Falaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaaaaa… Bora Boraaaaaaaaa decolaaaaaaaaargh! Nos últimos Passos de Gigante, você percebeu o poder que está em suas mãos… O que essa percepção te trouxe?
Eu estou onde me coloco. Você está onde você se coloca.
São mais de 50 dias juntos… estamos ficando cada vez mais amigos… Eu sou muito grato por todos os feedbacks recebidos, aqui no Estratégia Concursos, no instagram e no facebook @lacerdaf3 e também no youtube “Raphael Lacerda – Educação TOP”. Chegamos a 2000 seguidores no instagram! ;) Sou grato a todos e reafirmo que ainda nem começou…
Já que hoje é o Passo 51, vamos de Boa Ideia (sem acento hein!), mas não é cachaça não… Vamos falar de um remédio muito especial . Ele pode ser tomado a qualquer hora, em qualquer lugar e na companhia de qualquer pessoa. O melhor de tudo: SEM contraindicações.
Hoje eu vou usar e abusar das pesquisas e ao final, vou deixar o link de todas elas, caso vocês queiram se aprofundar.
“Você já esteve numa situação que o deixou louco de raiva, frustrado ou arrasado – e para a qual você consegue olhar hoje em dia, anos depois, e rir do que o incomodou tanto? Todos já ouvimos o velho ditado: “Algum dia você vai olhar para trás e rir disso”. Richard Bandler, um de meus professores e confundador da Programação Neurolinguística, perguntou uma vez: Por que esperar? Por que não rir disso agora?
Tente hoje mesmo. Ria de algo que você achava incrivelmente desgastante. Acha que está dominando um pouquinho melhor a situação?” (ROBBINS, Anthony, pag. 64. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)
No Passo de Gigante 48 eu te falei que o sorriso é contagiante, se você ainda não leu… corre lá… é só clicar no link aqui :)
Você quer eu justifique o texto acima ou vamos deixar para a ciência?
Melhor para ciência não é verdade… ela tem séculos de credibilidade e euzinho (aqui) só tenho quarentinha… kkkkk…
Você já deve ter ouvido falar que “RIR É O MELHOR REMÉDIO”!
E daí? Raphael… E daí?
Simples, muito simples… Eu já disse algumas vezes que conhecimento só se torna poder se colocado em prática, lembra?
Então, eu te pergunto:
“Você já experimentou rir quando algo desagradável acontece?”
Não exagere comigo, ok? Pega leve… Não estou falando de uma tragédia, uma catástrofe ou a perda de um ente próximo…
Estamos tratando de situações bem menos complexas, como errar uma questão ou deixar cair a torrada com a manteiga ou o requeijão virado para o chão… kkkkkk…
Já que minha missão, neste exato momento, é provar dentro da FARMACOLOGIA que RIR é o melhor REMÉDIO.
Vamos antes de mais nada plantar a seguinte sementinha:
RIR é bom e faz bem à saúde. Um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostrou que dar uma boa risada ajuda a reduzir a sensação de dor. Os médicos explicam que, depois do riso, hormônios como endorfina e serotonina são liberados na corrente sanguínea, o que proporciona bem-estar. Link reportagem Bom Dia Brasil.
A endorfina é um analgésico opióide.
“Terminologia – O termo opióide refere-se de uma forma geral a todos os compostos relacionados com o ópio. A palavra ópio deriva de opos, o vocábulo grego para “suco”, sendo o fármaco derivado do suco da papoula. Papaver somniferum, a flor de onde se extrai o ópio.
História – A primeira referência inquestionável ao ópio encontra-se em escritos de Teofrastos, no século III AC. Os médicos árabes eram bem versados no uso do ópio; os comerciantes árabes introduziram o fármaco no Oriente, onde foi empregado principalmente para o controle das disenterias. Durante a Idade Média, muitos usos do ópio já eram valorizados. Em 1680, Sydenham escreveu: “Dentre os remédios que DEUS Todo Poderoso houve por bem dar ao homem para aliviar-lhe os sofrimentos, nenhum é tão universal e tão eficaz quanto o ópio”.
Em 1806, Serturner descreveu o isolamento de uma substância pura no ópio e a denominou morfina, em referência a Morfeu, o deus grego dos sonhos. Pela metade do século XIX, o uso de alcalóides puros no lugar de preparações grosseiras de ópio começou a disseminar-se pelo mundo médico.
Do mesmo modo que os seus notáveis efeitos benéficos, os efeitos colaterais tóxicos e o potencial de vício dos opióides são também conhecidos há séculos. Esses problemas estimularam a busca por analgésicos opióides sintéticos potentes, livres do potencial de vício e de outros efeitos colaterais. Infelizmente, todos os compostos sintéticos introduzidos no uso clínico compartilham dos defeitos dos opióides clássicos”. (BRUNTON, Laurence L. PhD; LAZO, John S. PhD; PARKER, Keith L., pag. 487. GOODMAN & GILMAN, As Bases Farmacológicas da Terapêutica, 11ª édição. Rio de Janeiro: Americana, 2006).
Caracaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Raphael, que linguagem técnica é essa? Cê é louco mano? Hahahahahahah… É que eu aproveite para consultar os livros de medicina da minha esposa… Posso te confessar que incluí apenas os trechos mais relevantes e sem entrar nos detalhes mais acadêmicos.
Vamos para 6 (seis) provas científicas dos benefícios do sorriso. Para os mais céticos, tem link com estudos para cada prova.
