Categorias: Concursos Públicos

Qual o papel da polícia na proteção ambiental?

Qual a importância da Floresta Amazônica para o mundo? O quanto ela contribui para a vida humana? Até que ponto as queimadas podem prejudicar? E quem tem o dever de protegê-la? Onde entra o papel da Polícia na proteção ambiental?

A Floresta Amazônica além de ser a maior do mundo em extensão é uma região predominante em variedade de animais e também de especies de plantas. Estudos apontam que conhecemos apenas 15% de toda biodiversidade do local.

O Rio Amazonas por exemplo, é responsável por colocar 20% da água doce que chega nos oceanos no mundo todo. Para que isso aconteça é necessário a presença de cobertura florestal em bacias hidrográficas que promovem a regularização do regime de rios e a melhora na qualidade da água.

Já a nível econômico ela contribui para: diversidade de recursos vegetais, minerais, animais; agropecuária; hidrelétrica, entre outros. Podemos comparar a Floresta Amazônica com um grande reator, que funciona para equilibrar da estabilidade ambiental do planeta.

O avanço recente das queimadas na Amazônia atraíram a atenção do mundo inteiro, e protestos contra as chamas têm ganhado força nas mais diversas mídias. Segundo dados, houveram 31.375 focos de incêndio registrados em agosto nos nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) – mais de três vezes o número de julho (8.876).

É importante lembrar que com as queimadas das árvores, é liberado em torno de 200 milhões de toneladas de carbono por ano, aumentando sua concentração na atmosfera, e assim, contribuindo para o efeito estufa.

E onde entra a Polícia na defesa ambiental? O papel da polícia é proporcionar proteção e preservação ecológica através de ações de fiscalização e controle nas áreas de mineração, poluição, queimadas, caça e pesca ilegais. Além de operar em programas na área de educação ambiental.

Os Policiais trabalham de forma integrada com o IBAMA, Secretarias Estaduais de Meio Ambiente, Universidades, ONGs e outras instituições que trabalham efetivamente de forma a fiscalizar e preservar.

Esse trabalho é primordial para que possamos cultivar o que é popularmente conhecido como o pulmão do mundo.

E para discutirmos a fundo todas as funções exercidas pela polícia na proteção ambiental, o Estratégia Concursos realizará nesta segunda-feira um evento ao vivo focado no assunto.

A transmissão ao vivo terá início às 21h e para não perder nenhum segundo basta clicar no banner abaixo e se inscrever de forma totalmente gratuita:

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Paulo Bilynskyj

Ver comentários

  • Pulmão do mundo? Essa metáfora é equivocada amigos. A maior parte do oxigênio produzido vem dos oceanos.

    É apenas uma dica para acrescentar ao curso estratégia que tanto respeito e admiro.

Posts recentes

Resumo da semana: concursos abertos e previstos de 2024!

No Resumo da Semana você encontra diversas informações sobre concursos públicos previstos e editais publicados!…

3 horas atrás

Concurso INSA: são 19 vagas + CR; até R$ 14,2 mil!

O edital do concurso do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) foi publicado com oferta de 19…

4 horas atrás

Concurso PC AL: novo edital em pauta! Confira!

Está em pauta a realização de um novo concurso PC AL (Polícia Civil de Alagoas)…

4 horas atrás

Concurso PC ES: 1.000 vagas para Oficial Investigador!

Autorização de novo edital iminente! O próximo concurso PC ES (Polícia Civil do Espírito Santo)…

5 horas atrás

PC ES: autorização para Oficial Investigador iminente!

Salário inicial de R$ 7,8 mil! Atenção, corujas: a autorização para realização de um novo…

5 horas atrás

Concurso TCE AC: comissão formada; vem aí novo certame!

Está oficialmente formada a comissão que comporá o novo certame para o concurso público do…

5 horas atrás