O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE) propôs um projeto de lei (PL) para exigir que editais de concursos públicos incluam previsão de adiamento de provas em casos de desastres naturais, como o recente ocorrido no Rio Grande do Sul.
A proposta legislativa implica uma emenda na Lei 8.112/1990, que regula o regime jurídico dos servidores públicos.
Essa emenda adiciona um novo artigo à lei, estipulando que os futuros editais de concursos devem obrigatoriamente contemplar a possibilidade de adiamento das provas, sobretudo quando o poder público declara estado de calamidade.
“Estamos diante de medida de grande alcance social e de economia para administração pública, pois resguarda a participação dos candidatos impossibilitados pela ocorrência de desastres naturais com a reaplicação, assim como resguarda a então maioria dos candidatos que adiado o certame poderão readequar os custos logísticos relativos à nova data de aplicação das provas”, justifica o parlamentar.
Gadêlha protocolou a proposta na última sexta-feira (3), coincidindo com o anúncio do governo federal sobre o adiamento do Concurso Nacional Unificado (CNU) devido às chuvas no Rio Grande do Sul.
As provas estavam programadas para o último domingo (5), porém uma nova data para a realização ainda não foi divulgada – o que deve acontecer em breve.
Em nota, o Ministério da Gestão informou que o calendário atualizado será anunciado assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional.
Conforme informações da Defesa Civil, além dos mortos, há 105 desaparecidos e 175 pessoas feridas. São 134,3 mil pessoas fora de casa, sendo 18,4 mil em abrigos e 115,8 mil desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos.
Ao todo, 341 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 844 mil pessoas.
Para conferir TODOS os detalhes acerca do Concurso Unificado (CNU), em que novas datas deverão ser divulgadas nas próximas semanas, acesse agora mesmo o artigo exclusivo:
Veja TODOS os detalhes sobre o Concurso Nacional Unificado!
A classificação geral do aprovados no concurso IMASUL MS (Instituto de Meio Ambiente de Mato…
Atenção, concurseiros: o primeiro concurso FAPES ES (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do…
Neste artigo você encontrará um resumo acerca das diferenças na atuação do psicólogo perito e…
Olá! Para hoje temos um assunto muito importante para a prova de Auditor Fiscal do…
Atenção, concurseiros: um novo concurso AGERH ES (Agência Estadual de Recursos Hídricos) poderá ser finalmente…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…