1.Aumenta a longevidade e reduz a pressão arterial
Você faz alguma ideia de quantos músculos são movimentados ao rir?
Ao sorrir, movimentamos 12 músculos da face, nas gargalhadas usamos 24 e ao conversar e sorrir ao mesmo tempo 84 músculos são utilizados.
Essa ginástica facil melhora a elasticidade da pele e ajuda a combater as rugas e a flacidez. Usar dindin para colágeno? Que nada! Eu vou é sorrir :)
As pesquisas comprovam que as risadas fazem com que o fluxo de sangue aumente 22% e com isso ocorra uma redução da pressão arterial.
PROVA CIENTÍFICA: Artigo da Universidade de Maryland, Estados Unidos clique aqui.
2. Estreita relações sociais
A conclusão foi dos pesquisadores Erin A. Heerey e Helen M. Crossley. O estudo foi realizado na Inglaterra. Ele concluiu que rir de forma espontânea gera empatia e otimismo em nós mesmos e em quem nos cerca. Tais sentimentos são bons e facilitam as relações de amizade e confiança.
PROVA CIENTÍFICA: Artigo da Universidade de Bangor, Inglaterra, clique aqui.
3. Aumenta o colesterol bom
Existe o colesterol bom (HDL) e o ruim (LDL). Rir contribui para o aumento do HDL no sangue. Os pesquisadores incentivaram um grupo a dar gargalhadas. Resultado: essas pessoas aumentaram em até 26% do colesterol bom.
PROVA CIENTÍFICA: Artigo da Universidade de Loma Linda, Califórnia, Estados Unidos, clique aqui.
4. Exercita o cérebro
Rir é um exercício das galáxias para o cérebro. Essa prática auxilia nosso organismo a desempenhar bem suas funções vitais. Quando sorrimos, estimulamos o nosso cérebro a liberar serotonina e endorfina (substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade).
PROVA CIENTÍFICA: Doutora Triana Portal, psicóloga e psicoterapeuta, da Sociedade Brasileira de Psicologia, ao site www.boavontade.com
5. Altera o estado emocional
Rir aumenta a autoestima e o alto astral. Pode ajudar a reduzir o sofrimento dos internados (Filme: Dr. Patch Adams – separei a cena que eu considero como a melhor do filme para vocês, só clicar aqui) e ainda pode deixar as pessoas mais confiantes.
Viu a cena do filme? Chorou? Sim? Não?
Eu… imaginem… chorei de novo… Já te falei… sou manteiga derretida… e sempre choro… kkkkk…
Meu estado emocional já alterou aqui… hahahahahahaha…
Você acabou de ver, ouvir e sentir que uma risada vem sempre acompanhada de uma sensação das galáxias de bem-estar. Isso toma conta do nosso corpo e da nossa mente.
Águias, rir, rir de verdade… (até mesmo fingir rir, mas finja com vontade hein….) pode ser o melhor remédio para muitos problemas.
Quando eu era uma criança, ficava rindo sozinho na frente do espelho. Quando minha mãe perguntava o que eu estava fazendo, eu respondia que estava treinando o meu sorriso ao realizar os sonhos.
Não sei o porquê, mas parei de fazer isso… Vou voltar a fazer depois de escrever esse artigo. :)
SUPER HIPER ULTRA IMPORTANTE: Se você sofre de depressão, minha recomendação é que você procure um especialista para que um tratamento seja feito. É claro que você pode continuar lendo os Passos de Gigante e não hesite em procurar ajuda de um profissional.
Praticamente todo o texto de hoje foi baseado nessa reportagem, clique aqui.
6. Sorriso falso
Hora de enganar o seu cérebro. É o que diz a Dra. Sarah Pressman, da Universidade do Kansas. Fingir o sorriso pode contribuir para que você fique, efetivamente, mais feliz. Como funciona? Simples, você sente o sorriso e fica feliz. Não é só o fato do seu cérebro se sentir feliz que te faz sorrir. Entendido?
Eu fiz o resumo do que considerei o mais importante depois de 6 horas de pesquisa. É… o Passo de Gigante deu foi trabalho… tomei bronca e aproveitei para treinar a técnica de sorrir, kkkkkk…
Resultado: Não melhorou muito a situação dela, mas meu estado emocional, pelo menos, permaneceu feliz e não fui contaminado com negatividade. :)
CHECK LIST ANTES DA DECOLAGEM PARA O SORRISO DAS GALÁXIAS
Quando você se encontra tomado por aquilo que parece ser um problema horrível, faça estas perguntas a si mesmo:
Realmente vale a pena ficar chateado com isso?
Vale a pena perturbar os outros?
Isso é tão importante assim?
Isso é tão ruim assim?
A situação é irreparável?
Será que isso é realmente problema meu?
Outras fontes utilizadas no texto de hoje.
Fonte 3 (RECOMENDO que você leiam essa terceira fonte na íntegra. Quando? No seu maior intervalo de estudo, combinado?)
E aê Águias, você estão preparados para tomar esse remédio SEM CONTRAINDICAÇÕES?
AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!
Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!
QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)
NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)
QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM…
Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP
Facebook: LACERDAF3
Instagram: LACERDAF3
Twitter: @Lacerda300
Um domingo de estudos extraordinários e que você possa sorrir cada vez mais. Que seus sonhos se tornem realidade… acreditem… é possível… Aos astros e além!
Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…
O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…
O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…