Fonte:http://www.redehumanizasus.net/rede-de-urgencia-e-emergencia
OLÁ PESSOAL !!!
Quando começamos estudar políticas de saúde temos sempre dificuldade, pois, foge à nossa realidade pratica do dia a dia tornando-se distante e até mesmo inatingível. Mas calma existem várias maneiras para absorvermos esse conteúdo teórico e aqui vou falar sobre algumas delas. Primeiramente, a Política Nacional de Atenção às Urgências foi criada por meio da portaria nº 1.863/GM em 29 de setembro de 2003. Ela estabelece uma rede de assistência regionalizada e hierarquizada, proporcionando articular os serviços de saúde, definir fluxo e proporcionar referências resolutivas a assistência a saúde. Mas como estuda-la como fixar definições tão amplas e parecidas.
Minha primeira dica de estudos com relação à Política Nacional de Atenção às Urgências e talvez a mais importante de todas, é começar seus estudos do geral para o particular, como assim? Pode parecer estranha essa sugestão, mas você precisa entender que uma lei, decreto, portarias e outras normas além de envolver profundas discussões, existem dispositivos que no mundo jurídico é chamado hierarquia das leis, como você vai entender a função de uma portaria se você não sabe o alcance de seu conteúdo? Amigos como é a natureza jurídica de uma política? Bem é um documento de ato administrativo de uma autoridade pública, que contém instruções acerca da aplicação de leis ou regulamentos, no caso a Política Nacional de Atenção ás Urgências que é o nosso foco de estudos é de origem do executivo e reorganiza os serviços de urgência a ser implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão.
E porque preciso saber disso? Queridos no texto da própria portaria tem os dispositivos nos quais ela vai abranger!!! Por isso a necessidade de estudar o geral, que é as leis que engloba a Política Nacional de Atenção às Urgências, para o especifico, que são as portarias e decretos (que envolvam o conteúdo da temática em questão). Queridos já expliquei como tem que funcionar esses dispositivos legais agora vamos discutir nosso objeto de estudo que é a Política Nacional de Atenção às Urgências, quando estudamos a Política é necessário um cronograma estruturado e sistematizado com revisões periódicas e realização de exercícios, esse cronograma semanal deve ser condicionado a sua realidade de tempo com descanso e lazer pré definidos, após fechar um conteúdo geral iniciar os específicos, como já falei com vocês, daí é só fechar conteúdo após conteúdo e realizar uma prova com a convicção que você fez o seu melhor.
Só aqui no Estratégia vocês terão um suporte adequado para estudar a Política Nacional de Atenção às Urgências e todo conteúdo relevante dentro de urgência e emergência para concursos.
https://www.estrategiaconcursos.com.br/pesquisa?q=emergencia
Estude com foco e dedicação.
Até logo.
Profª Regina Barros
A convocação para as provas do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) foi publicada! Os…
O edital do concurso PCDF Administrativo (Polícia Civil do Distrito Federal) foi retificado! A informação consta…
O Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região publicou aviso de dispensa eletrônica de licitação…
A Universidade Federal de Minas Gerais divulgou um novo edital de concurso UFMG com duas…
Já estão abertas as inscrições do concurso público PM SE (Polícia Militar do Estado de Sergipe)!…
Atenção, Coruja! A convocação para as provas do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) consta…