Petrobrás – Processos Administrativos e Arquivologia

Tudo bom meus caros?

A prova da CESGRANRIO deste domingo para preenchimento de vagas na Petrobrás não trouxe surpresas nas disciplinas que vocês viram comigo, o que significa dizer que o tio não identificou recursos possíveis.

Só lembrando que o tio aqui deu a parte de Administração de Recursos Materiais dentro de Processos Administrativos e Arquivologia, ambas cobradas na prova de Técnico de Administração e Controle Júnior (questões 26 a 30 e questões 46 a 50).

Ah! Mas teve a questão 48!

Sim sim, eu vi o estado da minha caixa de entrada na segunda feira por conta da questão 48 :P.

Aí vão minhas considerações:

A questão é que o princípio da ordem original remete a uma ordem intelectual e não a ordem física dos documentos. A ordem intelectual nos remete justamente ao contexto da produção dos documentos e é isso que queremos preservar ao conservar a ordem dos mesmos. Se a ordem dos documentos não reflete o contexto da produção (ou seja, se a ordem material não correspondente à ordem intelectual), não há motivos para tentar seguir a primeira, abrindo mão da segunda.

É nisso que seu professor acredita, por isto, compartilho do ponto de vista da banca (o que me torna uma pessoa ruim para ajudar vocês na elaboração do recurso :P).

Precisando de alguma coisa, basta escrever para felipepetrachini@estrategiaconcursos.com.br

Abraço!

Felipe Petrachini

Ver comentários

  • Professor e a questão do arquivo Nacional que neste caso só são produzidos e recebidos os arquivos do poder federal.Os arquivos também poderia ser recolhidos por ele (Arquivo Nacional?)
    Eu fiquei na dúvida e marque que seriam recolhidos no Arquivo Permanente do Ministério da Justiça.

    • Tudo bom?

      Os documentos do Poder Executivo Federal são recolhidos ao Arquivo Nacional. Foi a escolha feita pela Lei 8.159/1991. De tal forma, não é apropriado falar sobre arquivos permanentes de órgãos do Poder Executivo Federal, pois o Arquivo Nacional é quem cumpre este papel.

      Até

  • quais questões estão podem ser anulada?
    acho que a questão 22 pode entra com recurso

    Comunicação Ao Empregado - “Aviso De Férias”

    A concessão das férias deverá ser comunicada ao empregado, por escrito, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, mediante “Aviso de Férias” em 2 (duas) vias, mencionando o período aquisitivo a que se referem e os dias em que serão gozadas, dando o empregado ciência (Artigo 135 da CLT).

  • Professor,fui buscar no livro de terminologia arquivística que senhor indicou a definição do tal "princípio do respeito à ordem original e encontrei o seguinte texto na pg.137:

    "Princípio do Respeito à Ordem Original

    Princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo arranjo dado pela entidade coletiva,pessoa ou família que o produziu."

    Creio que esta definição elimina qualquer possibilidade de alteração da ordem dos documentos evidenciando ou não a ordem intelectual citada pelo senhor! Pode me explicar esse motivo?? Realmente não compreendi com a primeira explicação o por que da opção "A" ser considerada inadequada! Obrigado!! :))

Posts recentes

Concurso Capitólio MG: 98 vagas para até R$ 16,1 mil!

Está na praça o mais novo edital de concurso público da Prefeitura de Capitólio -…

5 minutos atrás

Concurso Afrânio PE: inscrições abertas para 74 vagas!

Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Afrânio, município do estado do…

12 minutos atrás

Residência ENARE: saiu edital com 3.830 vagas. Confira!

Foi publicado edital Residência ENARE (Exame Nacional de Residência - Uniprofissional e Multiprofissional) referente ao…

1 hora atrás

Qual é o cronograma do concurso MP PR?

O concurso MP PR (Ministério Público do Estado do Paraná) oferta 86 vagas imediatas para…

2 horas atrás

Diferenças entre controle interno e externo

Principais diferenças entre controle interno e externo da Administração Pública, você sabe quais são? A…

2 horas atrás

Hipóteses de redução de 60% da alíquota na reforma tributária

Hipóteses de redução de 60% da alíquota na reforma tributária

2 horas atrás