No artigo de hoje, PC GO: Atos Administrativos, será apresentado um resumo dos principais pontos que você precisa saber para a prova, conforme análise do Instituto AOCP.
Serão abordados os principais pontos cobrados no concurso da Polícia Civil do Estado de Goiás. O objetivo é gabaritar a prova.
O ato administrativo é toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigações.
Os atos administrativos podem ser considerados espécie do gênero atos jurídicos, por decorrerem de manifestação humana. Assim, é definido, doutrinariamente, como a declaração unilateral do Estado ou de quem lhe faça as vezes (exemplo das concessionárias) regida, predominantemente, pelo DIREITO PÚBLICO.
Podemos citar como principais características dos atos gerais:
Devem prevalecer sobre o ato administrativo individual;
Para que produzam efeitos em relação aos particulares, necessitam de publicação na imprensa oficial;
Podem ser revogados a qualquer momento, respeitados os efeitos já produzidos;
Os administrados não podem impugná-los diretamente perante a própria Administração ou Poder Judiciário.
Nas palavras do professor Hely Lopes Meirelles, “atos vinculados ou regrados são aqueles para os quais a lei estabelece os requisitos e condições de sua realização”, ao passo que “discricionários são os que a Administração pode praticar com liberdade de escolha de seu conteúdo, de seu destinatário, de sua conveniência, de sua oportunidade e de seu modo de realização”.
Ato vinculado: o agente público não possui alternativas ou opções no momento de editar o ato, pois a própria lei já definiu o único comportamento possível. Portanto, caso o agente público desrespeite quaisquer dos requisitos ou elementos previstos pela lei, o ato deverá ser anulado pela Administração ou pelo Poder Judiciário.
Ato discricionário: a lei apenas estabelece e detalha os requisitos da competência, forma e finalidade, deixando ao critério da Administração decidir sobre o motivo e o objeto.
Sendo assim, é válido ressaltar que os requisitos competência, forma e finalidade sempre são vinculados (definidos em lei), independentemente de o ato ser discricionário ou vinculado. Dessa forma, a discricionariedade administrativa nunca será total.
Ato administrativo simples: manifestação de vontade de um único órgão, unipessoal ou colegiado, sendo irrelevante o número de agentes que participarão da edição do ato.
A edição do ato simples depende da vontade de um único órgão e independe de aprovação (ou homologação) posterior.
Assim, pode-se citar a edição de um parecer sob a responsabilidade de uma determinada autoridade administrativa, o despacho de um servidor ou uma decisão proferida por um conselho de contribuintes. Dessa forma, neste caso, apesar de ser composto por vários membros, a decisão é uma só, representando a vontade da maioria.
Ato administrativo complexo: manifestação de vontade de dois ou mais órgãos para que seja editado. Apesar de ser um único ato, é necessário que exista um consenso entre diferentes órgãos para que possa produzir os efeitos desejados.
Ato administrativo composto é aquele em que apenas um órgão manifesta a sua vontade, todavia, para que se torne exequível, é necessário que outro órgão também se manifeste com o objetivo de ratificar, aprovar, autorizar ou homologar o ato.
Dessa forma, lembre-se de que, no ato composto, o seu conteúdo é definido por apenas um órgão, mas, para que o ato produza os seus efeitos, é necessária a manifestação de outro ou de outros órgãos.
Atos internos: geram efeito interno e não precisam de publicação
Atos externos: geram efeito externo e precisam de publicação
Atos de império, de gestão e de expediente
Atos de império (de autoridade): praticados pela no gozo de sua supremacia sobre o administrado. Assim, cria deveres São aqueles independentemente de concordância ou aquiescência.
Atos de gestão: editados sem uso de sua supremacia sobre o administrado, isto é, há uma relação horizontal (igualdade) e assemelhando-se aos atos de Direito privado.
Atos de expediente: atos rotineiros praticados no interior da Administração, sem caráter vinculante e sem forma especial.
São elementos dos atos administrativos:
Competência: atribuição conferida pela lei ao agente administrativo para o desempenho regular de suas atribuições.
Forma: meio pelo qual o ato administrativo é exteriorizado. Deve respeitar a forma exigida para sua prática, a sua materialização.
Finalidade: resultado pretendido pela Administração ao praticar o ato. Deve respeitar o princípio da finalidade em que a Administração Pública deve buscar o interesse público.
Motivo: situação de fato e direito que fundamenta o ato administrativo.
Objeto: efeito jurídico imediato do ato administrativo (resultado prático) no mundo jurídico.
São formas de extinção do ato administrativo:
Concluindo este artigo, pode-se afirmar que foram trazidos temas recorrentes em prova acerca dos atos administrativos.
Assim, foque em saber não só o conceito e as especificidades do tema Atos Administrativos, mas também na resolução massiva do máximo de questões possíveis.
Um abraço e bons estudos!
Felipe Rocha
@ffazro
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