilista, é necessário ter ensino superior em Ciências Contábeis.
Além do mais, os salários desses cargos são de mais de R$ 7.000,00 iniciais.
Vale a pena, não? Receber esse salário inicial, contar com um excelente plano de carreira e morar no Caribe Brasileiro, e de quebra trabalhar em uma função extremamente importante para a Administração Pública como um todo?
Afinal de contas, você fará parte do Controle Externo do Poder Público de Alagoas!
Outra informação muito importante é que a Banca Examinadora responsável por esse concurso é a Fundepes. Com as regras do jogo nas mãos é o momento de você potencializar ao máximo seus estudos. Afinal, estamos em um pós-edital.
Pensando nisso, hoje iremos trazer várias dicas para você potencializar os seus estudos nesse momento. Afinal, você está na Reta Final para o concurso do TCE, é a hora ideal para você tornar o seu estudo mais eficiente.
Antes da publicação do edital, o estudante está na fase de planejamento para o concurso. Assim, ele vai estudando com base em editais anteriores para o cargo que ele deseja ser aprovado. Além disso, ele verifica quais são as Bancas Examinadoras que normalmente realizam os concursos para aquela área, bem como verifica a tendência de cobrança dessas Bancas.
Ou seja, nesse momento o estudante tem tempo suficiente para estudar tudo com calma, organizando o seu plano de estudos para um concurso no futuro.
Mas, depois que o edital é publicado, o estudante já está com as “regras do jogo nas mãos” e com o tempo contado até a prova. Nesse momento, o estudante já tem acesso ao conteúdo programático do seu concurso detalhando.
Além disso, nesse momento o estudante tem uma coisa muito importante nas suas mãos: a data da prova!
Além disso, ele sabe quais serão as etapas do certame. Inclusive, é nesse período que deve ser analisado quais disciplinas e quais conteúdos que estavam no seu planejamento, mas que não vão ser exigidos neste certame ou quais que ainda não estavam sendo estudados. Sendo assim, no pós-edital deve ser analisado os conteúdos que irão ser adicionados ao estudo ou descartados.
Desse modo, depois do seu edital ser publicado, você deve analisar se precisa alterar algo no seu planejamento de estudos de acordo com as suas prioridades. Além disso, é nesse período que você deve analisar quais disciplinas possuem maior peso para a sua prova.
Outro ponto importante para ser analisado é se o edital trouxe alguma disciplina que você ainda não está dominando ou que acha mais complexa que as demais.
Quando o edital é publicado temos um tempo curto até a prova (levando em consideração a quantidade de matérias exigidas). Sendo assim nesse período os estudos devem ser intensificados por meio de muitas revisões.
Destarte, a palavra-chave depois que o edital está na praça é: ORGANIZAÇÃO!
Afinal de contas, você deve organizar a sua rotina para potencializar seu estudo ao máximo. Como falamos, nesse período você já está com a contagem regressiva para o dia da prova. Sendo assim, é importante que você dê um sprint final
Desse modo, podemos elencar alguns pontos que são importantes serem analisados no pós-edital são:
Assim, depois de analisar todos esses pontos, você deve dividir o seu tempo disponível de estudo por dia de acordo com a importância das matérias.
Como podemos verificar, dos 100 pontos possíveis na sua prova, 50 deles vem apenas da parte de conhecimentos específicos e especializados. Ou seja, a parte de Conhecimentos Específicos e Especializados tem uma importância grande para a sua prova, já que elas totalizam metade dos pontos possíveis para a sua prova do Tribunal de Contas de Alagoas.
Então, essas matérias você deve adicionar com uma maior frequência no seu tempo disponível para estudo, adicionando também com uma maior frequência as que você não estava estudando anteriormente.
O que fazer depois que o edital é publicado?
Caso você já tenha estudado uma grande parte do conteúdo programático exigido para o seu cargo, a sua organização deve dar prioridade para a revisão dessas matérias já estudadas, encaixando no seu planejamento de estudo o que você identificou que falta estudar.
No entanto, caso você ainda não tenha estudado quase nada do que está sendo exigido no edital para o seu cargo, você deve priorizar no seu plano de estudo o aprendizado desses novos assuntos. Mas, mesmo se você for começar os estudos agora, você também deve separar momentos para fazer revisões.
Afinal, sabemos que são muitas matérias para assimilar o conteúdo. Sendo assim, sem efetuar revisões é impossível chegar com esses assuntos bem consolidados até o dia da sua prova.
Outro ponto importante é verificar se o seu edital tem uma pontuação mínima para cada disciplina. No caso do TCE-AL tem pontuação mínima, ela é:
“Para ser aprovado, o candidato deve obter o mínimo de 50% do total de pontos das questões de Conhecimento Geral, 60% do total de pontos das questões de Conhecimentos Específicos e 60% do total de pontos das questões de Conhecimentos Especializados.”
Vemos novamente a importância das matérias de Conhecimentos Específicos e Especializados, uma vez que o candidato que não obtiver 60% dessas provas já será desclassificado do certame.
Portanto, reafirmamos a importância dessas matérias para a sua prova. Além delas possuírem uma maior pontuação no seu certame, você precisa atingir um percentual mínimo de 60% nesses blocos de conhecimento para não ser desclassificado do certame.
Espero que você tenha gostado do artigo de hoje!
Bom Estudo!
Elizabeth Menezes
@elizabethmpalves
Quer saber mais um pouco sobre a preparação para os concursos da carreira de controle?
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
O concurso CONFERE (Conselho Federal dos Representantes Comerciais) está com os resultados definitivos das provas…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Morungaba. O certame oferta 98…
A Secretaria de Educação do Município de Recife oficializou a contratação do Instituto AOCP como…
O concurso para servidores da Defensoria Pública do Amazonas (DPE AM) está oficialmente autorizado e…
A SME Recife (Secretaria de Educação do Município de Recife) definiu nesta quinta-feira, 21 de…
Após adiar a data de aplicação da prova objetiva, o edital do concurso público da…