Olá, pessoal! Bom dia, boa tarde, boa noite!
Como estão? Aqui é Gabriel Rabelo, Auditor Fiscal da SEFAZ RJ e Professor de Contabilidade e Direito Empresarial aqui do Estratégia Concursos.
Dar aulas para concursos é quase que se tornar um psicólogo para os alunos, mas isso é muito legal! Ajudar faz parte do nosso trabalho.
Muitas pessoas têm nos enviado mensagem pedindo orientação sobre se devem ou não fazer o concurso para Auditor Fiscal da SEFAZ MA.
Deixe-me contar uma história…Certo tempo atrás, escrevi um artigo chamado “7 Motivos para Você Fazer IS Cuiabá”, em que expliquei alguns bons motivos pelos quais os alunos deveriam fazer aquele certame.
Pouco tempo depois, em conversa com a segunda colocada do concurso (primeira na prova objetiva), Carolina Barcelos, vejam o que ela me disse:
“Depois que eu não fiquei dentro das vagas em Niterói foi muito difícil levantar a cabeça e continuar estudando. Não consegui por 2 questões e fiquei mal. Nem pensava em sair do RJ, e estava procurando emprego já. Aí li esse seu texto aqui:
Bati o martelo e decidi fazer o concurso e a minha tão sonhada aprovação veio! Paguei o boleto no último dia! Obrigada por ter escrito esse texto viu?!
Tudo de bom pra você”
Vejam. Assim como muitos, ela também estava em dúvida, pagou o boleto no último dia e passou em primeiro na prova objetiva! Não é incrível? Quem garante que o próximo não seja você?
Se você não sabe muito bem sobre este concurso da SEFAZ MA, que tem 35 vagas e edital na praça, a seguir uma análise completa:
Voltando ao assunto…
Quando me questionam, a maioria já sabe a minha resposta para esse tipo de pergunta: FAÇA!
Por quê? Aqui vão alguns motivos claros.
1 – Estamos numa fase extremamente escassa de concursos para a área fiscal! Cada oportunidade deve ser aproveitada ao máximo. A não ser que você seja um bon vivant, afortunado, que não necessita trabalhar e pagar as contas…
2 – Concurseiro faz concurso! Eu sempre falo para os meus alunos que nunca gastem toda a sua munição em um único alvo! O trabalho na RFB é lindo, todo o glamour, o status, a remuneração, possibilidade de morar em muitos lugares do Brasil. Todavia, é arriscado demais esperar somente por este certame.
Dentro da área fiscal, acredito que seja totalmente válido fazer outros concursos, para treinar fazer provas mesmo. Se passar, decide se vai ou não.
Se você estuda anos, anos e mais anos para a RFB e, chegando na prova, você não passa ou acontece algo…Vai esperar mais cinco anos? Nós não sabemos o que acontecerá no período de um ano, mas sabemos que há uma prova daqui a um mês e meio! Então, mais um motivo.
Repito. Uma vez aprovado, mesmo que não queira assumir, ainda poderá escolher.
3 – É o único concurso com uma boa quantidade de vagas e salário razoável na praça (com inscrições abertas)! Infelizmente, não saberemos quando será a próxima oportunidade, já que o país enfrenta uma crise econômica grave.
4 – O salário é bom e o custo de vida é significativamente mais baixo do que no Sudeste.
5 – A banca é a Fundação Carlos Chagas, que, até onde sabemos, é uma banca íntegra e com boas questões. As questões da FCC se repetem MUITO. Desde sempre ela tem um padrão para elaborar suas provas e as questões se repetem demais!
6 – Muitos dos seus concorrentes estão estudando para ISS Teresina e ISS Juiz de Fora e, acredite, isso é uma grande vantagem, já que a legislação do ICMS é BEM extensa. E só temos duas semanas de diferença entre as provas.
7 – Muitos bons candidatos não querem sair do Sudeste para fazer provas “longe” do seu Estado de origem. Isso afastará muita gente boa da concorrência.
8 – Não espere achar que está preparado! Este dia não existe! O conhecimento é infinito! Vá lá e meta a cara!
9 – Ainda temos um tempo razoável de preparação. Trace um plano de estudos firme e siga-o rigorosamente até a prova.
10 – Caso esteja estudando para a RFB, não vai, em hipótese alguma atrapalhar a sua preparação, já que não temos nem sinal de concurso para o Fisco Federal.
Enfim, acredito, sim, que o concurso para a SEFAZ MA é uma excelente opção no momento. Fosse eu a estudar para a área fiscal neste momento, não dispensaria jamais esta oportunidade.
Nós lançamos cursos exclusivos para este concurso. Você pode ver aqui:
CURSOS – SEFAZ MA (AUDITOR E TÉCNICO)
Forte abraço.
Gabriel Rabelo
Instragram: @gabrielrabelo87
Neste domingo, 24 de novembro, foram aplicadas as provas do Exame de Suficiência (CFC 2024.2).…
Aconteceram neste domingo, dia 24 de novembro, as provas do Exame de Suficiência 2024.2 (CFC).…
Olá, amigos. Neste artigo nós estudaremos tudo o que há de mais importante sobre o…
Neste artigo você encontrará um resumo da modalidade de documento Relatório Multiprofissional para o Concurso…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado final STJ para os cargos de analista…
Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado especial TRT PE para os cargos de…
Ver comentários
Como diz o poeta "estudante ..... Estuda; concurseiro faz provas...". Se o bolso aguentar tem de fazer.
este cargo oferece mais algum $$$? 9600,00 para sair com família inteira para outro estado é muito pouco!
Queria saber a remuneração efetiva. Ninguém sabe. Só divagam. Uns dizem em 22 mil, outros em 12 mil, e por aí vai. Temos que saber pra ter uma noção do que nos espera. Pra quem tá desempregado de todo jeito vale a pena, mas pra quem já é servidor efetivo como eu tem que avaliar as possibilidades.
9600 para trabalhar no interior do maranhão é muito pouco.
Eu moro no Maranhão e viver aqui num é barato assim não. Esse custo de vida é quase geral em todas as capitais. Tirando isso, se a pessoa aguentar o calor( pq tem professor meu que morre por conta disso, pega sua estabilidade e tchau) e as coisas das capitais e interiores: vem ser feliz meu filho.