Polícia Federal (Farmácia e Química) | Prova discursiva (DICA 04)

Olá pessoal, tudo joia? Para quem ainda não me conhece, me chamo Diego Souza e sou professor de química. Trago mais uma dica rápida para a prova discursiva de Perito Criminal Federal da PF com enfoque nas áreas de Química e Farmácia. Lembro que postarei uma nova dica a cada dia durante uma semana.

 

DICA 04: estruturação de cada parágrafo em um texto dissertativo expositivo sobre assuntos de Química e de Farmácia

De maneira bem sucinta, você deve entender cada parágrafo como uma “mini redação”, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão. A diferença é que, internamente ao parágrafo, esses componentes recebem nomes diferentes e cumprem funções ligeiramente diferentes, como segue:

 

1) Apresentação do aspecto (1ª parte do parágrafo): comece sintetizando a ideia que será tratada naquele parágrafo. Não se acanhe! Copie partes do aspecto (comando) da proposta para apresentar (deixando claro) ao corretor (interlocutor) qual dos aspectos estará sendo abordado.

Ex: A análise elementar apresenta diversas vantagens sobre os métodos via úmida […]

Ex: A região do infravermelho é tipicamente dividida em três regiões: infravermelho próximo (NIR), infravermelho médio (MIR) e infravermelho distante. […]

No 1º exemplo, fica claro ao leitor que o parágrafo abordará as vantagens da análise elementar sobre os métodos via úmida. Enquanto que, no segundo exemplo, não resta dúvida de que o parágrafo abordará características ou diferenças das três regiões espectrais do infravermelho.

 

2) Ampliação ou desenvolvimento do aspecto (2ª parte do parágrafo): há diversas maneiras de se desenvolver um determinado aspecto e você terá que escolher por uma opção adequada frente a cada situação. Dentre as principais maneiras, destaca-se: listar (exemplificar), explicar, definir e citar.

Ex: A análise elementar apresenta diversas vantagens sobre os métodos via úmida, dentre as quais destacam-se: alta precisão e recuperação dos analitos, análise simultânea de alguns elementos, menor geração de resíduos, satisfatória operacionalidade, tempo de análise relativamente curto e possibilidade de automação. (Ampliação do aspecto por exemplificação)

Ex: Em laboratórios de análises químicas, os resíduos gerados merecem uma considerável atenção. Isto porque eles apresentam elevada complexidade e diversidade físico-química, o que lhes conferem inconstância e variados níveis de toxidade, dificultando seu gerenciamento. (Ampliação do aspecto por explicação)

Ex: Segundo a literatura, a validação analítica é a comprovação experimental e documentada que o método analítico em estudo é adequado para seu uso proposto, ou seja, que ele atende a requisitos previamente estabelecidos ou requeridos. (Ampliação do aspecto por citação da literatura).

Ex: A seletividade ou especificidade é a capacidade de um método em distinguir o analito (substância de interesse) das demais substâncias da matriz e de seus subprodutos de degradação. (Ampliação do aspecto utilizando definição). Nesse exemplo, o aspecto não foi introduzido, pois o parágrafo já se iniciou com a definição, mas, ainda assim, é uma construção válida e suficiente.

 

3) Encerramento, retomando o aspecto (3ª parte do parágrafo): análogo a uma conclusão. Nem sempre é necessário para completar o parágrafo. Corresponde ao fechamento do assunto. Existem várias maneiras de cumprir essa etapa, mas, sem dúvida, a mais fácil delas é fazer um arremate, retomando o aspecto inicial.

Ex: A análise elementar apresenta diversas vantagens sobre os métodos via úmida, dentre as quais destacam-se: alta precisão e recuperação dos analitos, análise simultânea de alguns elementos, menor geração de resíduos, satisfatória operacionalidade, tempo de análise relativamente curto e possibilidade de automação. Portanto, as inúmeras vantagens da análise elementar, frente aos métodos via úmida, justificam sua crescente utilização. (Encerramento, retomando o aspecto inicial).

 

Por fim, gostaria de lembrá-los que, embora não seja necessário conectar os parágrafos no texto expositivo, é desejável que os conectores lógicos ou articuladores do discurso sejam utilizados na construção dos parágrafos, aumentando sua nota em coerência argumentativa. Esses conectores podem indicar adição, alternativa, comparação, condição, oposição, dentre outros sentidos. No link abaixo você encontrará uma lista bem completa de conectores lógicos:

Lista de conectores (articuladores do discurso)

 

Se ainda não leu as DICAS anteriores, seguem os respectivos links:

DICA 01: PRATIQUE

DICA 02: o que é o texto dissertativo expositivo e quais suas principais características?

DICA 03: estratégias de estruturação de texto dissertativo expositivo sobre assuntos de química e farmácia

 

Vou ficando por aqui. Confira amanhã a próxima dica sobre o que o corretor irá procurar em seu texto?

Postem seus comentários e suas dúvidas. De repente, respondo elas na forma de uma DICA adicional.

 

Bons estudos!

 

Diego

Facebook: Prof. Diego Souza

Diego Souza

Diego Souza é Perito Criminal da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Químico Industrial pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Mestre e doutorando em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Aprovado para os seguintes cargos: Técnico em Química da EMBRAPA em 2º lugar; Analista em Química da EMBRAPA em 1º lugar; Especialista em Recursos Minerais/Química do DNPM, hoje transformado em Agência Nacional de Mineração (ANM), em 1º lugar; e Perito Criminal-Química da PCDF em 2º lugar.

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