Olá pessoal, tudo bem? Vamos conversar sobre o estudo de Fazenda Pública em Juízo para PGE SP? Que tal alguns vídeos com explicações?
Vamos lá. Primeiramente, gostaria de me apresentar.
Meu nome é Igor Maciel, sou advogado, mestre em direito e professor de Direito Processual aplicado à Fazenda Pública no Estratégia Carreiras Jurídicas. Hoje vamos falar sobre a disciplina “Fazenda Pública em Juízo” para o concurso da PGE/SP.
Antes, porém, convido-os a seguir minhas redes sociais que deixo a seguir:
SOBRE O CARGO DE PROCURADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
Os advogados públicos são profissionais da área jurídica responsáveis pela defesa do Estado em juízo e fora dele, além das funções de consultoria e assessoramento jurídicos. No Estado de São Paulo, conforme definido n Constituição Estadual e na Lei Estadual 1.270/2015, compete ao Procurador do Estado a representação judicial e extrajudicial da do Estado, incluindo suas Autarquias, à exceção das Universidades.
QUAIS SÃO AS MATÉRIAS MAIS IMPORTANTES NESTE CONCURSO?
Sem dúvidas, o quarteto formado por Direito Constitucional, Tributário, Administrativo e Direito Processual Civil é de domínio fundamental tanto para as provas objetivas quanto subjetivas.
“FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO” É UMA MATÉRIA QUE DEVE SER ESTUDADA?
Em concursos de procuradoria, é extremamente necessário o foco no estudo sobre a atuação da Fazenda Pública em Juízo, pois o examinador tende a avaliar o domínio do candidato sobre a atuação prática que o cargo exige. Assim, tanto em provas objetivas quanto em subjetivas você precisa dominar este tema.
Nos concursos para o cargo de Procurador do Estado de São Paulo de 2009 e de 2012, mais de 10% das questões da primeira fase foram relacionadas à atuação da Fazenda Pública em juízo, considerando que o tema envolve questões de diversas matérias:
Procurador do Estado de São Paulo 2009 – Das 100 questões da prova objetiva, o domínio do conteúdo desenvolvido neste curso possibilitaria ao candidato acertar 10 questões, além de responder outros 8 itens espalhados pelas diversas alternativas da prova. (Mais de 10% da prova envolve esse tipo de matéria);
Procurador do Estado de São Paulo 2012 – Das 90 questões da prova objetiva, o domínio do conteúdo desenvolvido neste curso possibilitaria ao candidato acertar 11 questões, além de responder outros 5 itens espalhados pelas diversas alternativas da prova. (Mais de 12% da prova envolve esse tipo de matéria);
E O QUE EU ESTUDAREI NA DISCIPLINA “FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO”?
Nesta disciplina, o aluno terá contato com a atuação prática do Procurador do Estado de São Paulo em juízo: seus prazos processuais, prerrogativas e demais benefícios. Além disso, o aluno estudará com foco específico na advocacia pública matérias afetas ao dia a dia dos procuradores estaduais: execução fiscal, mandado de segurança, ação popular, execução contra a fazenda pública, prescrição e fazenda pública, bem como ação civil pública, improbidade administrativa, dentre outros.
O aluno irá estudar, então, os principais pontos de direito processual civil que versam sobre a atuação prática dos procuradores do estado.
O ESTRATÉGIA LANÇOU UM CURSO ESPECÍFICO PARA PGE SP QUANTO À DISCIPLINA FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO?
Sim!
Esta a boa notícia. Eu, Igor Maciel, tenho a honra de ministrá-lo.
O curso já está em pleno vapor e você pode conferir a íntegra dos pontos que serão estudados e o respectivo cronograma aqui.
MAS PROFESSOR, DENTRO DAS PRINCIPAIS DISCIPLINAS COBRADAS NO CONCURSO DA PGE SP, QUAIS PONTOS DEVO PRIORIZAR?
Eu diria que a resposta está – novamente – no foco da atuação prática dos advogados públicos. Principalmente em fases práticas, a tendência é a cobrança de matérias afetas ao dia a dia de procuradores, a exemplo de:
• Direito Constitucional – Possibilidade de ingerência do Poder Judiciário na definição de políticas públicas, além do Controle de Constitucionalidade;
• Direito Administrativo – Licitações, Contratos Administrativos, Servidor Público e Responsabilidade civil do Estado;
• Direito Tributário – ICMS e Execução Fiscal;
• Direito Processual Civil – Mandado de Segurança, Execução Fiscal, Aspectos processuais quanto à Improbidade Administrativa, além de eventual recurso da Administração Pública contra decisões liminares.
E HÁ COMO TENTARMOS ACERTAR OS ITENS QUE SERÃO COBRADOS?
Amigos, esta preocupação vocês deixam para nosso time de professores! Por ora, sugiro para vocês o estudo de 3 temas quentes de procuradoria.
Vamos lá?
Confira a explicação completa em um artigo que fiz aqui.
Confira a explicação completa em um artigo que fiz aqui.
Aqui você pode conferir o artigo completo que fiz explicando o tema.
PROFESSOR, COMO DEVO ESTUDAR OS PONTOS ESPECÍFICOS DE PROCURADORIA?
Amigos, pensando nisso o Estratégia Concursos lançou também um curso de discursivas com foco específico na PGE SP. Dentro do pacote completo para o concurso da PGE/SP, lançamos o curso de Peças e Questões Discursivas.
Nele divulgaremos semanalmente 1 peça processual e 6 questões discursivas de todas as matérias do concurso, onde o aluno poderá ter acesso aos principais pontos cobrados em provas de procuradoria.
Lançamos também o mesmo curso com a possibilidade de correção individual de 04 peças e 16 questões discursivas por aluno que poderá ser conferido aqui.
A ideia é que o aluno já chegue extremamente bem preparado para ambas as provas e não sofra com o curto espaço de tempo entre as fases objetiva e discursivas do concurso.
Sugiro para vocês a leitura da nossa Aula 00 de Aspectos de Direito Processual Civil aplicados à Fazenda Pública para a PGE/SP que poderá ser encontrada integral e gratuitamente aqui.
Não esqueça de conferir também (e de tentar responder) nossa Aula 00 do curso de peças e questões discursivas cujas propostas da Aula 00 estão disponíveis gratuitamente aqui.
Enfim, meus amigos, acredito que esse seja o essencial que você precisa conhecer sobre como estudar fazenda pública em juízo para PGE SP.
Conte comigo no que eu puder ajudar.
Grande abraço e vamos em frente!
Igor Maciel
Convido-os, mais uma vez, a seguir minhas redes sociais que deixo a seguir:
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo oferta 15 vagas para…
A Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu, no Pará, publicou o novo edital de…
Inscrições abertas para editais 2, 3 e 4! Foram publicados editais de concurso público para…
O Ministério Público do Piauí definiu a Fundação Carlos Chagas (FCC) como banca oficial para…
O extrato de contrato entre o Ministério Público do Piauí e a empresa organizadora do…
Em despacho publicado na edição desta quinta-feira (19) do Diário Oficial do Rio de Janeiro,…