Português INSS
Olá, guerreiros!!! Tudo bem??
Sabemos que o edital do INSS será lançado ainda este mês! Muita expectativa, pois será um grande concurso, um dos mais esperados de 2015 (se não for O mais esperado)!! Estamos em uma selva! Quem conseguir “segurar a pressão” sairá na frente!!!
Que tal falarmos um pouquinho sobre o Português INSS? Nós já sabemos qual será a banca: Cespe/UnB. Vamos conhecer mais sobre o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE), órgão que integra a Fundação Universidade de Brasília.
Mais do que simplesmente resolver muitas questões da banca organizadora, saber o que e como estudar para as provas que ela elabora pode ser a grande chave para o sucesso daqueles que sonham em ingressar em uma carreira pública! Minha proposta aqui é formular itens que irão ajudar vocês a estudar Português para o INSS.
E o que posso falar do tão temido CESPE?
Com certeza é a banca mais popular do Brasil, tem a má fama de ser uma das mais piores no sentido de grau de dificuldade. Mas para quem estuda há mais tempo, o CESPE acaba por se tornar uma das bancas favoritas, sim, é isso mesmo! Podem confiar! Sabem por quê?
Vejam:
* Modelo de questões “Certo ou Errado” (na maioria das vezes). O lado bom é que questões assim deixam menos margem para chute técnico. Como não há critérios comparativos entre alternativas, muitos candidatos acabam ficando indecisos e nervosos. NÃO CHUTE! Se não sabe, deixe em branco! Muitas das provas do CESPE (nem todas! Preste atenção no edital, sempre!) costumam ter fator de correção. É o famoso “Uma errada anula uma certa”. O candidato que não lê edital, ou que tem o hábito de marcar respostas no gabarito sem ter certeza do que está fazendo, acaba tendo grandes chances de ser eliminado.
ATENÇÃO! Dicas: I > ao estudar, procure fazer alguma marcação para diferenciar as respostas das quais você não tem certeza absoluta. Ao corrigir a prova, identifique as matérias que você não tem um bom índice de acertos ao “chutar” e aquelas em que você pode confiar nos seus instintos. II > Dê mais ênfase nos seus estudos para as matérias em que você tem um maior índice de erros, e, na hora da prova, lembre-se de NÃO MARCAR AO ACASO nessas matérias.
* Cuidado com as PEGADINHAS!!! O CESPE gosta de eliminar candidatos desatentos, não seja um deles! É muito comum ver questões praticamente corretas, com apenas uma palavra que altera todo o sentido. Um “não” ou “Sempre” ou “exclusivamente”… todas essas palavras merecem a atenção do candidato! Desconfie!
* O CESPE costuma cobrar sempre os mesmos conteúdos, normalmente, não cobra todos os itens do edital. Com isso, é fundamental que o candidato resolva o maior número de questões de provas anteriores para se familiarizar com os conteúdos e abordagens mais frequentes.
A seguir, exemplos de questões atuais da banca, com assuntos que SEMPRE estão presentes:
Comentário: toda prova Cespe traz pelo menos uma questão sobre crase! A correção gramatical da frase seria prejudicada, pois o substantivo “exigências” está no plural e não modificado por artigo definido (as), se isso acontecesse, teríamos a crase no termo plural, assim: dá suporte às exigências (a + as = às). Na frase original, temos “dá suporte a exigências…”, sendo o “a” apenas a preposição exigida pelo sintagma verbal “dar suporte”. Não se esqueça, para haver crase, de acordo com a regra geral, é necessário que a preposição seja exigida por regência e que a palavra a seguir seja feminina e definida por pronome.
GABARITO: CERTO
Comentário: gramaticalmente falando, seria possível sim colocar o pronome “se” antes do verbo “poder”: “não se pode”. Ocorreria uma próclise exigida pela palavra de sentido negativo “não”. O problema é que o sentido original deverá ser mantido, o que seria um problema, já que o “se” indefiniria o sujeito do verbo “poder”. Tal sujeito foi explicitado no início do período anterior: “homem”. Observe no trecho: “o homem não é um ser que possa viver isolado; é, ao contrário, ordenado teleologicamente a viver em sociedade. É um ser que vive, atua relaciona-se na comunidade, e sente-se vinculado aos seus semelhantes. (O homem) Não pode renunciar à sua condição inata…”. Sendo assim, indefinir o sujeito não é uma opção possível (mantendo o sentido), uma vez que o verbo tem sujeito claro.
GABARITO: ERRADO.
Comentário: o Cespe traz sempre de duas a cinco questões sobre Redação Oficial! Bastante coisa! O vocativo “Excelentíssimo Senhor” deve ser usado apenas em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, seguido do respectivo cargo:
– Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
– Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,
– Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.
As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:
Senhor governador,
Senhor presidente da câmara.
GABARITO: ERRADO
É isso, queridos!! O assunto não se esgota por aqui!! Saiba mais e tenha acesso a muitas questões da banca no link a seguir:
Confira nosso Guia Épico de Estudo Para o Concurso do INSS:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/guia-concurso-inss
Será um imenso prazer poder ajudar na sua preparação!!
Estamos juntos!!
Abraços e fiquem com Deus!
Rafaela Freitas.
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento “O que é uma reclamação trabalhista?”, destacando a…
O concurso público da Prefeitura de Anitápolis, cidade de Santa Catarina, está com as inscrições…
Olá! O presente material traz um assunto importante e muito cobrado em provas de concurso…
Estão encerradas as inscrições do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral)! As provas objetivas e…
Com inscrições encerradas, foi divulgada a demanda de candidatos ao concurso público da Empresa de…
Estão na praça os novos editais do concurso público PM SE (Polícia Militar do Estado de…
Ver comentários
Professora,
Obrigado pelas dicas. Essas questões comentadas são apenas do Cespe?
Obrigado.
Sim, são do Cespe!!
Abraço!
Obrigado.
Obrigada! excelentes dicas!