Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o resumo sobre Pontuação para SEFAZ-RJ.
O artigo será divido da seguinte forma:
Sem mais delongas, vamos lá!
Vamos iniciar o resumo sobre Pontuação para SEFAZ-RJ.
A pontuação é um elemento essencial na escrita em português, desempenhando um papel crucial na clareza e no entendimento das frases. Ela serve para organizar e estruturar o texto, indicando pausas, entonações e relações entre as palavras e as orações. Sem a pontuação adequada, um texto pode se tornar confuso e difícil de compreender, levando a interpretações errôneas.
Além disso, pontuação e gramática são amplamente cobradas em provas de concurso, garantindo pontos valiosos.
Antes de vermos a pontuação em si, lembre-se da ordem direta de uma sentença.
Entretanto, para que revisamos isso? Simples, essa ordem é natural e a inversão desses termos ou a inclusão de outros termos entre eles tem implicações na pontuação, para que ainda seja possível perceber a relação de sentido e a sequência natural da frase.
Ok, e o que exatamente será visto? Faremos uma revisão com base em exemplos das seguintes pontuações: ponto final, dois pontos, reticências, parênteses, aspas, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula, ponto e vírgula e travessão.
Continuando o resumo sobre Pontuação para SEFAZ-RJ, vamos iniciar pelo Ponto final, Dois pontos e Reticências.
Ponto final: marca o término de uma frase declarativa, indicando que a ideia foi concluída. Ele separa períodos distintos, contribuindo para a clareza e a organização do texto. Usar o ponto final corretamente ajuda a evitar ambiguidades, tornando a mensagem clara e objetiva.
Ex.: O concerto será realizado no próximo sábado.
Ex.: Ela estudou a noite inteira. No dia seguinte, estava exausta.
Ex.: O Dr. estará disponível para consultas na próxima semana.
Dois pontos: introduzem explicações, listas, citações ou falas de personagens. Eles preparam o leitor para algo que será detalhado em seguida. Por exemplo, “Ela disse: ‘Vamos ao parque hoje'”. Usados corretamente, os dois pontos tornam o texto mais organizado e fácil de entender.
Ex.: Ela perguntou: “Você virá à festa amanhã?”
Ex.: No piquenique, trouxemos: sanduíches, frutas e sucos.
Ex.: Conforme o ditado popular: “A pressa é inimiga da perfeição.”
Reticências: indicam interrupção, dúvida, hesitação ou continuidade de pensamento. Elas podem transmitir emoções e significados implícitos. Por exemplo, “Eu queria te dizer que… esquece, não importa.” As reticências adicionam nuance à escrita, permitindo ao leitor inferir mais além das palavras.
Ex.: Acho que… talvez seja melhor reconsiderar.
Ex.: Se ao menos ele tivesse…
Ex.: Livros, filmes, músicas… tudo traz memórias de nossa infância.
Suprimir palavras em uma transcrição.
Prosseguindo com o resumo sobre Pontuação para SEFAZ-RJ, agora vamos revisar parênteses, aspas e travessão.
Parênteses
Ex.: O encontro será na próxima quinta-feira (15 de julho).
Aspas
Ex.: O chefe pediu para “brainstormarmos” ideias para o novo projeto.
Ex.: “O importante é não parar de questionar.” (Albert Einstein).
Travessão
Ex.: Pedro exclamou: — Eu não acredito nisso!
Ex.: — Você vai à festa hoje? — Não, prefiro descansar.
Ex.: O voo foi de Paris – Londres.
Ex.: Steve Jobs — o visionário fundador da Apple — revolucionou a indústria de tecnologia.
Agora vamos tratar sobre o Ponto de exclamação e Ponto de interrogação.
Ponto de exclamação: é utilizado para expressar emoções intensas, surpresa, ênfase ou enfatizar uma frase imperativa. Ele aparece após vocativos, interjeições, frases imperativas e palavras que transmitem emoção. Por exemplo, “Que notícia maravilhosa!” ou “Cuidado!”
Ex.: João, me ajude!
Ex.: Feche a porta!
Ex.: Uau!
Ex.: Que alegria!
Ponto de interrogação: é utilizado para indicar uma pergunta direta. Ele vem sempre após perguntas formuladas para obter informações ou esclarecimentos. O ponto de interrogação também pode ser combinado com o ponto de exclamação para enfatizar a surpresa, choque ou dúvida intensa.
Ex.: Você vai ao evento?
Ex.: Como você conseguiu isso?!
Vamos finalizar o resumo sobre Pontuação para SEFAZ-RJ com Vírgula e ponto e vírgula.
Vírgula: é essencial para separar elementos como vocativos, apostos, adjuntos adverbiais, itens de uma enumeração, expressões explicativas, entre outros. Sua correta utilização ajuda a evitar ambiguidades e melhora a clareza das frases. Por exemplo, “Ana, minha melhor amiga, sempre me apoia.”
Ex.: Ana, venha cá!
Ex.: Maria, minha prima, está estudando no exterior.
Ex.: No entanto, ele continuou trabalhando.
Ex.: Na festa, havia músicos, dançarinos e artistas.
Ex.: A aula, ou seja, a palestra sobre literatura, foi muito interessante.
Ex.: Fui ao cinema, portanto, assisti a um ótimo filme.
Ex.: São Paulo, 1º de janeiro de 2024.
Ex.: Trabalho, estudo, e ainda pratico esportes.
Ex.: Ele queria hambúrguer, e eu, pizza.
Atenção, é crucial observar que, quando há uma relação sintática direta entre termos na oração, o uso da vírgula não é adequado.
Isso inclui: separar o sujeito do verbo, o verbo de seu complemento, termos regentes de termos regidos, ou iniciar uma intercalação sem fechá-la corretamente.
Ponto e vírgula: é usado para separar itens em listas detalhadas e para unir orações coordenadas extensas. Ele facilita a organização do texto, mantendo a fluidez da leitura.
Ex.: Devemos revisar o documento; enviar para aprovação; e aguardar o feedback.
Ex.: Ele não sabia o que fazer; contudo, decidiu seguir em frente com seu plano.
Pessoal, chegamos ao final do resumo sobre Pontuação para SEFAZ-RJ, espero que tenham gostado.
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